Se você pensa que monitoramento de redes sociais é apenas olhar para marcas, repense os seus conceitos.


A primeira geração de ferramentas de monitoramento de redes sociais possui uma série de relatórios pré-configurados, de análise de sentimento a tópicos mais mencionados. Ano passado, mudamos o conceito de monitoramento  ao lançar o Buzzmonitor e com ele uma maneira mais flexível para criar uma variedade de reports com base nos atributos mais compartilhados nas redes sociais. Por exemplo, você consegue listar jornalistas que publicaram um tweet sobre Pepsi ou Coca-Cola e vivem em Londres. Ou, você consegue isolar os tópicos mais frequentes que estão sendo falados pelos geeks num determinado dia. Quais são os lugares que as mães e os pais fazem check-in com mais frequência. Tudo simples e fácil.

Mas tudo isso já soa muito ano passado para a gente. Continuamos trabalhando em nossos laboratórios (entre eles alguns aviões e cafés 24h) e uma nova ideia simples, mas com resultados interessantes, surgiu. Veja só: nos últimos 5 anos ou mais você alimentou seu software de monitoramento com termos relacionados a produtos e marcas, e ele trouxe posts sobre sua marca. Então daí você produziu relatórios mostrando o que as pessoas tinham falado. Pensamos: e se pudéssemos mudar o foco, ao invés de o quê está sendo falado da sua marca, perguntassémos quem são as pessoas que estão falando?

Buzzmonitor Painel do Consumidor é nossa resposta para esta questão. Para começar, iniciamos como qualquer outra ferramenta de monitoramento de redes sociais: escolhemos alguns termos alinhados com os objetivos do nosso cliente. Vamos dizer que estamos interessados em fãs da série “House of Cards”. Criamos um novo projeto de monitoramento usando “House of Cards” como nosso termo inicial. Neste momento o Buzzmonitor irá buscar através da API do Twitter algumas milhares de pessoas mencionando a série.

Agora vem a parte mais importante: separamos a lista de usuários únicos do Twitter deste projeto e numa conta de Buzzmonitor passamos a recolher toda a timeline de cada um dos fãs de “House of Cards”. Pare um momento aqui para refletir sobre o que acabamos de falar.

A timeline de uma pessoa contém vários pequenos conteúdos sobre sua vida. Minha timeline por exemplo, no momento que escrevo estas linhas, está assim:

 

 

 

Agora você sabe um pouco sobre mim: eu andei viajando para Portugal e Miami, assisti à nova temporada de Mad Men e fiz compras na IKEA.

Ao monitorar milhares de timelines e agregar estes dados em uma conta Buzzmonitor Panel, podemos mais facilmente compreender os hábitos dos nossos consumidores. Para resumir, criamos uma perspectiva consumer-centered para nossos dados sociais.

No primeiro piloto criamos 15 reports do Buzzmonitor Panel para um dos nossos clientes (ver figura 1).

Filtramos os consumidores por sexo e localização, pelo aplicativo que eles usam para tuitar (se é um laptop, um iPhone ou um Android) e aonde estes consumidores fazem check-in (relatório Top Places). Buscando o campo bio do Twitter para mães e pais pudemos filtrar pessoas que são pais (relatório Family) e analogamente as profissões mais comuns (relatório Occupation).

E, finalmente, os dados do comportamento do consumidor: programas de TV que estão assistindo, bandas favoritas, esportes que mencionam, produtos e marcas. Além disso, é possível fazer referências cruzadas de qualquer um destes atributos, como podemos observar no relatório Sports Men, onde cruzamos sexo (homens) com os esportes mais praticados. Fizemos o mesmo para o relatório Sport Women.

Figure 1 – 15 reports around consumer timelines.

Chamamos este novo formato de Buzzmonitor Consumer Panel (Buzzmonitor Painel do Consumidor). Imaginamos que cada cliente poderá ter seu próprio painel de comportamento do consumidor, com toda a consumer-journey de seus públicos prioritários. Isso graças à flexibilidade proporcionada pelo Buzzmonitor para obter centenas de combinações de qualquer variável de consumo compartilhada nas mídias sociais.

Se você quiser acessar esta conta do Buzzmonitor Panel e saber como funciona, entre em contato conosco: negocios@buzzmonitor.com.br

 

By Jairson Vitorino, PhD
CTO @Elife 
@jvitorino

Se você pensa que monitoramento de redes sociais é apenas olhar para marcas, repense os seus conceitos.
Rolar para o topo