Repercussão da Black Friday no Facebook nas últimas semanas

27 de novembro, foi comemorada a Black Friday. Num ano em que a pandemia limitou a saída das pessoas de casa, o e-commerce está aproveitando a Black Friday para aumentar a adesão às compras pela internet.

Com a ajuda do Buzzmonitor investigamos quais são os produtos mais queridinhos e quais marcas mais engajaram durante os dias 20 a 27 de novembro no Facebook.

Produtos mais mencionados pelos usuários do Facebook

Neste ano, a Sony lançou seu novo videogame, o PS5, que repercutiu nas redes sociais e foi o produto mais comentado da Black Friday pelos consumidores (foram 1.345 posts). Em seguida os aparelhos celulares foram os mais mencionados (964 posts). Seguindo temos os eletrodomésticos: Geladeira (776 posts) e Fogão (597 posts).

Um fato bem curioso é que o quinto produto mais mencionado pelos consumidores foi o Açaí (562 posts), que não tem relação com os 4 produtos anteriores mais citados (tecnologia e eletrodomésticos).

Analisamos também o sentimento desses consumidores: 45,7% do buzz foi considerado neutro, 30,2% negativo e 24,2% positivo. 

Marcas que mais publicaram

As marcas estão bem ativas com publicações em todo o Black Friday. Entre as 20 marcas que mais publicaram no Black Friday em 2020 estão: Americanas, Casas Bahia, Magazine Luiza e Ponto Frio, respectivamente com 68,53, 46 e 43 publicações. 

Das marcas que mais publicaram, três delas, que estão no top 20, também foram as que mais tiveram mais reações do Facebook em suas publicações. 

Casas Bahia 

275.416 20.310 9.420 1.085 1.114  50.487 

Magazine Luiza

229.528 14.816 2.704 501 240 741

Pontofrio

188.543 17.485 23.700 285 240 102

 

Marcas que mais receberam comentários dos consumidores

As 5 marcas que mais receberam comentários no Facebook foram: 

  1. Magazine Luiza;
  2. Casas Bahia;
  3. Americanas;
  4. Netshoes;
  5. Riachuelo.

Assuntos mais citados nesta black friday 

A Casas Bahia foi assunto mais citado durante o período analisado, foram 1304 menções ao termo. Os e-commerce Magazine Luiza, MercadoLivre, NetshoesWalmart apareceram nos assuntos mais citados também. 

Post mais amado

O post mais amado foi da Casas Bahia, sobre o Bahianinho dizendo que “podem chamá-lo de CB”. Juntando todas as reações, foram mais de 45 mil interações neste único post.

E você, comprou algum dos produtos mais mencionados da Black Friday?

Repercussão da Black Friday no Facebook nas últimas semanas
Rolar para o topo