Como alinhar estratégias de conteúdo com o inbound marketing para potencializar os resultados

A execução de campanhas de marketing na internet precisa de abordagens completas. A reunião de estratégias de conteúdo e inbound marketing é um exemplo de como fazer isso.

Apesar de não serem conceitos iguais, eles se complementam por conta de adotarem a intenção de atrair leads de maneiras inovadoras e relevantes.

A popularização da internet tornou alguns dos formatos de publicidade obsoletos. Hoje em dia, é mais interessante engajar o público com sutileza do que com estratégias invasivas, como janelas pop-up, por exemplo, e é nesse contexto que tais estratégias se destacam.

Desse modo, combinar técnicas de marketing de conteúdo e inbound marketing serve para maximizar resultados e visibilidade.

Leia o texto a seguir e descubra como essa combinação vai melhorar as estratégias de Marketing Digital da sua empresa.

 

Conheça o marketing de conteúdo

A produção de conteúdo é um dos fatores que mais determina o engajamento de cada visitante de sites e páginas na web.

Por esse motivo as empresas devem usar essa modalidade de marketing para trazer informações especializadas ao público.

Essa é uma forma extremamente bem sucedida de manter a base de clientes a par da atuação da marca e informados, de modo que vejam na empresa uma autoridade no tema – trazendo mais confiabilidade. Para tanto, podem ser usados formatos como:

  • E-books;
  • Posts em blog;
  • Webinars;
  • Redes sociais;
  • E-mail marketing.

No entanto, o marketing de conteúdo também pode ser aplicado em conjunto com outras estratégias, como anunciar no Google Ads, visando destacar ainda mais a página em buscas e sites.

Prossiga a leitura para saber detalhes sobre os formatos associados ao marketing de conteúdo.

 

1. Posts em blog

Passou o tempo em que blogs eram populares somente para fins de entretenimento. Na atualidade, trata-se de um formato muito recorrente no marketing digital.

O objetivo central é conquistar visibilidade e acessos por meio dos motores de busca.

No geral, o conteúdo é focado em trazer dados relevantes sobre produtos ou serviços, tirar dúvidas do público e mostrar os benefícios que a marca oferece.

A especificidade das postagens depende do estágio em que os leads se encontram no funil de vendas. Quanto mais progresso, mais específico os posts devem ser.

 

2. E-books

Os e-books costumam ser disponibilizados para download em troca de informações de contato dos leads.

Por isso, é uma forma pertinente para coletar dados dos visitantes e, a partir deles, elaborar estratégias mais sofisticadas de abordagem.

O e-book é, em essência, um livro virtual. Então, ele permite que assuntos sejam desenvolvidos com maior profundidade.

É recomendado atrair visitantes com campanhas de Instagram Ads e, na sequência, divulgar e-books para quem entra no site.

A longo prazo, a empresa vai passar a ser reconhecida como referência no segmento de atuação por conta da qualidade do conteúdo oferecido.

 

3. Webinars

O marketing de conteúdo não deve se limitar a conteúdos escritos. O vídeo também pode ser muito bem aproveitado.

Nesse contexto os webinars se destacam, por serem mais específicos e aprofundados. Basicamente, podem ser aulas, palestras ou entrevistas transmitidas ao vivo.

Isso ocorre porque o componente visual traz mais proximidade para o relacionamento entre marca e consumidor, traz identificação e facilita a passagem de informação.

A evolução dos equipamentos de vídeo permite fazer uma transmissão de qualidade sem necessariamente dispor de equipamentos profissionais.

O importante é se comunicar com clareza e ter boa iluminação. Assim, a audiência vai poder aproveitar o conteúdo de forma adequada.

 

4. Redes sociais

Não basta produzir o conteúdo e esperar que as pessoas cheguem até ele. É preciso divulgá-lo e compartilhá-lo.

Nesse sentido, as redes sociais são as ferramentas mais importantes. Desde como funciona o Facebook Ads até as possibilidades de interação, elas são plataformas imbatíveis e possibilitam que a marca se estabeleça no cotidiano do público.

Para isso, mantenha perfis atualizados nas redes mais convenientes para o seu ramo de atuação. 

Lembre-se que algumas considerações precisam ser feitas, afinal, há plataformas que são usadas por pessoas mais jovens e mais velhas. Assim, é preciso ficar atento a essas particularidades para conseguir alcançar o público-alvo esperado.

O tom de voz usado no perfil da marca também é um elemento crucial, assim como a qualidade e a frequência das interações com a base de seguidores.

 

5. E-mail marketing

Realizar o envio automatizado de ofertas e conteúdos exclusivos por e-mail se trata de outra estratégia de marketing de conteúdo importante.

Tudo começa com a geração de leads. Os contatos que serão abordados por e-mail são reunidos a partir de landing pages localizadas no site da empresa.

Posteriormente, a estratégia deve ser consolidada com o envio automatizado e personalizado de conteúdos exclusivos.

O tipo de conteúdo e o momento do envio depende do perfil dos leads. Ou seja, um nível superior de especialização que garante a conversão na hora certa.

Antes, o marketing por e-mail era extremamente indesejado pelas pessoas, por causa da alta quantidade de spam. Hoje em dia, esse formato é aproveitado de uma maneira muito mais interessante e rentável.

 

Conheça o inbound marketing

Também conhecido como marketing de atração, o termo engloba as táticas que empresas devem empregar para despertar o interesse do público por meio da mensagem transmitida.

Assim, as estratégias de marketing de conteúdo abordadas nos tópicos acima se encaixam no conceito. Mas há mais elementos a serem detalhados.

O inbound marketing é notável pelo dinamismo que traz às relações profissionais pela internet. No lugar da unilateralidade dos anúncios, há a interação em tempo real.

Continue lendo para entender como fazer um inbound marketing qualificado.

 

1. Defina a persona

O primeiro passo para veicular conteúdo personalizado é saber quem exatamente você deseja alcançar.

O marketing digital traz uma inovação importante nesse sentido. Para além do público-alvo, que é um conceito mais generalista, apresentamos a persona.

Na prática, essa é uma definição fictícia do consumidor ideal da marca, definida a partir das informações da base de clientes.

A diferença da ideia de persona para o público-alvo tradicional é o uso de informações abstratas, como sonhos, hobbies e ambições do cliente.

Confira um exemplo de persona: Amanda tem 25 anos e é jornalista se especializando na área de tecnologia. Ela procura formas de melhorar a comunicação digital do jornal em que trabalha.

Assim, ao saber tais informações do usuário, é possível traçar conteúdos e campanhas mais direcionadas e com maior potencial de conversão.

 

2. Produza conteúdo original

Conseguir sucesso com marketing de conteúdo não é possível usando atalhos. Ou seja, o conteúdo tem de ser inteiramente original e relevante.

Isso porque os algoritmos dos motores de busca têm ferramentas para identificar cópias e plágios.

Uma vez identificada a cópia, o post perde posições nos resultados de busca. Como consequência, a empresa perde visibilidade e credibilidade, podendo até ser penalizada.

Desse modo, produzir conteúdo autoral traz boa reputação e notoriedade à marca. Trata-se de um investimento fundamental para construir um nome de respeito no mercado.

 

3. Seja versátil

Uma das características principais da internet é a forte presença de formatos variados, aspecto que deve ser integrado ao planejamento de inbound marketing.

Não se limite a materiais textuais. Aproveite os formatos visuais, como infográficos e banners, além de produtos audiovisuais, como vídeos.

Por vezes eles passam a mensagem pretendida de forma mais ágil e eficaz do que um texto.

A navegação pela web é baseada na velocidade. Nem todo visitante tem tempo e paciência para ler uma postagem extensa.

Na época em que todos precisam fazer várias tarefas ao mesmo tempo, investir em vídeos e podcasts se revela uma estratégia perfeita para manter o público interessado e informado.

 

4. Siga as regras de SEO

É necessário destacar que a qualidade do conteúdo não é o único aspecto analisado para conseguir visibilidade nos mecanismos de busca.

O Google, Bing e outras plataformas semelhantes usam as regras de SEO para definir com exatidão quais são os links mais relevantes.

SEO é sigla para Search Engine Optimization, ou otimização para motor de busca, e envolve elementos como:

  • Uso de palavras-chaves;
  • Redação de meta descrição;
  • Hierarquização do texto;
  • Experiência do usuário.

As palavras-chaves são os termos mais pesquisados por determinadas parcelas do público. Elas devem ser usadas com equilíbrio para que o conteúdo seja encontrado pelo perfil de cliente em potencial visado pela empresa.

Já a meta descrição é o pequeno texto que fica logo abaixo do título da página nos resultados de busca.

Ela é usada para fornecer um resumo das informações que serão encontradas no post e é fundamental para que o Google faça a indexação de forma correta.

O marketing de conteúdo possui algumas regras de redação. Uma delas é o uso de títulos, subtítulos e listas. Esses são elementos usados para organizar as informações do texto e facilitar a leitura.

A experiência do usuário envolve os elementos abordados previamente e outras características do site, como tempo de carregamento e webdesign.

 

Saiba por que combiná-los

No processo de converter leads típico do inbound marketing, o marketing de conteúdo atua como instrumento e plataforma.

É a partir da publicação de conteúdos especializados que a empresa passa a mensagem para o público e se faz visível em sites e redes sociais.

Para que tais ações sejam mais efetivas, no entanto, é necessário desenvolver o cronograma de publicações, com cada pauta e data de postagem.

Os formatos que são usados para repercutir o conteúdo pelas redes sociais também devem ser discutidos previamente. Um post de blog pode ser compartilhado com infográficos no Instagram, por exemplo.

Já o inbound marketing é um processo contínuo que depende da recepção do público para ser mensurado.

Uni-lo ao marketing de conteúdo potencializa resultados e garante que a marca ganhe credibilidade na web. Ou seja, mais conversões chegando!

 

Conclusão

O material que você acaba de ler traz os pontos principais do inbound marketing e do marketing de conteúdo.

Por fim, é preciso sempre salientar a importância da combinação dos dois conceitos. Assim, as empresas têm mais ferramentas para se destacar na internet.

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