Dia de Doar: o que foi mais falado sobre esse dia de generosidade

01 de dezembro foi comemorado o Dia de Doar. Considerado o dia mais generoso do ano, essa data incentiva o país todo a promover gestos de solidariedade, seja recebendo ou entregando doações. 

O site Dia de Doar conta com manuais, guias, bancos de ideias, vídeos e posts para todos realizarem suas doações. O compartilhamento de causas tem se tornado bastante popular nas redes sociais.

Para entender como está repercutindo o Dia de Doar nas redes sociais, monitoramos os termos “doar”, “doação” e “#diadedoar” de 20 de novembro até 01 de dezembro.

Foram 83 publicações durante os dias selecionados, e o dia 30 de novembro foi o pico com 22% das publicações.

Palavras de boa ação estão nos assuntos mais citados

 

21% das publicações contém a palavra generosidade e em seguida as palavras sustentabilidade, solidariedade, gentileza, diversidade e cidadania estão presentes em 16% das publicações.

Quais foram os símbolos do dia de doar 

Os emojis mais utilizados foram os corações azul (22%) e amarelo (17%), seguidos do emoji de brilho com 17%. Temos também o emoji que sinaliza um abraço, presente em 13% das publicações e o coração verde, em 9%.

Na maioria das publicações, os corações azul, amarelo e verde significam as cores do Brasil, onde se encontram as ONGs de doações. 

Hashtags mais utilizadas

As hashtags servem para indexar um assunto nas redes sociais. Quando postamos algum assunto com uma hashtag ele é unido a outros posts com a mesma hashtag ou relacionados. No dia de doar, a hashtag mais usada foi #diadedoar presente em 51% das publicações.

Em seguida as hashtags #doação (11%) e #doar (7%).

Assim como a Black Friday tem sua #blackfriday e a Cyber Monday também (#cybermonday) o Dia de Doar tem a #givingtuesday que é a terça-feira após o Dia de Ação de Graças. 

A #givingtuesday apareceu entre as mais utilizadas, presente em 7% das publicações.

Posts mais engajados

As três publicações mais engajadas foram da página Projeto Arrastão que é uma organização sem fins lucrativos que acolhe e dá suporte às famílias da região do Campo Limpo que vivem em condições de pobreza. 

 

E você, fez alguma doação no dia de doar?

 

 

Dia de Doar: o que foi mais falado sobre esse dia de generosidade
Rolar para o topo