O mercado de estética está em expansão no Brasil e as clínicas especializadas em depilação a laser estão em alta neste ano de 2022. Segundo a Associação Brasileira de Franchising, as redes de franquias cresceram 8,8% em faturamento no 1º trimestre de 2022, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Para entender a percepção dos usuários e como as marcas do setor atuam nas redes sociais, analisamos a performance do Instagram das cinco maiores franquias de depilação a laser do Brasil entre os dias 26/08 e 25/09.
Durante este período de 30 dias, analisamos a Espaço Laser (760 unidades), Não+Pelo (200 unidades), Laser Fast (175 unidades), Via Laser (168 unidades) e Mais Laser (132 unidades).
Neste estudo, que foi realizado com o módulo de Analytics Pro da Buzzmonitor, você vai ver métricas de crescimento de seguidores, números de posts, engajamento, top posts e muito mais. Continue lendo!
Via Laser
No período de 30 dias analisados, a Via Laser conquistou 1.424 novos seguidores, chegando ao máximo de 160.438 seguidores. Como podemos ver no gráfico abaixo, o crescimento da marca aconteceu de forma gradual e constante, sem grandes picos.
Nesse período, a marca fez 20 publicações orgânicas no Instagram, sendo 9 do tipo vídeo e 11 do tipo foto.
O engajamento médio da marca entre 26/08 e 25/09 foi de 0,33 – o que representou um crescimento de 13,93% se comparado com os 30 dias anteriores.
O pico de engajamento, como podemos ver no gráfico abaixo, aconteceu nos dias 06/09 e 07/09, quando foi publicado o vídeo que teve o maior engajamento.
Os posts com mais interação neste período falavam sobre depilação na área da virilha e uma parceria com o Miss Grand Paraná. As demais publicações abordaram a tecnologia de laser usada na empresa, memes, informações e curiosidades sobre o procedimento.
Confira o top 3 de conteúdos com mais interações da marca:
Apesar de 2 vídeos aparecerem no top 3, de forma geral foram as fotos que performaram melhor no perfil da marca. Ampliando a visão para o top 10, aparecem 7 fotos e apenas 3 vídeos.
Além disso, o post que teve mais interação no perfil da marca (top 1), apesar de ser um vídeo em seu formato, na verdade se trata de uma imagem estática. Essa é uma estratégia que muitas empresas têm utilizado em busca de mais engajamento desde que o Instagram anunciou um foco maior nos vídeos.
Espaço Laser
A Espaço Laser é a marca com mais seguidores no Instagram, acumulando 574.152 seguidores. Entre os dias 26/08 e 25/09, ela conquistou 9.360 novos seguidores.
Durante este período estudado, a marca fez 24 publicações orgânicas na rede social, sendo 23 do tipo foto e apenas um vídeo.
A grande maioria desses posts traziam fotos de mulheres e homens com frases ou depoimentos sobre como o procedimento é bom e faz bem. Outros temas abordados são memes, brincadeiras e promoções.
Confira o top 3 de posts com mais interações no período entre 26/08 e 25/09:
Assim, a marca conquistou um engajamento médio de 0,34, o que representou uma queda de 45,28% se comparado com o período de 30 dias anteriores. Os picos de engajamento, como vistos no gráfico abaixo, aconteceram nos dias 27/08 e 19/09.
No dia 27 de agosto foi publicado o conteúdo que conquistou mais interações no período. Já no dia 19 de setembro, o alto engajamento aconteceu devido à grande quantidade de posts realizados pela marca neste dia.
Foram feitas 4 publicações, sendo duas delas em parceria com as influenciadoras Elba Viana e Emanuela Schuster.
Não+Pelo
Entre 26/08 e 25/09, a marca espanhola Não+Pelo foi a que mais conquistou seguidores no Instagram, com 29.460 seguidores, atingindo o máximo de 231.728 seguidores.
Neste período de 30 dias a marca fez 31 publicações orgânicos, sendo 22 do tipo vídeo e 9 do tipo foto.
Os conteúdos que tiveram mais interações foram vídeos com memes, sobre a inauguração de uma nova unidade na Paraíba e em uma unidade na Espanha, país de origem da empresa. Outros conteúdos que performaram bem foram trends e vídeos com a equipe da Não+Pelo.
Confira o top 3 de posts com mais interações neste período estudado:
Entre 26/08 e 25/09, a marca teve um engajamento médio de 0,1. Esse número representa 22,18% a menos do que no período de 30 dias anteriores, como podemos ver no gráfico abaixo:
Mais Laser
A Mais Laser foi a marca que conquistou menos seguidores no período estudado, mas foi também a que teve o maior engajamento.
Entre 26/08 e 25/09, a marca ganhou 914 seguidores a tingiu o máximo de 15.463 seguidores. Houve um pico no ganho de seguidores no dia 27/08, como podemos ver no gráfico abaixo. Esse alto ganho de seguidores aconteceu no dia da campanha “Mais Laser Day”.
Neste mesmo período estudado, a marca realizou 48 publicações orgânicas, sendo 29 do tipo foto e 19 do tipo vídeo.
Os conteúdos que tiveram a melhor performance no Instagram foram vídeos com informações trazidas pela equipe da Mais Laser, falando sobre laser e tatuagem, sobre a tecnologia usada pela empresa e sobre aos cuidados necessários para quem faz o tratamento.
Outras publicações abordam o Mais Laser Day, fotos e vídeos em praias e um evento de futevôlei no Rio de Janeiro.
Confira o top 3 de conteúdos que tiveram mais interações no período estudado:
O engajamento médio na marca no período foi 3,34 e representou um crescimento de 37,07% se comparado com os 30 dias anteriores.
Apesar de 60% dos conteúdos da marca serem fotos estáticas, o maior engajamento veio dos vídeos, como podemos ver no gráfico abaixo.
Laser Fast
A Laser Fast é a marca que acumula mais seguidores no Instagram, com 704.488 seguidores. Entre 26/08 e 25/09, a marca conquistou 6.442 novos seguidores. O crescimento foi contínuo e constante, como podemos ver no gráfico abaixo.
Neste período estudado foram realizadas 36 publicações orgânicas, sendo 28 do tipo foto e 8 do tipo vídeo.
Apesar de a maioria dos conteúdos da marca serem fotos, foram os vídeos que performaram melhor – 4 dos 5 posts com mais interações foram vídeos.
Esses conteúdos em reels situações do cotidiano da empresa utilizando áudios em alta no Instagram, e vídeos da comemoração de 4 anos da empresa.
Confira os 3 posts com mais engajamento no período:
O engajamento médio da marca neste período foi de 0,19 – o que representou 15,24% a menos do que nos 30 dias anteriores.
O pico de engajamento visto no gráfico abaixo aconteceu no dia da comemoração dos 4 anos da loja e, sobretudo, devido a uma publicação em parceria com a influenciadora Julia Norremose.
Analytics Pro Buzzmonitor
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