Marketing de influência e presença no metaverso: estratégias de conteúdo da Renner, Riachuelo e C&A para as campanhas primavera-verão

Ano a ano o marketing de influência só cresce em importância e faturamento. Segundo o Business Insider, até o final de 2022 esse mercado deve movimentar em torno de U$15 bilhões. Não é à toa que vários segmentos estão utilizando de parcerias de conteúdo para aumentar sua relevância nas redes sociais através dele. 

Por aqui, grandes nomes do varejo de moda estão apostando nos influenciadores para as suas campanhas e para entender o desempenho no Instagram dos três maiores faturamentos do varejo de moda em 2022 a Buzzmonitor conduziu um estudo. Utilizando o módulo Buzzmonitor Analytics, foram mapeadas as métricas e estratégias de marketing de influência da Renner, Riachuelo e C&A.

 

Confira abaixo o desempenho das marcas no período de 22/08 a 21/09:

 

Renner teve o maior crescimento de seguidores no Instagram

No período analisado (22/08 a 21/09), a Renner foi a fast fashion que mais cresceu sua base de seguidores. Tanto em números absolutos quanto em percentuais. A marca ganhou 37.028 novos seguidores no período, atingindo um total de 8.202.012 followers (aumento de 0,45% em sua base). No mesmo período, C&A cresceu em 0,24% a sua base e a Riachuelo 0,09%

 

Métricas Renner

 

MARCASEGUIDORESCRESCIMENTO NCRESCIMENTO %
Renner8.202.01237.0280,45%
Riachuelo8.160.4477.6660,09%
C&A6.698.41016.2850,24%

 

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Os conteúdos em vídeo e parceria de influenciadores foram destaque no perfil da Renner

Para entender quais foram os conteúdos que tiveram a melhor performance, analisamos o top 10 de posts com mais interações entre 22/08 a 21/09. Para Renner, 09 deles foram em formato de vídeo, formato que tem ajudado marcar a se conectarem com seu público. 

A temática que prevaleceu nos conteúdos foi o lançamento da coleção de primavera-verão, cujo desfile aconteceu em 24/08. Para isso, a marca trouxe trechos da passarela, fashion films mostrando as peças da coleção e também looks primavera-verão com influenciadores. 

No período, a Renner mixou sua estratégia de marketing de influência com parcerias entre microinfluencers (10 a 100 mil seguidores) e macroinfluencers (100 mil a 1 milhão), fazendo conteúdos com Sthe Geponi (35.8 mil seguidores), Aninha (587 mil seguidores), Paulo André (9.9 milhões de seguidores) e Maju de Araujo (635 mil seguidores). Dentre eles, quem melhor performou foi a microinfluencer Sthe Gephoni, com 35.8k seguidores no Instagram. Na postagem, a influencer montou um look com peças da nova coleção. 

De olho nas tendências do digital,a fast fashion também utilizou avatares do metaverso para mostrar as novidades da primavera verão. No dia 25/08 a Renner publicou um post da Rennata (persona digital da Renner) com Satiko (36.7 mil seguidores – avatar de Sabrina Sato – e I am Pink (99.3 mil seguidores) – avatar de Bianca. Houve ainda um fashion film com Camila Queiroz (19.7 milhões de seguidores), mas sem citar a atriz no post. Houve apenas uma marcação do perfil dela no vídeo.

 

Top 1 Renner – Passarela Primavera – Verão

 

Top 2  Renner – Sthe Geponi

Top 3 Renner – Fashion Film (Camila Queiroz)

Top 4 Renner – Pague Digital

Top 5  Renner- Aninha PT

Top 6 Renner –  Paulo André

Top 7 Renner –  Fashion film

Top 8 Renner – Maju de Araujo

Top 9  Renner- Fashion film

 

Top 10  Renner – Avatares (I am Pink, Rennata e Satiko)

 

Acompanhe sua performance também

 

Riachuelo alcançou a maior média de engajamento e C&A o maior crescimento

 

De 22/08 a 21/09, Riachuelo foi a marca que conseguiu maior engajamento em sua página, com uma média de 0,56%. Nesse período, o perfil da Riachuelo fez um total de 56 publicações, sendo 40 em formato de vídeo e 16 de foto.

 

Métricas Riachuelo

 

quando falamos em crescimento de engajamento a C&A foi destaque no período e teve um aumento de 55,56% em relação ao período anterior. De 22/08 a 21/09, a fast fashion fez mais que o dobro de publicações da Renner: um total de 134 (69 em foto em 65 em vídeo).

Métricas C&A

 

MARCAMÉDIA ENGAJAMENTOCRESCIMENTO ENGAJAMENTOPICO ENGAJAMENTO
Riachuelo0,56-0,25%7,71
Renner0,5521,93%5
C&A0,4455,56%2,19

 

A C&A apostou na cobertura do Rock in Rio junto aos influenciadores

Uma das marcas patrocinadoras do Rock in Rio 2022, a C&A explorou bastante o festival em seu conteúdo através dos influenciadores. Estratégia que teve ótima aceitação dos seus seguidores e garantiu o pico de engajamento do período.

Veja aqui o share of buzz dos patrocinadores do Rock in Rio

Enquanto a média de engajamento da página foi de 0,44, no dia 05/09 a página atingiu 2,19% (o que está na faixa de um ótimo engajamento segundo o Iconosquare). Nesse dia, a C&A publicou um Reels com Bianca (18.1 milhões de seguidores) montando um look para o Rock in Rio e look de Larissa Manoela (47.1 milhões de seguidores) no evento.

 

Métricas C&A

Entre os 10 tops do período também apareceram as parcerias com os influenciadores Manu Gavassi (15.4 milhões de seguidores), Gabi Brant (7.1 milhões de seguidores) e Nayara Pontes (201 mil seguidores).

No período ainda esteve em destaque a collab com a cantora Duda Beat (817 mil seguidores), que aliás foi uma das atrações do Rock in Rio. O vídeo de lançamento da parceria foi o conteúdo que melhor performou de 22/08 a 21/09. 

 

Top 1 C&A – Collab Duda Beat

Top 2 C&A  – Bianca

Top 3 C&A – Tendência

Top 4 C&A – Manu Gavassi

Top 5 – Inspiração Rock in Rio

Top 6 C&A – Looks Rock in Rio

 

Top 7 C&A – Coleção Sertão

Top 8 C&A – Larissa Manoela

Top 9 – Gabi Brant

 

Top 10 C&A – Nayara Pontes

 

A Riachuelo ficou no topo de interações no período

Além da melhor média de engajamento, Riachuelo foi a marca com maior volume de novas interações entre 22/08 a 21/09. No total, um acumulado de 144.827 novas interações, com pico no dia 01/09 (62.869). Data que concentrou 43,40% do volume total do período.

Métricas Riachuelo

 

MARCANOVAS INTERAÇÕESMÉDIA POR DIAPICO INTERAÇÕES
Riachuelo144.8274.525,862.869
Renner143.0344.469,840.815
C&A95.0302.969,714.651

 

Os conteúdos da Riachuelo colocaram no foco a collab com o designer João Incerti

 

Apostando em novos talentos da moda, a Riachuelo convidou o designer João Incerti (169 mil seguidores) para estampar a sua coleção de Primavera-Verão. Além de ser o criador da coleção, o artista também foi o rosto presente nos conteúdos de divulgação do lançamento. 

 

Dos 10 top posts do período, estão na lista 2 em que o designer esteve presente. Um sozinho e um com a influenciadora Júlia Ferreira (60.8 mil seguidores). Além da microinfluenciadora, a fast fashion elegeu um squad de macro influenciadores para divulgar a coleção #EstampeSuaVida: Gessica Kayane (20 milhões de seguidores), Thaynara OG (5.5 milhões de seguidores), Rafa Kalimann (20.3 milhões de seguidores) e Lucy Alves (733 mil seguidores).

Diferente das outras fast fashions, que apenas marcaram os influenciadores em seus vídeos e fotos, a Riachuelo fez conteúdos colaborativos. Que aparecem simultaneamente no perfil da marca e do influencer. Com isso, conseguiram ampliar o alcance de seus conteúdos para além dos perfis da marca e disparar em número de interações. Dos 10 posts de mais destaque do mês, 05 foram em colaboração do perfil da marca e influenciadores.

Enquanto o conteúdo de mais engajamento da Renner teve 20.423 interações, o da C&A teve 9.149 interações e o da Riachuelo (colaborativo com Gessica Kayanne) teve 55.539 interações. 

No período, Gessica também apresentou uma Live Shop no perfil da Riachuelo, formato de conteúdo que começou na Ásia e tem ganhado mais força no digital a cada dia. 

 

Top 1 Riachuelo – Gessica Kayane

 

Top 2 Riachuelo  –  Rafa Kalimann

 

Top 3 Riachuelo – Collab João Incerti (Julia Ferreira João Incert)

Top 4 Riachuelo – Thaynara Og

 

Top 5 Riachuelo – Collab João Incerti (João Incert)

 

Top 6 Riachuelo –  Collab João Incerti (Lucy Alves, Gessica Kayane, Rafa Kalimann e Thaynara OG)

 

Top 7  Riachuelo –  Collab João Incerti (Thaynara OG, Rafa Kalimann e Gessica Kayane)

 

Top 8 Riachuelo –  Collab João Incerti – Live Shop Ao vivo (Gessica Kayane)

Top 09  Riachuelo –  Collab João Incerti (Thaynara Og)

 

Top 09 –  Collab João Incerti (Thaynara Og)

 

Na reinvenção do varejo através do digital, os formatos em vídeo estão ajudando marcas a proporcionarem experiências para seus consumidores utilizando as redes sociais. A junção desse formato com o marketing de influência tem trazidos ótimos resultados para humanizar as marcas e conectar os interesses da sua audiência com influenciadores que representem os valores da marca. Para a sua campanha de primavera-verão a Riachuelo apostou na diversidade (com influenciadores de várias idades, gêneros e também minorias), a C&A apoiou sua campanha em porta-vozes que tem o apelo com o público jovem e a Riachuelo investiu em nomes consagrados no mercado de influência.

Seja qual for a estratégia, os dados podem ser decisivos na tomada de decisão. Desde a escolha dos influenciadores até o momento de análise pós-campanha. Assim, o feedback da audiência se torna o maior termômetro para indicar a continuidade de uma parceria e o sucesso dela. No caso da Renner, por exemplo, vemos que assim como na temporada de Outono-Inverno, a fast fashion convidou mais uma vez a influenciadora Maju de Araujo.

 

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