Demonstrações de afeto, sinalizadores de humor e organizadores de conteúdo: o que os emojis nos dizem nos últimos 12 meses

Emojis têm um papel inegável como facilitador da comunicação e uma enorme capacidade de afirmar conteúdos e transmitir ideias muitas vezes de forma mais efetiva e clara do que textos.

Em 17 de julho é celebrado o Dia Internacional do Emoji. Para comemorá-lo, a Buzzmonitor levantou aqueles que mais apareceram em seus projetos no último ano (01/07/2022 a 30/06/2023). Foram quase 1,3 bilhões de ocorrências neste período. Vamos ver abaixo aqueles que se destacam e como eles ajudam na comunicação.

Quais os emojis mais usados nos últimos 12 meses (em milhões)?

O amor segue forte

O campeão entre os top 30 Emojis foi o tradicional coração vermelho (❤️), primeiro Emoji, criado em 1995. Mas também houve variações sobre o tema, com outras cores, figuras com mais de um coração e corações inseridos em rostos. A temática foi a mais destacada e o amor contou com pouco menos de 197 milhões de ocorrências na forma de emojis no total.

Reforçando a emoção do momento

Rostos são a segunda categoria mais popular de emojis, com 133 milhões de ocorrências totais. As carinhas servem como reforço do sentimento da mensagem e também para gerar dramaticidade a até entonação de leitura. Por meio deles, sabemos se o interlocutor está gostando do conteúdo, se acha graça na mensagem, se está reflexivo ou mesmo preocupado. As carinhas contextualizam a leitura e dão o tom geral da mensagem.

Organizando as informações

Também se destacam emojis que ajudam o leitor a organizar o conteúdo e a encontrar a informação que buscam. Eles podem ser usados como bullets em uma lista, como é o caso do check (✅), das diversas mãozinhas (👉, 👇) ou das setas (➡️), mas também servem o propósito de busca rápida de informações, como o telefone (📞) ou localização (📍) daquilo que se fala, ou a parte que é crítica na mensagem (🚨)

Outros destaques:

Alguns dos Emojis mais usados não se enquadram em uma só categoria. Por exemplo, o foguinho (🔥) usado como afirmação, como flerte, para dizer que algo está trending ou simplesmente para indicar que algo está quente, por exemplo, foi o quarto Emoji mais usado. Também se destacam as mãos em oração (🙏) e os aplausos (👏), inseridos como símbolo de gratidão e de reconhecimento, respectivamente, também aparecem na lista de destaques.

Uma camada a mais para extração de inteligência

Os emojis mais usados indicam que a informação faz parte do contexto geral da mensagem. Este aspecto pode e deve ser usado em nossas ações em redes sociais. As plataformas de inteligência como a  Buzzmonitor são capazes de gerar visualizações dos emojis usados em sua base de dados. A informação pode enriquecer a percepção da marca, gerar índices e criar evolutivos que auxiliam nossa compreensão de nosso objeto de estudo. Os emojis também são compreendidos e podem ser usados por tecnologias como o chatGPT 😉

 

Demonstrações de afeto, sinalizadores de humor e organizadores de conteúdo: o que os emojis nos dizem nos últimos 12 meses
Rolar para o topo