No ar desde 2002, o BBB se tornou um dos programas brasileiros mais populares e a cada edição movimenta muitos usuários nas redes sociais. Com o processo de maior digitalização no Brasil, pessoas mais tempo em casa devido à pandemia e o investimento em perfis distintos dos participantes, o interesse pelo BBB vem crescendo a cada ano. De acordo com o Google Trends, o fenômeno já vem acontecendo nos últimos 5 anos.
O Google também nos traz que os temas de 2021 que geraram maior quantidade de busca foram paredões e participantes: “Eliminação Karol Conká”, “Paredão Arthur”, “Paredão Carla Díaz”, “Juliette” e “Gilberto”.
Apesar dessa grande movimentação, também existem os internautas que declaram não assistir ao programa. E para entender a diferença entre estes dois públicos – os que acompanham o BBB e os que não o acompanham -, suas características e estilo de vida, a Elife conduziu um estudo com a metodologia Consumer Centered Listening (CCL) utilizando o Buzzmonitor. O CCL, metodologia proprietária da Elife, traça perfis de comportamento e consumo a partir da análise de usuários nas redes sociais.
Para este estudo, foram mapeados 200 usuários de cada grupo (aqueles que relatam assistir ao programa e aqueles que relatam não o fazer), totalizando 400 usuários únicos. Seus últimos 200 depoimentos no Twitter foram coletados, considerando o período de 01/2021 a 01/2022. Ao todo, foram 56.935 postagens coletadas no Buzzmonitor e analisadas através do método CCL.
A plataforma Buzzmonitor também permitiu identificar o gênero, a localização e os termos mais falados por esses usuários.
Confira com a gente quais foram as principais descobertas dos perfis do Twitter:
Gênero dos usuários e localização de quem assiste e não assiste ao BBB
O hábito de assistir ao BBB é mais presente entre as mulheres (60%), enquanto a maior parcela dos usuários que não assistem ao BBB são homens (62%)
Assistem BBB
Não assistem BBB
Já em relação à localização, os usuários que assistem ao BBB estão concentrados, principalmente, na região Sudeste + Sul (43%) e Nordeste (38%) do país. Sudeste + Sul também apresentaram o maior volume de usuários que não assistem ao reality (51%).
Assistem BBB Não assistem BBB
Os brasileiros que não assistem ao BBB se mostraram mais interessados sobre a política
Na análise, foi descoberto que os usuários que relataram não assistir ao programa se mostraram mais politicamente ativos. Além disso, discutiram mais temas relacionados à saúde, principalmente à Covid, em seus perfis.
Dos perfis que citam não assistir BBB, 20% citam as eleições, 84% citaram o presidente Bolsonaro e 71% citaram o ex-presidente Lula. Já entre os que assistem o reality, 12% citam as eleições, 62% citaram o presidente Bolsonaro e 47% citaram o ex-presidente Lula.
A importância da vacinação foi um tema presente em 70% dos usuários que não assistem BBB e 57% dos que acompanham o reality. Já quando falamos de religião e crenças, os usuários que assistem BBB (86%) citaram mais Deus dos que os que não assistem (79%).
Quem acompanha o reality, está mais envolvido com outras atividades de entretenimento
Pelo relatos dos usuários, percebemos que os que assistem ao BBB conciliam o reality com outras atividades como ouvir música (50%) – principalmente funk, pop e sertanejo – e ler livros (29%). Em contrapartida, os que não assistem ao BBB dedicam mais tempo ao consumo de vídeo online. 77% deles.
Os que acompanham o BBB preferem formatos de vídeos mais curtos
Quando falamos em redes sociais, o Twitter é uma unanimidade tanto entre os que assistem ao BBB (36,1%), quanto aos que não assistem (36.9%) Aqui existe um pequeno, viés, uma vez que o estudo é baseado nesta rede. Além disso, a segunda rede mais usada por cada grupo, demonstra que os BBB lovers preferem vídeos mais curtos (11.3% deles citam TikTok), enquanto os que não assistem preferem vídeos mais longos. Nesse grupo, 13% falaram do YouTube e nenhum deles mencionou o TikTok.
Outro fato interessante é que entre os que não assistem ao BBB o Telegram (7.8%) disputa atenção com o WhatsApp (10.4%) entre os mensageiros. No grupo dos que acompanham, o Telegram nem chegou a ser citado.
Entender as preferências do seu público é um passo fundamental para criar conteúdos e estratégias assertivas. Por isso, o módulo de monitoramento do Buzzmonitor oferece relatórios para que você acompanhe os termos mais falados, localização, gêneros dos usuários, além de relação entre temas. O cruzamento desses dados, e diversas opções de filtros, permitem ter um panorama completo do que estão falando sobre a sua marca e os concorrentes.