As finais da NBA e a final da Liga dos Campeões da UEFA são talvez os maiores jogos entre clubes do basquete e do futebol. Sabemos que, no Brasil, o futebol é mais popular. Essa diferença está presente no buzz feito pelos internautas? Qual o tamanho do impacto que cada um desses jogos causa nas redes sociais?
Usamos o Buzzmonitor para monitorar o buzz gerado no Brasil pelo primeiro jogo das finais da NBA e a final da Liga dos Campeões. Usamos como base as menções aos jogos feitas em português no Instagram, YouTube e Twitter. O período analisado foi de três dias: o dia do jogo, um dia antes e um depois.
Champions League gerou mais posts
Em relação à quantidade de publicações dos usuários, a Champions League venceu a NBA. Por outro lado, os posts sobre o jogo de basquete tiveram um alcance bem maior, causando mais impacto na web.
A final da Liga dos campeões, juntando Instagram, YouTube e Twitter, teve um total de 5388 publicações, sendo 2517 no dia do jogo, alcançando um total de 6.784.498 usuários. Já a final da NBA teve 1962 posts, com 910 publicados no dia da partida. Apesar do número inferior, os posts da NBA alcançaram 29.403.241 usuários!
Nos dias dos jogos, a Liga dos Campeões teve a maior parte de suas menções, 84%, antes da partida. Já os fãs de basquete fizeram 65,3% das suas publicações durante o jogo.
Instagram teve maior share de buzz dos jogos
O Instagram foi o principal meio usado pelos usuários para mencionar as partidas. A rede social teve mais de 94% dos posts sobre a Champions League, e o restante distribuídos entre Twitter (4%) e YouTube (2%). As publicações sobre a final da NBA também geraram mais buzz no Instagram, 82,7%, mas tiveram uma representação maior no Twitter, com 16,4% dos posts, além de 0,9% no YouTube.
A publicação mais curtida sobre a Liga dos Campeões foi da FoxSports Brasil, divulgando a conquista do hexacampeonato do Liverpool, tendo mais de 88 mil curtidas:
Já o post mais curtido sobre a NBA foi feito por ex-jogador de futebol Ronaldo Fenômeno, celebrando a criação do NBA House em São Paulo e atingindo quase 59 mil curtidas:
As publicações mais comentadas no Instagram foram feitas pela Folha de S. Paulo, sobre a Champions League, e NBA Brasil, sobre o jogo de basquete, atingindo a marca de 1107 e 1453 comentários, respectivamente.
- YouTube
Os vídeos mais curtidos do YouTube foram as transmissões ao vivo dos jogos. A transmissão da Champions League feita pelo canal da Rádio Bandeirantes teve mais de 4 mil curtidas, enquanto a feita pelo canal Bola Presa, comentando a final da NBA, teve mais de 550 curtidas.
Os vídeos mais comentados no período foram publicados pelos canais Futebol das Europa e Igor Nascimento, com 1041 e 25 comentários, respectivamente.
Hashtags
As principais hashtags usadas em posts sobre os jogos foram #championsleague, em 20,6% dos posts (3239 menções), e #Nba, com 26,7% dos posts (1962 menções).
Entre os clubes que jogaram, o #Liverpool superou o #Tottenham, com 9,6% dos posts (1609 menções) contra 6,7% (1132 menções). Já entre os clubes de basquete os #Raptors apareceram em 4,5% dos posts (202 menções), contra 4,3% (192 menções) dos #Warriors.
O sentimento dos posts foi quase 100% positivo
O sentimento dos usuários foi positivo na grande maioria das publicações sobre os dois campeonatos. A pequena diferença foi de 0,2%, sendo que tanto a Champions League quanto a NBA tiveram uma menção positiva em quase 98% dos posts.
Liga dos campeões teve maior volume, mas NBA surpreendeu no alcance
A final da Liga dos Campeões teve um volume maior de publicações e interações, o que era esperado devido à popularidade do futebol no Brasil. Por outro lado, é importante considerar a quantidade de interações sobre a NBA, que só é transmitida em canais de televisão pagos e mesmo assim gerou bastante buzz nas redes. A final do basquete norte-americano surpreendeu ao causar um maior impacto na web, alcançando quase quatro vezes mais usuários que a final da Champions League.
Gostou? Inscreva-se para receber nossos conteúdos