Quais os principais insights para o e-commerce neste Natal?

Com as festas de final de ano chegando, as compras de Natal voltam a ser assunto nas redes sociais. Em um ano de pandemia e isolamento social, “pedido” e “entrega” estão entre as palavras mais usadas pelos consumidores. O Natal gerou engajamento para as marcas de e-commerce neste mês?

Usamos o Buzzmonitor para monitorar as menções ao termo “natal” nas publicações das maiores marcas de e-commerce do país, entre os dias 1 e 17 de dezembro de 2020. Confira o nosso estudo!

Celular e TV foram os produtos mais comentados pelos consumidores

Selecionamos produtos que engajaram nos comentários dos consumidores para fazer uma comparação entre eles. Os mais mencionados pelos clientes das marcas de e-commerce foram TV, celular ou smartphone, tênis ou sapato e produtos de beleza.

Artigos para casa e Celular foram os produtos mais divulgados pelas marcas

os produtos mais mencionados nas publicações das lojas foram artigos para casa, celular, blusa e tênis ou sapato.

Esses dados indicam que alguns produtos que foram mais citados pelos consumidores não tiveram a mesma relevância entre os mais divulgados pelas marcas, como por exemplo TVs e produtos de beleza.

Lojas de departamentos e roupas foram as que mais falaram sobre o natal

Entre as lojas que mais usaram o termo “natal” em seus posts no Facebook durante o período, destacam-se Havan (76 posts), Renner (30 posts), Lojas Colombo (27 posts) e Magazine Luiza (26 posts).

“Presente” foi a palavra mais usada pelas marcas

O gráfico de termos mais usados pelas marcas no período mostra Presente, Site e Loja entre os principais. Outras palavras frequentes indicam promoções especiais para o natal, como Compre, Link e Melhor.

Produtos de beleza e smartphone foram os produtos com posts mais engajados

A publicação mais curtida foi da marca Eudora, promovendo um kit com perfume e mousse de banho. O post teve a participação da atriz Fernanda Torres e alcançou a marca de 76.536 curtidas.

Já o post com maior índice de engajamento foi das Lojas Koerich, com engajamento de 20,614 para cada 1000 usuários.

É importante lembrar que esses não foram os principais posts por acaso, uma vez que as marcas usaram duas estratégias já consagradas quando o assunto é social media: Influenciadores, no caso da Eudora, e brand persona ou persona de marca, no caso das Lojas Koerich.

Entrega de presentes em casa foi tendência entre os consumidores

O gráfico de Nuvem de Termos reuniu as palavras mais usadas pelos consumidores do e-commerce – associadas ao natal – em comentários de posts das marcas.

Termos como “Site”, “Pedido”, “Entrega” e “Prazo” estão entre os mais usados, indicando a importância do e-commerce para as compras de natal neste ano.

Sentimento dos consumidores foi mais negativo após as compras

Para compreender a experiência de compra dos consumidores, dividimos os gráficos de sentimentos em duas categorias: Pré-Compra e Pós-Compra.

Nas interações Pré-Compra, analisamos os sentimentos de todos os comentários de consumidores com as palavras “comprar”, “quero” ou “gostaria”.

O volume foi de 15.922 comentários, sendo 21,3% positivos, 38,5% neutros e 40,2% negativos.

Já nas interações pós-compra, notamos um aumento no volume total e na parcela de comentários negativos. 

Foram 21,630 comentários que usaram os termos “comprei”, “pedido” ou “entrega”, sendo 8,7% positivos, 23,8% neutros e 67,4% negativos.

                      Pré-Compra                                                     Pós-Compra

Quais os principais insights para o e-commerce neste Natal?