Calculamos a performance das páginas dos principais bancos brasileiros entre os dias 9 a 16 de março de 2015. As páginas do Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, Itaú e Santander foram analisadas com módulo de Facebook Pages Performance do Buzzmonitor. O resultado: muitos insights interessantes! Vejamos:
Santander perde mais de 60 mil curtidas em uma semana
No relatório de número de fãs, observa-se que o número de fãs do banco Santander caiu em 60 mil fãs. A queda talvez possa ser explicada pela nova mensuração de curtidas do Facebook, que não contabiliza as curtidas de perfis inativos.
Caixa Econômica aumenta em 600% suas interações
A página da Caixa atingiu a marca de 197.241 novas interações durante o período analisado, sendo a única marca com mais de 1% de engajamento médio. Em seguida, vem o Itaú (57 mil interações), embora este último tenha o maior número de fãs (7 milhões). Vale dizer que a CEF é cliente do Buzzmonitor.
Itaú tem total maior de Talking About, mas Caixa ganha em número relativo
O Talking About (Falando Sobre) pode ser visualizado em duas maneiras: números absolutos e números relativos. Do primeiro modo, o Buzzmonitor reúne todas as histórias, enquanto os números relativos põe em relação o número de histórias com o total de fãs. Portanto, o Itaú possui em valores absolutos o maior Talking About em relação às outras marcas, mas é a Caixa Econômica quem possui o maior número relativo.
Banco do Brasil fez mais publicações
Na métrica Page Posts, é possível observar quem manteve a página mais ativa. No caso, o Banco do Brasil atingiu um pico de cinco publicações em 15 de março.
Itaú é a página com mais posts de usuários
O relatório Users Posts traz o número de postagens dos usuários na sua página – e o campeão do nosso estudo foi o Itaú. O banco totalizou 382 posts em uma semana, seguido pelo Bradesco (341 posts) e a Caixa (259). Não analisamos o teor das publicações dos usuários neste estudo.
Foto é o tipo de post mais usado pelas páginas
Dentre todas as publicações, as fotos foram o tipo de postagem mais usada pelas páginas dos bancos, lideradas pelo Banco do Brasil. Este tipo de relatório pode ser visualizado em “Post Type”.
Imagens da Caixa Econômica são as que mais engajam
Segundo o relatório Engagement by Post Type, a Caixa Econômica é a página com maior engajamento por tipo de post. As imagens e a enquete da página ficaram bem à frente das concorrentes.
Itaú e Bradesco se destacam em atendimento rápido
O Response Time aponta quanto tempo levou para que as marcas monitoradas respondessem os clientes. De acordo com nosso monitoramento, os bancos mais velozes no SAC 2.0 foram o Itaú e Bradesco. No entanto…
Itaú é o que mais deixa posts de usuários sem resposta
No relatório Response Rate, o Itaú aparece como o campeão em deixar usuários sem resposta.Porém não analisamos o teor das publicações sem retorno.
Veja o estudo completo: