Entender a percepção dos consumidores sobre uma marca e acompanhar o buzz nas redes sociais se torna um desafio ainda maior quando se tem muitas filiais. No ramo das óticas no Brasil, a Óticas Carol e a Óticas Diniz são líderes de mercado, ambas com mais de 1.000 franquias pelo país. Mas como essas marcas são percebidas pelos consumidores? O que eles dizem sobre elas nas redes sociais? É esta percepção que buscamos compreender nesta análise.
De acordo com a Associação Brasileira de Franquias (ABF), as duas redes de óticas estão entre as 20 maiores franquias do Brasil. Para analisar a percepção dos consumidores, a Buzzmonitor utilizou o módulo de monitoramento e fez uma análise de Social Listening no Instagram, Facebook e Twitter das marcas.
O estudo foi feito considerando todo o mês de maio, entre 01/05 e 31/05. Veja a seguir métricas como volume de posts, engajamento, sentimento e interesses, além de exemplos de posts feitos pelos usuários sobre cada uma das empresas.
Óticas Carol
Durante o mês de maio, o buzz sobre a Óticas Carol gerou 1387 posts, comentários e menções. A rede social em que a marca teve mais presença foi o Instagram, com 1198 posts, seguido do Twitter (157) e depois do Facebook (32).
O Instagram também foi a rede que gerou mais engajamento, como podemos ver no gráfico abaixo. O pico de engajamento, no dia 05/05, foi o mesmo dia que o ator e cantor Tiago Abravanel postou um conteúdo em parceria com a Óticas Carol. O post em questão teve 5.033 curtidas e 138 comentários.
Quanto ao sentimento desses posts, a maioria é classificado como neutro (79,1%) – o que se justifica pela quantidade de publicações feitas por filiais da empresa, já que cada loja possui uma conta individual nas redes sociais.
Já os posts positivos (20%), em sua maioria, se tratavam de elogios e indicações de consumidores sobre a Óticas Carol. Além disso, posts elogiando a coleção em parceria com a atriz Bruna Marquezine, que foi motivo de elogios entre usuários, fã clubes da atriz e portais de notícias de moda. Veja alguns posts abaixo:
Já o comercial de TV com o ator e cantor Tiago Abravanel dividiu a opinião do público, recebendo tanto críticas quanto elogios. A maioria dos comentários, no entanto, foram positivos. Veja alguns:
O buzz gerado pelas ações com a atriz Bruna Marquezine e o ator Tiago Abravanel mostram como a comunicação da rede de óticas tem usado influenciadores de forma estratégica e como isso tem gerado resultados positivos para a marca.
Já entre os posts negativos sobre a marca (0,9%), o tema que aparece com mais frequência é o valor dos produtos. Alguns clientes consideraram os óculos caros em seus posts. Veja abaixo:
Com o Classificador de Interesses, novo recurso da Buzzmonitor baseado em Inteligência Artificial, mapeamos também quais os interesses dos usuários que publicaram algo sobre a marca, considerando o próprio depoimento e a BIO como parâmetros. É importante destacar que um mesmo depoimento pode ser classificado em mais de uma categoria.
A categoria que aparece com mais frequência é “Comércio”, com 964 posts, em grande parte por causa dos posts feitos pela própria marca e suas filiais. Em seguida aparece “Moda e Beleza” (460 posts) e “Esportes” (175 posts).
A presença forte de pessoas com interesse em Moda e Beleza mostra que o público da marca enxerga os óculos não só como necessidade, mas como acessório. Recorrentemente a Óticas Carol também faz coleções em parceria com celebridades ligadas ao mundo fashion, como a própria Bruna Marquezine e a também atriz Grazi Massafera.
Óticas Diniz
No mês de maio, as redes sociais da Óticas Diniz tiveram 410 posts, comentários e menções. A rede social em que a Óticas Diniz teve a melhor performance neste período foi o Twitter, com 208 posts e menções, seguido do Facebook com 121 e do Instagram com 81.
No mês de maio, a Óticas Diniz lançou a campanha “Level Up com Diniz” e a Maratona Gamer Skin Diniz, voltadas para o público gamer, com o intuito de divulgar seu novo produto: óculos com a tecnologia do filtro de luz azul. Essa campanha se destacou nos resultados da maioria das métricas das redes sociais da marca, como veremos a seguir.
No que diz respeito ao engajamento, os dias de alta foram marcados por publicações em parceria com gamers influenciadores no Twitter, como parte da campanha. Veja, abaixo, o engajamento da marca por dia do mês de maio:
Quanto à sentimentalização dos posts da marca no mês de maio, em sua maioria foram de caráter neutro, 266 deles, o equivalente a 64,9%. Tendo, ainda, 137 posts positivos (33,4%) e apenas 7 posts negativos (1,7%).
Entre os posts classificados como neutros estão publicações feitas pela própria marca e suas filiais, além de posts informando a venda de ingressos do Super Love Festival, disponível em lojas da Óticas Diniz de Manaus.
Os poucos posts negativos falam sobre a qualidade do serviço ou demora no atendimento em loja física, como podemos ver nos prints abaixo:
Já os posts positivos, que foram mais recorrentes, em sua absoluta maioria foram fruto de parcerias com os gamers, além de retweets e comentários de usuários nessas publicações. Veja alguns exemplos:
No que diz respeito aos interesses dos usuários que publicaram sobre a marca, a categoria de maior interesse, identificada nos depoimentos, foi “Comércio”, com 267 posts – em grande parte por causa das publicações feitas pela própria marca e suas filiais. Em segundo e terceiro lugar estão, respectivamente, “Ciência e Educação” (114 posts) e “Turismo, Viagem e Lazer” (72 posts).
Em quarto lugar, com 66 posts, aparece a categoria Gaming, mostrando novamente o engajamento desse público gerado pela campanha “Level Up com Diniz”.
Social Listening com Buzzmonitor
Com o módulo de Monitoramento da Buzzmonitor você consegue centralizar o monitoramento de todas as redes sociais em uma única tela, para acompanhar tudo o que é falado da sua marca no digital, estudar a percepção dos usuários sobre a sua marca, entender quem é o seu público e o que ele espera do seu setor.
Veja também como empresas como Ultragaz e Maria Brasileira conseguiram fazer a gestão de centenas de franquias nas redes sociais utilizando a Buzzmonitor.
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