O Verão que Mudou Minha Vida e Heartstopper: as séries que conquistaram o público nos Trending Topics do X em agosto

Em agosto, duas séries dominaram as conversas do público na rede social X, antigo Twitter. “O Verão que Mudou Minha Vida”, da Amazon Prime Video, e “Heartstopper”, da Netflix, estiveram presentes nos Trending Topics com frequência e foram os grandes destaques da categoria Filmes e Séries. 

Monitorando os TT’s durante todo o mês de agosto, com coletas de dados realizadas a cada 5 minutos, a Buzzmonitor identificou os termos e categorias que apareceram com mais frequência nas conversas em alta do público. No total, 6.058 termos diferentes apareceram 430.908 vezes nos trending topics. Para este estudo, foi analisado um recorte dos 200 primeiros termos mais recorrentes.

Baseado em uma trilogia de livros de mesmo nome, a série “O Verão que Mudou Minha Vida” acompanha os amores, as desilusões e os dilemas da jovem Belly. O sucesso da 2ª temporada, lançada em meados de julho, emplacou três termos com frequência nos trending topics, ocupando o top 10 da categoria: “Conrad”, “Jeremiah” e “Belly”, nomes dos protagonistas. 

Somados, os termos apareceram 1.864 vezes no índice. “Conrad” ficou também em 7º lugar no ranking geral de termos mais frequentes no mês. 

Já a série “Heartstopper”, que conta a história de amor e amizade de Charlie e Nick, lançou a sua 2º temporada no início de agosto e também se destacou com três termos frequentes no top 10 da categoria: os nomes dos personagens “Nick Nelson” e “Charlie”, além do próprio nome da série, “Heartstopper”. Juntos, os termos apareceram 1.199 vezes nos TT’s de agosto. Outros termos relacionados à série também apareceram no top 20.

Filmes e Séries foi a quinta categoria com maior buzz nos trending topics em agosto, com 7% do total. Outros termos da categoria que se destacaram foram “Bruna Marquezine”, com o lançamento do filme Besouro Azul; “Darcy”, personagem da nova versão do filme Orgulho e Preconceito; “Rapunzel”, com memes e referências ao filme; e “Percy Jackson”, após o anúncio de uma série baseada nos livros para dezembro de 2023. 

A categoria mais comentada, no entanto, foi Esportes, com 53% do buzz total. Seguido de Música (13%), Política (9%) e TV e Entretenimento (8%). 

Confira os termos mais comentados de cada categoria e os resultados completos do estudo:

ESPORTES: Futebol nacional, Libertadores e Neymar no Al-Hilal movimentam torcidas

Na categoria esportes, o time com maior buzz foi o Corinthians. Além de emplacar nos TT’s o nome do time, também gerou conversas sobre o técnico, Vanderlei Luxemburgo, sobretudo com críticas do público, e sobre o goleiro Cássio, que se destacou em agosto pelas boas defesas de pênaltis. 

Outra boa atuação aclamada na rede social foi a do meio-campista Raphael Cavalcante Veiga, do Palmeiras. Já o nome do ex-jogador Romero, conhecido pela torcida fluminense como Romerito ou Don Romero, entrou nos assuntos mais comentados após o ídolo receber a delegação do Fluminense com festa no Paraguai, onde o time enfrentou a Olímpia nas quartas de final da CONMEBOL Libertadores.

A chegada de Neymar para o time Al-Hilai, em Dubai, também movimentou conversas e emplacou o nome do jogador nos trending topics centenas de vezes ao longo do mês. 

Outros times que apareceram no top 10 da categoria foram Botafogo, Flamengo e Cruzeiro, além do estádio Maracanã, no Rio de Janeiro.

MÚSICA: Cantores coreanos e novo álbum de Luísa Sonza são destaques

Os músicos coreanos estão ganhando cada vez mais espaço entre o público brasileiro. A cantora Kim Nam-joo, integrante do grupo Apink, foi quem teve maior buzz em agosto na categoria Música. 

Além dela, o boy group de k-pop Ateez, que se apresentou em São Paulo no dia 26/08, emplacou a hashtag #ATEEZinBrazil entre os temas em alta no top 10 da categoria.

Outra cantora que apareceu com frequência nas conversas do público foi a cantora Luísa Sonza, que lançou em agosto o álbum Escândalo Íntimo. A obra, que conta com a participação da cantora Demi Lovato, também levou o nome da norte-americana ao Top 10 da categoria. 

Outros artistas que completam a lista dos mais comentados em agosto são Baco, Lizzo, Ariana Grande e Alok, além dos termos “Abra o Spotify” e “1989 TV”, referente ao anúncio do relançamento do álbum da cantora Taylor Swift.

 

POLÍTICA: Polêmicas do governo Bolsonaro repercutem

A venda ilegal de jóias sauditas e outros presentes dados ao governo Bolsonaro de forma oficial levou os nomes do general do exército Mauro Cid e do advogado Frederick Wassef aos TT’s com recorrência, além do termo “Rolex”, que se refere a um relógio de R$ 300 mil vendido ilegalmente. O oficial Cid também realizou uma delação premiada em agosto, que gerou grande repercussão na rede social. 

O nome do ministro do Supremo Tribunal Federal Cristiano Zanin também foi motivo de conversas nas redes sociais após seus votos não agradarem parte dos eleitores de esquerda. 

Já a aproximação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, com o ex-presidente Jair Bolsonaro levou o nome do político aos assuntos mais comentados. Em agosto, Zema concedeu o título de cidadão mineiro a Bolsonaro.

O termo CPMI continua gerando repercussão nas redes sociais com atualizações e debates sobre a investigação dos atos golpistas de 8 de janeiro. Já o termo BRICS repercutiu após o anúncio da integração dos países Argentina, Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos ao grupo a partir de 2024.

Outro caso que gerou notícias e repercussão no X foi o atentado sofrido pelo vereador Marcelo Diniz (solidariedade), em sua casa, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. 

Outros termos que apareceram no top 10 foram “Nordeste”, por diversas situações políticas envolvendo a região, e o nome do youtuber “Monark”, envolvido em polêmicas políticas.

 

TV E ENTRETENIMENTO: 

Já na categoria de TV e Entretenimento, as hashtags de programas de TV seguem sendo maioria, com destaque para o noticiário Bom Dia São Paulo e a hashtag #bdsp

Os realities shows #NoLimite, #MasterChefBr e #DragRaceBrasil ocupam o top 10 da categoria e os programas #Fantastico e #AltasHoras, da TV Globo, também emplacaram hashtags nos trending topics. Além deles, os programas esportivos #PremierLeagueNaESPN e #VoleiNoSporTV também tiveram destaque.

O nome da ex-empresário de Xuxa, Marlene Mattos, também segue em alta entre as conversas do público, após a polêmica envolvendo as duas no documentário recente sobre a vida de Xuxa. Além disso, a streamer Gabi Cattuzzo, conhecida como Bagi, também completa o top 10 da categoria.

 

Monitoramento de Redes Sociais

Seja sobre filmes, esportes ou política, acompanhar os trending topics e monitorar as redes sociais é essencial para as empresas que querem estar por dentro das conversas do seu público, das tendências do mercado e ter insights estratégicos. 

Através do monitoramento de redes sociais também é possível identificar o que o público fala sobre a sua marca, sobre seus concorrentes, seus produtos e serviços, bem como aprender como impactar melhor o seu público e se conectar com ele. 

Quer saber mais sobre monitoramento de redes sociais? Entre em contato com um de nossos especialistas e agende uma demonstração gratuita

 

O Verão que Mudou Minha Vida e Heartstopper: as séries que conquistaram o público nos Trending Topics do X em agosto
Rolar para o topo