Os 4Ps de Marketing e o monitoramento de redes sociais

Como sabemos, os 4 Ps de Marketing (Preço, Praça, Produto e Promoção) são pontos essenciais para o planejamento de Marketing de qualquer produto ou serviço. Os Ps estão aí desde a década de 60 do século passado para ajudar os planejadores de marketing a atingir com mais eficiência seus consumidores com a oferta mais adequada e no tempo certo.

O que há de novo é que com as redes sociais a compreensão dos Ps e as possíveis ações sobre eles se torna um fenômeno ainda mais quantitativo e corriqueiro.
Vamos tomar como exemplo o P de Produto. Embalagem por exemplo é uma das características do produto. Uma embalagem que é difícil de abrir ou manusear pode ser um input importante para uma empresa. Monitorar problemas com embalagem hoje é tão corriqueiro em redes sociais quanto o monitoramento de campanhas (pelo menos aqui na E.life). O próprio youtube traz diversos exemplos de consumidores manuseando embalagens. Um executivo responsável pela área de Pesquisa & Desenvolvimento pode utilizar estes inputs para melhorar suas embalagens ou criar novos usos para a embalagem evitando o descarte no meio ambiente.

O mesmo pode ser dito dos outros Ps. Preço, por exemplo. As comparações de preços durante o processo de decisão de compra é uma constante nas redes sociais. Termos como “caro” e “barato” podem ajudar na busca destas publicações de consumidores. Consumidores de um seguro-auto, nosso cliente, tinham uma percepção negativa em relação ao preço do produto até usarem o produto e se encantarem com o serviço pós-compra.
Praça também se torna mais simples de monitorar, como num estudo recente que fizemos sobre checkins em shopping centers brasileiros durante o natal. É possível perceber que muitos shoppings simplesmente não incentivam o compartilhamento dos checkins no ponto de venda com um incentivo, o que poderia estimular ainda mais o buzz sobre a marca.
Usar o Buzzmonitor para testar as percepções dos seus consumidores sobre os 4Ps é simples e prático.
1. Crie 4 pastas: Preço, Praça, Produto e Promoção.
2. Usando o diagrama abaixo cadastre para cada uma destas pastas termos que podem ajudar a conhecer o buzz sobre cada P.
3. Gere relatórios e fale com seus consumidores usando o próprio Buzzmonitor (basta logar com seu twitter em settings, por exemplo).
4. Compare as menções em cada P da sua marca com os concorrentes.
5. Planeje as alterações e sucesso nos negócios
Os 4Ps e o que pode ser monitorado com o Buzzmonitor?

 

Os 4Ps de Marketing e o monitoramento de redes sociais
Rolar para o topo