Atualização: no dia 11/12/2018 o Facebook desativou por tempo indeterminado a API que permitia a busca por localização do Instagram, não sendo mais possível utilizar esse recurso para monitoramento. Saiba mais aqui.
Entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro aconteceu em São Paulo mais uma edição da Campus Party, o maior evento de tecnologia do país. Para acompanhar o evento e não perder nenhum detalhe, fizemos um monitoramento com as principais informações. Eles podem servir de inspiração para que você monitore o próximo evento que sua empresa fizer ou participar!
- Twitter foi a rede social com mais interações, com pico no dia 31/01
Os dias com maior buzz foram os dias que antecederam o evento e o pico aconteceu no primeiro dia da Campus Party.
- 15h e 18h são os horários com mais publicações
Os picos de audiência são no meio da tarde e no final da tarde, horário em que os campuseiros parecem estar mais ativos nas redes sociais.
Entender os horários com mais publicações de seus internautas é uma estratégia que pode te ajudar a fazer atualizações e postagens nos mesmos horários que o seu público. Isso aumentará o engajamento com sua publicação e dará mais visibilidade à sua marca.
- Perfil dos participantes são de pessoas que se interessam por tecnologia, internet ou são jornalistas
Este relatório mostra que a maior parte do público está no Brasil, trabalha com tecnologia, internet e é jornalista. Este report talvez seja o mais relevante para as marcas que desejam entender o perfil dos internautas presentes no evento. Com ele é possível acompanhar quem são as pessoas que fizeram as interações e em quais redes sociais, por meio das descrições feitas pelos consumidores em suas Bios. Veja aqui como a Bio do Instagram pode ser estratégica para a sua marca.
- #CPBR11 é a hashtag mais usada
Desde o começo da divulgação da Campus Party foi mostrado que a hashtag oficial do evento é a #CPBR11. Com isso eles conseguiram unificar as publicações em um só lugar e prova disso está neste report. Secundariamente aparecem também as hashtags #campus e #campusparty. Note que aqui o Instagram dispara em relação ao uso de hashtags.
Sabendo quais as hashtags que os internautas estão colocando em suas postagens, você poderá usá-las também e assim aumentar o buzz e o engajamento com os seus posts.
- Twitter foi a rede social com maior volume de buzz
Twitter e Instagram despontam como as redes sociais preferidas do público da Campus Party para fazer as publicações.
Instagram Locations para o monitoramento de eventos
O monitoramento do buzz no Instagram pode ser criado sem a utilização de termos, a partir do isolamento de uma ou mais localidades. Isso permite conhecer o buzz de um local como estádio ou show, cidade ou mesmo diversos locais como lojas de uma franquia ou uma rede de restaurantes.
Para o profissional de social media é uma excelente oportunidade para conhecer o buzz desses locais sem se preocupar com a utilização de um termo inicial.
Apenas usando a geolocalização é possível obter alguns insights a respeito das pessoas que fizeram check-in naquela localização.
No caso, o evento foi realizado no Pavilhão do Anhembi, então conseguimos monitorar as localizações relacionadas e ele e a partir disso gerar alguns relatórios. Monitoramos as Locations: Pavilhão Anhembi, Pavilhão do Anhembi – São Paulo, Campus Party e Anhembi Parque.
- Pico de publicações ocorre às 18h
Apenas com a geolocalização é possível acompanhar os horários com mais buzz naquele local. Repare que o pico de audiência também é às 18h, como no relatório anterior que mostra os horários de maior interação.
- “Twitter”, “Snap” e “Snapchat” aparecem nas bios dos participantes
Durante o período de monitoramento, algumas bios (descrição do perfil do Instagram) apresentaram termos em comum nas localizações monitoradas. As bios que estavam no evento continham os termos: “Twitter”, “Snap” e “Snapchat”, o que mostra uma convergência de redes sociais.
- “Campus Party” novamente aparece entre os assuntos mais falados
Este relatório também mostra que os termos mais mencionados na localização foram “Campus” e “Party”, assim como apontado no relatório de monitoramento da marca Campus Party, no começo deste mesmo post. Essa convergência de informações no monitoramento da marca e no monitoramento da localização nos leva a concluir que o público em eventos costuma marcar em suas publicações onde estão.
A importância do Dashboard Real Time
Todos os reports aqui mostrados podem ser exibidos em um único Dashboard Real Time. Isso permite que você compartilhe o dash com mais pessoas, mostre todos os resultados do evento, insights e conclusões sem precisar extrair nenhuma planilha!
Isso facilita o compartilhamento dos relatórios e a visualização de todas as métricas sobre o evento.
Tudo isso à distância de apenas um clique!
Conclusão e Insights
Tanto o monitoramento da marca Campus Party quanto o monitoramento das geolocalizações mostraram dados muito similares, como principais termos, bios e horários com maior volume de publicações. Com isso é possível obter o insight de que marcar localizações em postagens é um comportamento recorrente dos internautas.
Assim, o monitoramento geolocalizado ganha ainda mais importância, principalmente durante shows, palestras e eventos que reúnem um volume muito grande de pessoas falando sobre determinado acontecimento.
Marcas que costumam realizar eventos ou participar de grandes congressos têm a oportunidade de entender qual público estava presente, de uma forma ainda mais rápida do que pelo cadastro de termos específicos para o monitoramento com termos booleanos.
Outra possibilidade é interagir com as pessoas que estão no seu evento. Acompanhando a geolocalização, é possível monitorar e interagir com o público que está falando sobre sua marca em um raio próximo a você.
Eventos patrocinados são uma grande oportunidade de negócio, pois geram muito buzz e com o monitoramento da localização é possível acionar campanhas direcionadas para o público que está no local.
Comece agora mesmo a utilizar o monitoramento de localização do Instagram com o Buzzmonitor
Crédito imagem de capa: Campus Party