Nike, Globo e o Corinthians estão no topo dos assuntos e interesses de quem acompanha o Brasileiro Feminino

Futebol Feminino Brasileiro

Os brasileiros amam falar de futebol no Twitter! De acordo com um levantamento da Buzzmonitor, em 2021 o futebol foi tema de 45,2% dos Trending Topics do ano. Os usuários citaram nomes de jogadores, times e também de campeonatos. No entanto, é bem sabido, que quando falamos em futebol feminino as disputas ainda não possuem tanta visibilidade e alcance quanto os campeonatos jogados por homens. Ainda assim, é um público em crescimento! 

Para entender quem são as pessoas que falam sobre o futebol feminino no Twitter conduzimos um estudo de CCL (Consumer Centered Listening) em que analisamos o perfil de 131 usuários no Twitter que citaram o Brasileiro Feminino (A2). Para a análise, foram considerados os 200 últimos posts de usuários que mencionaram #BrasileirãoFemininoBinanceA2, #brasileirofeminino, #brasileiraofemininoneoenergia ou #brasileiraofeminoa2. As hashtags fazem referência à fase da série A-2.

As mulheres são as que mais torcem pelo futebol feminino e difundem o tema

Uma das descobertas do estudo foi que as mulheres são as que mais têm interesse no tema do Brasileiro Feminino. Dos usuários que citaram o gênero em seu perfil, 37,7% deles são do gênero masculino e 62,3% do gênero feminino.

Gênero_Tuiteiros Futebol Feminino

As tuiteiras que citam o campeonato feminino não estão apenas do lado de quem consome futebol, mas também de quem produz conteúdo especializado sobre o tema. Dos usuários analisados, 6,1% deles citam “jornalista” em seu perfil (75% mulheres), 3,81% “repórter” (60% mulheres), 3,0% “comentarista” (100% mulheres) e 1,52% “podcast” (100% mulheres). Nesse sentido, elas são as principais geradoras de conteúdo profissional sobre o futebol feminino. 

Entre os perfis, também também temos algumas esportistas: 1,52% das usuárias citaram “atleta” em sua bio.

 

O Corinthians é o time do coração da maioria que acompanha o Brasileiro Feminino

Nos perfis que se interessam por futebol feminino, os usuários utilizam suas bios para demonstrarem por qual time torcem. No top 3 estão o Corinthians, Botafogo e em terceiro lugar empatado o Bahia, Cruzeiro e Palmeiras.

 

Corinthians – 7,63%

Botafogo – 6,87%

Bahia – 2,29%

Cruzeiro – 2,29%

Palmeiras – 2,29%

Santos – 1,52%

Internacional – 1,52%

São Paulo – 0,76%

Palmeiras – 0,76%

Outra forma de demonstrar apoio são as imagens. Dos perfis analisados, 34,25% utilizam camisas ou acessório (boné ou bandeira) do seu time na foto da bio, seja uma imagem sua ou de um atleta. Além disso, ainda há os que utilizam fotos com a temática futebol em suas capas.

 

Os maiores interesses dos torcedores são Esportes, Comércio e Rádio & TV

No relatório de interesses é possível perceber que os usuários que mencionaram o Brasileiro Feminino, também se interessam, além dos esportes, em comércio e Rádio & TV. O que de certa forma também tem relação com o esporte, já que aquisição de artigos esportivos e consumo de canais de transmissão se relacionam com esse universo.

Interesses usuários_Copa Feminina

 

Dentre as emissoras, 31,3% dos usuários citaram Globo, 30,5% SporTV,14,5% ESPN, 11,5% Premiere e 6,1% a Band. 

Já quando falamos em marcas que fabricam roupas e acessórios esportivos ou comercializam, temos essa distribuição de usuários que mencionaram:

Nike – 17,55%

Futfanatics – 2,29%

Centauro – 1,52%

Puma –  0,76%

Adidas – 0,76%

Netshoes – 0,76%

 

Vídeos, músicas e festas fazem parte do entretenimento dos torcedores

Além dos canais citados acima, os usuários também têm o hábito de assistir vídeos em plataformas online e nas redes sociais. No total, 60,30% relatam o consumo de videos, sendo o Amazon Prime, YouTube e TikTok os locais preferidos para assistir.

Ao analisarmos os usuários que citam as plataformas citando o termo vídeo ou não), temos: 26,71% que citam o YouTube, 16,03% o TikTok e 3,05% o Amazon Prime. Não são apenas os temas de entretenimento que eles buscam em formatos de vídeo, mas também os relacionados a questões sociais e política, como por exemplo racismo (7,5% dos vídeos), policia (3,79% dos vídeos) e Bolsonaro (3,79% dos vídeos).

Saindo do vídeos para a música, 15,98% têm a música em sua rotina de lazer e entretenimento. Entre os destaques estão as cantoras Billie Eilish e Rosália, os gêneros pagode e sofrência e também a plataforma Spotify.

Ao isolar os apenas os usuários que citam o Spotify, os artistas preferidos são: Anitta, Juliette, Anitta, SZNS, Billie Eilish e Rosália.

No entretenimento “offline” dos usuários, as festas preferidas dos usuários são as de aniversário (8,62% dos que citam festa). No contexto do futebol, o termo festa é associado à torcida, mineirão, corinthians, time e botafogo. Nesse sentido, falando de comemoração da torcida com algum placar.

 

A quantidade de torcedores que citam os presidenciáveis é similar, geralmente em comparações entre os principais candidatos

 

Em ano de eleições, temas relacionados à política são pautas dos tweets dos torcedores. Quando falamos dos presidenciáveis, 28,42% citam Bolsonaro (relacionado a “lula”, “presidente”, “brasil”, “eleitoral” e “crime”) e 28,42% Lula (relacionado a “bolsonaro”, “presidente”, “pesquisa”, “votar” e “brasil”)

 

Deus é citado em situações da rotina dos torcedores

Ao citarem Deus (70,22%), dos usuários ele não está necessariamente relacionado à religiosidade, mas a expressões como “graças a Deus” ou “pelo amor de Deus” e também “que Deus abençoe” seus times em dia de jogo.

Um exemplo é o tweet abaixo:

Já na biografia do Twitter, 2,29% dos usuários citam Deus, sendo a temática mais citada por eles o Flamengo. Das religiões, a única citada é a católica, por 0,76% dos usuários.

No estudo podemos observar que os espectadores da Copa Feminina são realmente apaixonados pelo futebol, seus times e tudo que se relaciona a esse universo. Além disso, profissionais de comunicação, estão empenhados em trazer mais visibilidade para o esporte feminino. Por ser um segmento em ascendência, as marcas que souberem aproveitar essa oportunidade de mercado tendo como elo afetivo os times, e apoiando os formadores de opnião/imprensa especializada, terão grandes chances de criar relacionamentos duradouros com os torcedores.

 

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