Dia dos Pais: o que o ano passado pode nos ensinar para a estratégia de 2022

De acordo com a pesquisa Compre&Confie, do SCPC Boa Vista, 96% dos brasileiros consideram importante presentear no Dia dos Pais. Mas como a sua empresa pode impactar esses consumidores? Quais conteúdos fazem mais sucesso nas redes sociais quando falamos em Dia dos Pais? 

Para encontrar esta resposta, a Buzzmonitor fez um estudo e analisou os posts que mais tiveram interações no Instagram no Dia dos Pais 2021 para você se inspirar para 2022.

A pesquisa foi feita utilizando a Buzzmonitor Trends e considerou os posts que continham o termo “Dia dos Pais”, publicados entre os dias 07/07 e 07/08, tendo em vista que a data comemorativa em 2021 foi no dia 08/08.

No geral, os temas mais recorrentes nos posts foram: campanhas com homenagens a pais de famosos ou influencers, produtos que remetem a hábitos dos pais e moda. 

Confira o estudo completo sobre os melhores posts de Dia dos Pais 2021 e tenha insights estratégicos para a campanha de 2022.

 

O que bombou no Dia dos Pais 2021

Ao total, entre 17/07 e 07/08, foram coletados 99.104 posts com o termo “Dia dos Pais”, no Facebook, Instagram e Twitter. O Instagram foi a rede social com o maior número de posts, equivalente a 50,49% do total, seguido do Twitter (28,97%) e por último o Facebook (20,54%). 

Mais de 64% dos posts foram feitos por homens. Veja no gráfico abaixo:

O buzz sobre o tema começou a crescer por volta do dia 19/07, 20 dias antes do Dia dos Pais. Com a chegada do mês de agosto, os números também subiram bastante. 

Como podemos ver no gráfico abaixo, houve um grande pico no buzz no dia 03/08. Neste dia, foram coletados 22.990 posts  (22,6% do total), sendo 16.441 somente do Twitter. 

 

Estratégias que deram certo em 2021

Entre as campanhas de marcas que aparecem no top 20 do Instagram no Dia dos Pais 2021, duas estratégias se destacam. 

A primeira foi o caráter sentimental dos vídeos/fotos, que utilizaram a relação entre influenciador ou personalidade famosa e seus filhos ou seus pais. Alguns exemplos disso são as campanhas da Natura: uma com Thales Bretas, marido do falecido humorista Paulo Gustavo, e seus filhos; outra com a influenciadora Gabriela Sales (Rica de Marré) e seu pai. Ambas, em vídeo, levaram o amor como a mensagem principal, atrelado aos presentes da marca.

Outra estratégia que se destacou foi abordar de forma bem humorada os “hábitos” dos pais como mote para os posts. Um deles, da Ponto Frio, traz o Pin (pinguim personagem da marca), lavando um carro, associando o hábito aos pais e anunciando uma lavadora de alta pressão. 

Em outro post, a Chilli Beans lança a Coleção Beer, uma linha especial de Dia dos Pais com óculos de sol, armações de grau e relógios. Na foto principal há uma armação de óculos com haste que abre a cerveja. Em um terceiro exemplo do top 20, a influenciadora Pâmela Drudi é desafiada pela marca Swift em um vídeo a fazer um churrasco para o pai, que tem essa tradição. 

Moda também teve destaque entre os posts. Além da linha de acessórios da Chilli Beans, a Riachuelo aparece em 3 posts do top 20. Todos eles em parceria com influenciadores digitais: a influencer Vih Tube e o pai, o cantor Fábio Júnior e os filhos Fiuk e Cleo, e novamente a cantora Cleo sozinha. 

Outros temas que apareceram no top 20 foram política, lançamento de filme sobre pai, programas de TV e sorteio.  

 

Parcerias com influenciadores digitais

Assim como no Dia das Mães, os influenciadores digitais também estiveram muito presentes nos posts com mais interações no Dia dos Pais. Em ambas as estratégias mostradas acima, também houve parcerias com criadores de conteúdo. Dos 20 posts analisados, 11 tinham influenciadores digitais

Entre as personalidades que se destacaram está o dermatologista Thales Bretas. O médico esteve em 5 dos 20 posts com mais interações no Instagram no período estudado.

As publicações em que Thales apareceu foram feitas nos perfis da Natura, de Hugo Gloss (portal de entretenimento) e da atriz e apresentadora Giovanna Ewbank, que é amiga pessoal dele.  Assim, é possível ver que ambas as campanhas repercutiram para além da bolha de seguidores das marcas e do médico.

Outra personalidade que teve destaque neste top 20 foi Hugo Gloss. O site de entretenimento, que leva o nome do criador, foi responsável por 5 dos 20 posts analisados, com 3 notícias/fotos sobre Thales Bretas, 1 sobre Silvio Santos e 1 sobre o lançamento do filme “Papai é Pop”.

 

Veja o Top 20 de posts com mais interações no Dia dos Pais 2021 no Instagram

O post de número 18 no ranking não está mais disponível. Era uma foto do ator Bruno Gagliasso com os filhos, postada por um perfil não pertecente ao ator e, até ser excluído, tinha conquistado 35,1 mil interações. A legenda dizia “Lindos 🥰🥰 brunogagliasso Foto Inspiração para o dia dos pais.”

 

Buzzmonitor Trends

A Buzzmonitor Trends, plataforma utilizada para a criação deste estudo, é a ferramenta gratuita de busca de tendências nas redes sociais da Buzzmonitor. Com ela é possível descobrir o que está sendo falado sobre qualquer tema no Facebook, Twitter e Instagram. 

Em sua versão gratuita, é possível fazer consultas rápidas a históricos de até 30 dias do buzz sobre qualquer tema a partir de um termo pesquisado. Neste estudo, foi utilizada a versão premium da Buzzmonitor Trends, que amplia o tempo de pesquisa e o número de resultados exibidos, te ajudando a entender a evolução e mudanças no buzz do termo escolhido. 

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