Como os bancos digitais estão cada vez mais populares, por otimizarem os serviços do sistema financeiro, resolvemos comparar a performance dos bancos Neon e Agibank no Facebook e Instagram durante o mês de setembro.
Para isso contamos com a ajuda do Buzzmonitor Analytics Pro. Confira os resultados dessa batalha:
Métrica crescimento de seguidores Instagram: Neon ganha em disparado do Agibank
* Importante métrica a ser acompanhada para analisar se suas campanhas estão trazendo novos seguidores à marca.
Com 248.057 seguidores e 8.500 novos seguidores no período, o banco Neon ganha em disparado do Agibank que tem apenas 31.163 seguidores e 668 novos no período.
Vencedor da métrica: Banco Neon.
Métrica crescimento de fãs Facebook: Agibank tem maior total de fãs mas menor crescimento de fãs
Em relação ao crescimento de fãs no Facebook, o banco Neon segue na frente com 2.177 novos fãs (total: 218.139). Já o banco Agibank ganhou apenas 424 novos fãs no período, totalizando 353.307 fãs.
Vencedor da métrica: Banco Neon.
Métrica melhores publicações Instagram: Neon fez o dobro de publicações em relação ao Agibank em setembro
*Essa métrica mostra a quantidade de publicações feitas pelas marcas durante o período selecionado.
Ao analisarmos, no período selecionado, temos 12 publicações e uma média de 0,4 publicação por dia do banco Neon e 6 publicações com média de 0,2 publicação por dia do Agibank.
Em relação ao engajamento das publicações para cada mil fãs, o Neon teve com a soma dos dois top posts: 27,5222 de engajamento. Já o Agibank teve 22,2531. Ou seja, no período, as publicações do Neon engajaram mais.
Vencedor da métrica: Banco Neon.
Métrica melhores publicações Facebook: Neon fez 260 publicações a mais que o Agibank
Já no Facebook, o Neon fez 269 publicações (média de 8,97 por dia) e o Agibank fez apenas 9 publicações (média 0,3 por dia).
O engajamento para cada 1000 fãs das duas publicações do Neon somaram 15,0614 e do Agibank somaram 6,3258.
Vencedor da métrica: Banco Neon.
Métrica engajamento da página no Instagram: Neon também vence essa métrica
Essa métrica é fundamental para o gestor da marca acompanhar o número de engajamento em todas as publicações durante o período selecionado.
O Neon teve uma média de engajamento de 3,0 e o Agibank teve o total de 1,21.
Vencedor da métrica: Banco Neon.
Métrica engajamento da página no Facebook: Neon vence com a média de engajamento de 4,58
A média de engajamento no Facebook do Neon foi de 4,58. Já do Agibank é de apenas 0,13.
Vencedor da métrica: Banco Neon.
Métrica número de interações no Instagram: Neon tem 21.220 interações a mais que o Agibank
O número de interações do banco Neon em sua página no Instagram é de 22.353. O banco Agibank tem apenas 1.133.
Vencedor da métrica: Banco Neon.
Métrica número de interações no Facebook: Neon tem 9x mais interações que Agibank
Em relação ao número de interações (curtidas e comentários) o Neon vence com 37.832 do Agibank que apresenta 4.135.
Vencedor da métrica: Banco Neon.
Qual sentimento demonstrado pelos usuários em cada banco?
De acordo com o gráfico de sentimento, os dois bancos digitais apresentam uma alta porcentagem de sentimento negativo: Neon com 58,3% e Agibank com 36,3%.
Ao mesmo tempo, o Agibank apresenta mais pontos positivos (33,3%) e a Neon apenas 8,7%.
Vencedor da métrica: Agibank
Horário de maior interação do público
O horário que mais concentra interações dos públicos com as fintechs é das 9h às 20h.
Os picos de maior interação com a Neon são ao 12h e às 18h e o pico com o Agibank às 16h.
Conclusão da batalha
Nesta batalha o banco digital Neon venceu mais métricas do que o banco Agibank, apesar do Agibank estar com a imagem mais positiva.
*Módulo analytics Pro Buzzmonitor
Numa batalha entre duas marcas no Analytics Pro do Buzzmonitor é possível analisar todos os dados públicos de uma marca (seguidores, conteúdo, engajamento):
- Crescimento de seguidores;
- Número de publicações;
- Distribuição de Tipos de Publicações de Perfil;
- Top posts;
- Engajamento para cada 1000 seguidores;
- Número de interações;
Caso você seja administrador da conta, é possível, além dos dados públicos, ver dados como:
- Alcance;
- Impressão;
- Dados patrocinados;
Para Instagram é possível analisar visitas do perfil.
Para Facebook:
- Idade e gênero dos fãs;
- Fãs por cidade;
*Em fãs, é possível coletar ganhos e perdas por dia.