Mini mapa do veganismo em redes sociais: influenciadores e marcas relacionados à alimentação e beleza dão voz para à causa nas redes sociais

Seja por questões de saúde, ambientalismo, ética, estilo de vida ou mesmo por consumo ocasional, os brasileiros têm optado por cada vez mais produtos de origem vegetal. Dados do IBOPE (2018) apontam que 55% dos brasileiros consumiriam mais produtos veganos se estive indicado na embalagem. Os produtos, claro, são apenas parte de todo o estilo de vida/escolhas que envolvem a filosofia vegana. No entanto, são um grande indicativo de mudança de paradigmas e novos caminhos no cotidiano dos brasileiros. 

 

Em celebração ao Vegan World Day, em 01/11, a Buzzmonitor, acompanhou as publicações de jornalísticos e influenciadores sobre o tema por meio de seu Buzzmonitor Trends. Para este mini mapa, coletamos as menções aos termos “vegana” e “vegano” do dia 01 a 31/10/22

 

Top 10 – Marcas que falam sobre veganismo

Quando falamos em indústrias alimentícia e de cosméticos aparecem em destaque

Entre as top 10 marcas brasileiras que falam do veganismo (número de fãs) estão os perfis da:

 

1- Hellman’s – 5,7 milhões de seguidores no Facebook 

2 – Fini – 4,6 milhões de seguidores no Facebook

3 – Embelleze – 3,9 milhões de seguidores no Facebook

4 – Dailus – 2,9 milhões de seguidores no Instagram

5 – Skala Cosméticos – 1,7 milhões de seguidores no Instagram

6 – Revista Vegetarianos – 982 mil fãs no Facebook

7- Lola Cosmetics – 967 mil seguidores no Instagram

8 – Greenpeace Brasil – 779 mil seguidores no Instagram

9 – INOAR Brasil – 703 mil seguidores no Instagram

10 –OX Cosméticos – 662 seguidores no Facebook

 

O único ponto “fora da curva” entre as top 10 marcas é a ONG Greenpeace Brasil (779 mil seguidores), o que revela o quanto a busca por marcas de consumo é maior do que o interesse por marcas de engajamento social em relação à causa.

 

Top 10 – Influenciadores que falam sobre veganismo

Já entre os influenciadores, o engajamento acontece de forma bem equilibrada entre diferentes temáticas que permeiam o veganismo. Desde o aspecto da saúde, passando por alimentação e consumo consciente. Outro ponto interessante é a diversidade de vozes que representam a causa, como podemos notar na lista abaixo.

 

1 – Nátaly Neri (693 mil seguidores no Instagram)

Cientista social, mulher LGBT e grande fã de brechós, Nataly aborda o veganismo principalmente pelo viés do consumo consciente. Trazendo debates e questionamentos a partir da sua rotina.

 

2 –  Monalisa Nunes (556 mil inscritos no YouTube)

Dermatologista da primeira clínica vegana do Brasil, Monalisa dá dicas em seu canal para quem também deseja seguir a carreira médica. Além de falar de cuidados com o cabelo e viagens.

 

3 – VegetariRango (467 mil inscritos no YouTube)

O objetivo de Flavio Giusti é ensinar a versão vegana de receitas super famosas e indulgentes, como cebola do Outback, Kinder Ovo e Ferrero Rocher. Tudo muito fácil e descomplicado.

 

4 – Drica na Cozinha (582 mil inscritos no YouTube) 

A chef Drica é formada na conceituada escola de gastronomia Le Cordon Bleu e utiliza seus conhecimentos para compartilhar receitas veganas em seu canal. Os clássicos brasileiros em versão 100% vegetal.

 

5 – Fabio Chaves (370 mil inscritos no YouTube)

Ativista do maior portal vegano da América Latina e também palestrante do TEDx, Fabio fala de vários assuntos da atualidade relacionados ao veganismo.

 

6 – Vegano de Periferia (339 mil seguidores no Instagram)

Os gêmeos Leonardo e Eduardo Santos acreditam em um veganismo acessível para todos. O acesso à alimentação é o tema foco do perfil dos irmãos no Instagram.

 

7 – Tese Onze (428 mil inscritos no YouTube)

Doutora em sociologia, marxista e vegana, Sabrina traz à tona debates sobre sociologia e política em seu canal. Apesar do veganismo não ser o tema principal, ela relata a sua jornada de quando se tornou vegana e também discussões sobre a sustentabilidade e política.

 

8 – Downlicia (324 mil seguidores no Instagram)

O chef Gabriel está na lista dos jovens na Forbes Under 30. Em seu perfil compartilha especialmente sobremesas, entre elas opções veganas.

 

9 – Panelaço (348 mil inscritos no YouTube)

O projeto do músico João Gordo traz a cada episódio uma entrevista com uma personalidade da música + uma receita vegana. A última temporada aconteceu em 2020, ano em que ele também conduziu a iniciativa de distribuir marmitas veganas ao mais necessitados.

 

10 – VegTube (320 mil seguidores no Facebook)

O maternar e ideias de receitas para toda a família são os temas mais trazidos por Ive Luz, do VegTube. Hoje, o VegTube também conta com uma comunidade própria: a Família Vegana. 

 

Top 10 posts que falam sobre veganismo (Instagram)

 

1 – Australian Gold Brasil (31.7 mil interações)

Protetor solar com fórmula vegana

2- Novos produtos (22.2 mil interações)

Post sobre hidratação famosa em versão vegana

Top 3 – VegRocha (12.3 mil interações)

Perfil que ajuda as pessoas a serem veganas sem gastar muito

Top 4 – Maybelline NY Brasil (11.9 MIL interações)

Corretivo com nova fórmula vegana

Top 5 – Receitas Veganas Simples (9.5 mil interações)

Perfil com receitas simples e fáceis de fazer

Top 6 – Receitas Veganas Simples (9 mil interações)

Perfil com receitas simples e fáceis de fazer

Top 7 – Thalyta Koller (7 mil interações)

Participante do MasterChef falando sobre o desafio da prova vegana

Top 8 – Maybelline NY Brasil (6.8 mil interações)

Lançamento de batom com fórmula vegana

Top 9 – May Rodrigues e Facinatus Cosméticos (6 mil interações)

Resenha sobre linha de produtos de cabelo

Top 10 – Receitas Veganas Simples (5.3 mil interações)

Perfil com receitas simples e fáceis de fazer

O veganismo tem um mercado consolidado e em plena expansão. A presença social das marcas, dedicadas ao veganismo ou com linhas de produtos para este público é fundamental e importante. Parcerias com influenciadores sobre o tema ajudam a atingir não só veganos e simpatizantes da causa como consumidores esporádicos, além disso, conteúdos com co-criadores e com receitas e tutoriais geraram grande engajamento.

Mini mapa do veganismo em redes sociais: influenciadores e marcas relacionados à alimentação e beleza dão voz para à causa nas redes sociais
Rolar para o topo