Na última terça-feira, a equipe do Buzzmonitor apresentou um Hangout sobre o chamado Facebookalipse. O nome vem de uma junção entre “Facebook” e “apocalipse”, devido ao monitoramento cada vez mais difícil dos murais do Facebook por ferramentas de redes sociais. O vídeo do evento pode ser assistido na íntegra em nosso canal no Youtube.
Pensando já nessa possibilidade, o Buzzmonitor apresenta três soluções para nossas marcas melhorarem o monitoramento no Facebook. São elas:
a) ampliar earned media
Usando as informações de tráfego da página, e além das palavras-chave nas redes sociais, é possível monitorar o que as pessoas dizem sobre sua marca na sua página: feedback de algum produto ou uma discussão nos comentários, por exemplo, podem ser monitorados.
O menu Facebook Only, localizado em menu Edit Report > Filters > More Filters, permite que o analista separe os posts por tipo, origem, e até aqueles feitos pelos usuários, além do tipo de conteúdo. Ao separar posts dos usuários temos o earned media dentro da página.
b) monitorar Facebook groups
Mais e mais, os usuários do Facebook criam grupos para discutir os assuntos mais diversos. A partir disso, o analista pode realizar cruzamentos a partir do conteúdo gerado por esses grupos.
c) monitorar tribos de consumidores
Esportistas, jornalistas, publicitários, estudantes e outras tribos podem ser monitorados em outras redes sociais, como o Twitter, por exemplo. Dessa maneira, é possível monitorar a timeline de pessoas que se digam “esportistas” a partir do que elas dizem nas bios do Twitter.
Com essas soluções, o analista de redes sociais compensa a restrição crescente ao monitoramento dos murais públicos do Facebook, sem deixar de entregar insights de earned media ao seu cliente.
Algumas destas opções estão disponíveis mesmo na versão freemium do Buzzmonitor. Conheça: buzzmonitor.com.br