Delivery do varejo: Criando comparativos estratégicos para a sua empresa

Uma tendência que está se tornando cada vez mais comum em marcas de varejo é o serviço de entrega rápida. O desejo dos consumidores de receberem suas compras cada vez mais rápido mostrou a necessidade do mercado varejista em se adequar a essa nova modalidade de compra. Marcas como B2W, Via Varejo, Magazine Luiza, Mercado Livre e Amazon já estão utilizando esses serviços junto com transportadoras, trazendo qualidade, agilidade e novas experiências de consumo para o seu público. 

 

1. O desafio 

Uma marca varejista de eletroeletrônicos identificou a necessidade de trazer mais agilidade para as suas entregas online e optou por serviços de entrega rápida. Toda a sua comunicação como marca começou a se atrelar a essa nova modalidade,  Entretanto, a marca queria entender como as outras empresas estavam lidando com essas entregas, para poder gerar insights e antecipar suas estratégias. 

 

2. Solução 

Para conseguir fazer uma comparação de benchmarking dos concorrentes da marca e identificar os pontos positivos e negativos sobre o termo “entrega rápida”, foi necessário que a marca buscasse por termos relacionados ao assunto, além de criar relatórios que pudessem visualizar comentários, evolução de sentimento e pontos específicos de cada marca. 

No Buzzmonitor, é possível extrair informações sobre os concorrentes de determinada marca e compará-los em gráficos ou períodos. No exemplo abaixo, separamos marcas do segmento varejista que possuem os serviços de entrega rápida: 

 

 

Para ter uma visão comparativa dos sentimentos das marcas, é preciso configurar o relatório do Buzzmonitor nos filtros. Com isso, o relatório consegue identificar o volume de menções relacionadas a tendência ou termo que você quer monitorar.

 

 

Outros gráficos comparativos que podem ser criados na ferramenta são de Estados/Cidades, capazes de identificar pelo Twitter a localização das pessoas que mais comentam sobre a marca ou termo específico. 

 

 

Para saber qual marca é a mais mencionada pelo consumidor nas redes sociais, é preciso filtrar o gráfico por projeto:

 

 

Além disso, também é possível extrair comparativos analíticos das marcas, evolução de métricas, principais postagens e reações, é só ir até a aba de Analytics Pro do Buzzmonitor e filtrar pelo projeto e data desejada. 

 

 

3. Resultados 

Diante dos dados fornecidos, foi possível constatar que as marcas estão investindo na diminuição do tempo de entrega das mercadorias, mas que por ser um serviço novo e por ser necessário a reestruturação de toda parte logística, o serviço ainda gera comentários negativos nas redes sociais das varejistas. Porém, ao identificar esses comentários, cruzando dados quantitativos, a marca conseguiu mensurar a tendência, elaborar novos insights, antecipar estratégias de vendas e gerar decisões importantes para a empresa. 

 

 

Delivery do varejo: Criando comparativos estratégicos para a sua empresa
Rolar para o topo