Visto como a Black Friday do primeiro semestre, o Dia do Consumidor (celebrado em 15/03) vem ganhando mais força a cada ano. De acordo com um estudo conduzido pela Buzzmonitor, através do seu módulo Buzzmonitor Trends, os termos “dia do consumidor” OR “semana do consumidor” OR “mes do consumidor” tiveram um aumento de 46% nas menções em relação ao ano anterior.
Em 2022 foram 75.570 posts mencionando o Dia do Consumidor nas redes sociais de influencers, lojas e noticiosos. Já em 2023, esse volume saltou para 110.669. Para a análise foi considerado o período de 09 a 16/03 (17h). Dessas menções, 48,81% vieram do Twitter, 40,18% do Instagram e 11,01% do Facebook.
Através do gráfico de volume, podemos perceber que as divulgações sobre a data começaram a aquecer a partir de 12/03, chegando ao seu pico em 15/03. No dia do Consumidor, o Instagram foi a rede social de mais destaque. No total, das 39.814 postagens, 56% foram publicadas no Instagram.
Marcas escolheram o Instagram para divulgar suas ofertas em parceria com criadores de conteúdo e influenciadores de outras plataformas. Confira mais abaixo os top posts:
O varejo apostou em publieditoriais – tanto em canais das marcas como em perfis externos – para aumentar o alcance de suas ofertas
No Instagram, os 05 posts com maior engajamento foram em parceria com influenciadores. Para trazer mais visibilidade para seu perfil, a varejista Casas Bahia fez parceria com a TikToker Mai Purper, a influencer Cenourinha (conhecida como a Cenourinha do Face) e a Drag Queen Elay Oliv, vencedora da competição Corrida das Blogueiras, reality show do canal do YouTube Divas da Depressão.
As parcerias com Mai Puper e Cenourinha trouxeram formatos de vídeos curtos inspirados no TikTok e juntas somaram 13.6 milhões de visualizações, atingindo assim uma base de seguidores bem acima dos seguidores das varejistas. Atualmente as Casas Bahia tem 3.5 milhões no Instagram.
A Amazon também figurou entre os top 5 posts, através de um publieditorial no perfil Você Sabia.
- Casas Bahia (259 mil interações e 7.4 milhões de views) – Publi com a Tik Toker Mai Puper
- Casas Bahia (137.3 mil interações e 6.2 milhões de views) – Publi com a influencer cenourinha
- Casas Bahia (69 mil interações) – Publi com a influencer Elay Oliv e
- Casas Bahia (46 mil interações) – Publi com a influencer Elay Oliv (mesmo conteúdo em duas publicações distintas)
- Você Sabia (43 mil interações) – Publi da Amazon
Oferta das Casas Bahia foi topo do engajamento do Facebook
Assim como no Instagram, a Casas Bahia também foi destaque no Facebook. Entre os top 5 posts da redes, a oferta da geladeira Brastemp ficou em primeiro lugar. Outro item para o lar que fez sucesso foi o jogo de cama da Havan.
Houve empresas que também aproveitaram a data para fazer uma comunicação mais institucional, como foi o caso da Komatsu, marca de tratores e escavadeiras, e a Qboa, fabricante de produtos de limpeza.
- Casas Bahia (28.8 mil interações) – Oferta da geladeira Brastemp
- Komatsu (7.6 mil interações) – Post institucional
- Qboa (7.3 mil interações) – Post institucional
- Havan (3 mil interações) – Oferta Jogo de Cama
- A cidade on Araraquara (1.7 mil interações) – Oferta McDonald’s Araraquara
Noticiosos aproveitaram a data para dar dicas aos consumidores
Enquanto no Instagram e Facebook as comunicações foram muito voltadas para as ofertas, no Twitter tivemos a cobertura de veículos de imprensa sobre o Dia do Consumidor. O humorístico Programa Pânico fez uma reportagem mostrando as ofertas nas lojas, já a Folha de São Paulo e o Estadão aproveitaram a pauta para falar de direitos do consumidor, origem da data e aspectos econômicos/financeiros do Dia do Consumidor.
O ranking dos 5 top posts leva em consideração a quantidade de seguidores do perfil (Programa Pânico 11 milhões, Folha de São Paulo 8,5 milhões e 7,6 milhões de seguidores) que postou o tweet.
- Programa Pânico (5.782 visualizações) – Reportagem nas lojas
- Folha de São Paulo (24.4 mil visualizações) – Lucro influenciadores
- Folha de São Paulo (22.4 mil visualizações) – Direitos do consumidor
- Folha de São Paulo (27.8 mil visualizações) – Origem da data
- Estadão (12.7 mil visualizações) – Dicas financeiras
Reclame AQUI está entre os top 5 influenciadores
De acordo com o Buzzmonitor Influencers, no período de 13 a 15/03, o perfil no Facebook do Reclame AQUI teve um aumento de 62,9% nas suas interações. O que demonstra como o Dia do Consumidor aqueceu a movimentação dos usuários sobre a reputação das marcas.
Na semana do Dia do Consumidor, o portal publicou dois conteúdos e as pessoas aproveitaram os comentários para demonstrar sua insatisfação com experiências de compra ou cobranças.
Pesquisa realizada pelo Reclame AQUI sobre o comportamento de compra no pós pandemia revelou que, para 41% dos consumidores, empresas precisam evoluir no relacionamento com o consumidor, 29,2% pesquisam a reputação de marca antes de comprarem e 40,3% esperam que as marcas ofereçam boas experiências de compras da venda ao pós-venda.
Instituído em 1962 por John Kennedy, o Dia do Consumidor surgiu no intuito de trazer luz aos direitos dos consumidores, mas atualmente ganhou um apelo muito voltado ao incremento das vendas pelo varejo. O engajamento dos consumidores com o portal Reclame AQUI demonstra que, muito além das ofertas, eles também estão interessados em ter boas experiências de compra. Cabe às marcas, especialmente às varejistas, aproveitar a data para reforçar aspectos como: canais de comunicação, segurança da compra e suporte pós-venda.