Atualização: no dia 11/12/2018 o Facebook desativou por tempo indeterminado a API que permitia a busca por localização do Instagram, não sendo mais possível utilizar esse recurso para monitoramento. Saiba mais aqui.
Nos dias 23, 24 e 25 de março aconteceu em São Paulo mais uma edição do Lollapalooza! Para acompanhar o evento e não perder nenhum detalhe, fizemos um monitoramento com as principais informações. Eles podem servir de inspiração para que você monitore o próximo evento que sua empresa fizer ou participar!
Monitoramos as geolocalizações do Instagram onde o evento foi realizado: Autódromo de Interlagos e Lollapalooza Brasil 2018.
OBS: monitoramos o período de 19 de março até o dia 29 do mesmo mês.
- Dia 26 (segunda) teve maior pico de buzz
Nas Locations o pico de buzz foi no dia 26, um dia após o término do festival. Interessante observar que provavelmente as pessoas deixaram para publicar suas imagens no dia seguinte, mas ainda assim fizeram questão de colocar a location de onde estavam.
- “Lolla”, “Lollapalooza” e “Melhor” aparecem entre os assuntos mais citados
Tanto o termo “Lolla” quanto o termo “Lollapalooza” já eram esperados que aparecessem entre os assuntos mais citados. Já o termo “Melhor” nos induz a pensar que o público considerou esta a melhor edição do Lollapalooza.
- #TheKillers foi a banda que mais apareceu entre as hashtags
#Lollapalooza e #Lollapaloozabr também são as hashtags mais utilizadas nas publicações com location. Além disso, as principais bandas que fizeram shows no evento também aparecem entre as principais hashtags, como #TheKillers e #LanaDelRey.
- Pico de audiência acontece às 21h
A maioria das postagens são feitas às 21h, horário do início do show no palco principal. Há também um pico às 11h, horário de abertura dos portões do festival.
Por que monitorar as Instagram Locations?
Uma boa estratégia para o monitoramento de eventos é acompanhar o buzz no Instagram por meio das locations onde o público faz check-in nas publicações. Isso é possível a partir do isolamento de uma ou mais localidades, o que permite conhecer o buzz de um local como estádio ou show, cidade ou mesmo diversos locais como lojas de uma franquia ou uma rede de restaurantes.
Para o profissional de social media é uma excelente oportunidade para conhecer o buzz desses locais sem se preocupar com a utilização de um termo inicial.
Apenas usando a geolocalização é possível obter alguns insights a respeito das pessoas que fizeram check-in naquela localização.
No caso, o evento foi realizado no Autódromo de Interlagos, o que permite que sejam monitoradas as Locations Autódromo de Interlagos e Lollapalooza Brasil 2018.
A importância do Dashboard Real Time
Todos os reports aqui mostrados podem ser exibidos em um único Dashboard Real Time. Isso permite que você compartilhe o dash com mais pessoas, mostre todos os resultados do evento, insights e conclusões sem precisar extrair nenhuma planilha!
Isso facilita o compartilhamento dos relatórios e a visualização de todas as métricas sobre o evento.
Tudo isso à distância de apenas um clique!
Conclusão e Insights
O monitoramento de um grande evento permite entender quem era o público presente, quais as suas redes sociais preferidas, quais os termos mais mencionados e também fazer o uso das Locations do Instagram para criar ações estratégicas naquela localização.
Outra possibilidade é interagir com as pessoas que estão no seu evento. Acompanhando a geolocalização, é possível monitorar e interagir com o público que está falando sobre sua marca em um raio próximo a você. Além disso, eventos patrocinados são uma grande oportunidade de negócio, pois geram muito buzz e é possível acionar campanhas direcionadas para o público que está no local.
Desta forma, um evento deste porte tem muito buzz e também muitas oportunidades de negócio. Monitorando o que o público fala, como ele interage com suas publicações e sua repercussão torna muito mais fácil ter insights para eventos futuros!
Comece a usar o Buzzmonitor hoje mesmo para monitorar grandes eventos como o Lollapalooza
Crédito imagem de capa: Rádio Mix FM