Quem já utiliza a Buzzmonitor, sabe o quanto a inteligência em social media pode otimizar as tarefas rotineiras. Um exemplo são as Smart Replies, que permitem atender clientes 2,7 vezes mais rápido através aprendizado e sugestão de respostas pela inteligência artificial a partir do histórico dos analistas. Marcas como a Via ganharam mais agilidade com essa inovação da nossa plataforma.
E nas atualizações de abril, nosso time de tecnologia trouxe uma novidade incrível com uso da inteligência em social media. A classificação de interesses. Veja abaixo como funciona e exemplos práticos.
O que é o classificador de interesses da Buzzmonitor e em quais redes está disponível?
O classificador de interesses é uma funcionalidade exclusiva da Buzzmonitor que, através da inteligência artificial, reconhece as palavras citadas em depoimentos e na bio e a partir disso se refere às palavras em categorias.
E como funciona? A partir da inteligência de dados da Buzzmonitor, os perfis ou interações que citarem a sua marca (módulo monitoramento) ou interagem com a sua marca serão classificados em categorias. Isso é possível pois indexamos nossa database com a categorização dos temas da wikipedia, o que nos permite classificar perfis e depoimentos.
Assim, seu time poderá ter insights para entender o universo dos usuários e se comunicar de forma personalizada. Quanto mais a sua comunicação se alinha ao contexto dos consumidores, maior será a identificação, engajamento e menor os riscos de crise.
Veja como funciona na prática.
Classificação de depoimento
No depoimento abaixo, o usuário relata um problema com um banco e palavras como “banco” e “transferência”. Por isso, foi classificado na categoria Economia e Finanças.
Classificação de bio
Já no exemplo abaixo vemos um perfil que foi classificado na categoria Governo/Política, Sociedade. A classificação foi feita a partir das palavras citadas em sua bio: paz, amor, igualdade, democracia e resistência.
A classificação acontece para todos os tipos de interação em redes sociais, seja ela de monitoramento ou atendimento. Já a classificação da bio do autor acontece no Twitter e Instagram, únicas redes que disponibilizam essa informação. Caso nenhuma categoria for encontrada para a mensagem ou bio, significa que o conteúdo não foi suficiente para que o nosso classificador o encaixasse dentro de uma das categorias existentes.
Inicialmente, a versão beta classifica apenas conteúdos em português. No entanto, alguns termos globais são reconhecidos (“fashion”, “csgo”, “esports”…).
Como o classificador de interesses pode ser aplicado?
Exemplos de uso da Inteligência Artificial em social media
Agora que você já sabe o que é o classificador de interesses da Buzzmonitor, chegou a hora de ver seu uso na prática.
Para testar essa nova funcionalidade, nosso time de insights analisou 12 meses de buzz sobre os 5 maiores bancos do país: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander. No estudo, foi considerado o período 06/05/2021 e 05/05/2022.
Top interesses de quem fala com ou sobre o setor financeiro
Base: 4.377.051 publicações – Período 06/05/2021 e 05/05/2022
O classificador de interesses permite gerar um gráfico e nele descobrimos que além dos interesses mais ligados ao mercado financeiro, como economia, finanças e empreendedorismo, uma série de outros temas permeia a vida de quem falou com e sobre os bancos em redes sociais nos últimos 12 meses.
Fatores como religião, Família, Sociedade, Política e Artes fazem parte de uma ampla lista de interesses de pessoas inseridas em um universo complexo e altamente dialógico.
Top interesses de quem fala com ou sobre os bancos
Bradesco
Base: 526.147 publicações – Período 06/05/2021 e 05/05/2022
Banco do Brasil
Base: 297.004 publicações – Período 06/05/2021 e 05/05/2022
Caixa
Base: 191.019 publicações – Período 06/05/2021 e 05/05/2022
Itaú
Base: 156.950 publicações – Período 06/05/2021 e 05/05/2022
Santander
Base: 152.894 publicações – Período 06/05/2021 e 05/05/2022
- Além de interesses tradicionalmente associados ao mercado financeiro, como Comércio e Economia e Finanças, alguns dos players analisados apresentaram temas pontuais:
- Bradesco: associações a Agropecuária, Esportes e Ciências e Educação;
- Banco do Brasil: associações a Governo e Sociedade;
- Caixa: temas sobre Governo, Sociedade e Legislação;
- Itaú: foi ligado a Comunicações e Ciências e Educação;
- Santander: o leque mais amplo de associações, com turismo, jardinagem, bem-estar e outros.
Quais são as categorias disponíveis?
Inteligência Artificial em social media para abordagens mais assertivas
O classificador de interesses disponibiliza 32 categorias diferentes. Sendo assim, cada post ou bio pode ser classificado pelo seu interesse em uma ou algumas dessas categorias:
- Astrologia
- Agropecuária
- Animais/PETs
- Filmes & Séries
- Rádio & TV
- Livros e Literatura
- Tecnologia
- Gaming
- Casa & Jardim
- Imobiliário
- Gestão & Empreendedorismo
- Comunicação & Marketing
- Meio Ambiente
- Comidas & Bebidas & Culinária
- Ciências & Educação
- Esportes
- Família & Relacionamentos
- Economia & Finanças
- Comércio
- Governo/Política
- Legislação
- Imprensa & Jornalismo
- Artes visuais
- Moda & Beleza
- Religião
- Saúde
- Bem estar & Fitness
- Sociedade.
- Turismo, Viagens e Lazer
- Música
- Transporte
- Astronomia
Viu como a Inteligência Artificial em social media economiza tempo e recursos do seu time de marketing? Agora que você já conhece essa novidade, experimente agora na Buzzmonitor. 😊
Em caso de dúvidas, nosso time comercial está aqui para te ajudar: comercial@buzzmonitor.com.br