Esquenta Black Friday: E-commerce, roupas e influencers mães são destaque na data

Quais os destaques da semana da Black Friday nas redes sociais? Em busca de responder essa pergunta, a Buzzmonitor realizou um mapeamento das conversas que citam Black Friday no período de 20/11 a 24/11 (12h). No estudo, também foi feita a comparação com o ano anterior para entender quais as mudanças da semana da Black Friday 2022 x 2023. 

Canais de venda: crescimento dos apps como canal de venda

Na semana da Black Friday, o E-commerce permanece como o canal de venda mais citado, seguido do WhatsApp e Loja Física. Em compensação, tivemos mudanças sobre o interesse por lives e apps. Na comparação de 2022 com 2023, o app cresceu em quantidade de menções  (aumento de 18%) e as lives foram menos presentes nas conversas (queda de 46%).

Ranking de canais mais citados (2023)

  • E-Commerce
  • WhatsApp
  • Loja Física 
  • App 
  • Live

Ranking de canais mais citados (2022)

  • E-Commerce
  • WhatsApp
  • Loja Física 
  • Live
  • App

 

Formas de pagamento: carnê perde importância como meio de pagamento

Assim como em 2022, o meio preferido para pagamentos durante a Black Friday 2023 é o cartão de crédito. Seguido do Pix, cartão de débito e boleto. O carnê, que em 2022 foi o quinto meio de pagamento mais mencionado, saiu do ranking. Revelando o distanciamento dos brasileiros em relação aos crediários das lojas

 

Cresce o número de menções às roupas na Black Friday

Na semana da Black Friday 2023 (20/11 a 24/11), os 5 produtos mais mencionados em postagens sobre a data foram: Roupas, Acessórios, Livros, Móveis e Decoração e Kindle. Já em 2022, os livros ficaram no topo do ranking de itens mais presentes nas conversas sobre a Black Friday (Livros, Kindle, Roupas, Acessórios, Móveis e Decoração).

As menções às roupas cresceram 10,93% em relação ao passado e as menções a livros reduziram em 34%.

 

Parcerias com influencers mães estão no topo do ranking de curtidas

No mapeamento de posts que citam a Black Friday, as parcerias com influenciadoras que são mães aparecem no topo do ranking. No período de 20/11 a 24/11, a publicação de Viih Tube em parceria com a Pampers (336 mil likes) foi a que obteve mais curtidas sobre o tema. Já o segundo lugar foi o post de Ary Mirelle (noiva do cantor João Gomes) em parceria com a C&A (85 mil likes). As duas publicações, em formato de Reels, foram feitas na véspera da Black Friday e têm como objetivo informar que as ofertas já começaram. 

 

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