Os emojis são símbolos utilizados para expressarmos sentimentos, sensações, emoções, situações e muito mais. Eles realmente fazem muito sucesso e por isso possuem um dia próprio: 17 de julho é comemorado o dia do emoji.
A veiculação de emojis em mensagens e publicações se consolidou nos últimos anos e por isso eles passaram a fazer parte das publicações das marcas nas redes sociais.
As marcas já tiveram receio de utilizar emojis em suas publicações, mas agora a realidade é outra: cada vez mais marcas usam emojis tanto em posts próprios quanto no engajamento com o consumidor.
Você sabe quais são as vantagens de utilizar emojis?
De acordo com o Twitter, utilizar emojis pode ajudar a sua empresa a se destacar e fazer com que o público se envolva mais.
Num teste feito por Larry Kim, fundador e CTO da WordStream, uma plataforma de mídia online, publicações com emojis tiveram um engajamento 25,4% maior que publicações sem emojis.
Porém, é necessário utilizar corretamente os emojis para passar a mensagem que se deseja.
Confira 7 dicas de utilização dos emojis:
1- Entenda os emojis
É fundamental entender os emojis antes de utilizá-los. Parece fácil, mas você precisa sempre analisar qual emoji se encaixa a cada situação.
Muitas vezes os emojis são entendidos de maneira errada e ainda há emojis diferentes dependendo do sistema operacional que você usa, o que pode gerar problemas para sua marca. Veja esta matéria sobre os reais significados de alguns emojis.
2- Não seja enigmático
Mesmo os emojis sendo os queridinhos das redes, muitas pessoas ainda não têm familiaridade com os símbolos, então nunca use enigmas feitos com emojis.
A função deles é reforçar a comunicação, algo para que se torne mais sentimental e próximo do leitor, e não deixá-los confusos.
3- Seja óbvio
Quando fizer alguma publicação com apenas emojis, seja o mais claro possível.
Veja este exemplo da Domino´s Pizza:
4- Enfatize seus posts com os emojis
Um grande exemplo da utilização dos emojis nas redes é usá-los para enfatizar alguma coisa. Se por exemplo a sua publicação tem algum link, você pode usar o emoji da “mãozinha com o dedo apontado” para deixar claro que é ali que o usuário irá clicar.
5- Seja repetitivo
Memorizamos mais facilmente informações que são repetitivas ou possuem alguma imagem forte. O uso do emoji pode dobrar a memorização da mensagem que você quer passar, ajudando a fixá-la na memória das pessoas.
Estas foram as principais dicas para ajudar a sua empresa a utilizar os emojis e aumentar o engajamento nas redes.
6. Publique e responda os consumidores com emojis
Através do Buzzmonitor Atendimento é possível customizar as respostas da sua marca usando emojis.
E também no Agendamento Buzzmonitor é possível utilizar emojis em publicações:
OBS: O antigo módulo Publicador passa a se chamar Buzzmonitor Agendamento
7. Descubra os emojis mais usados pelo público da sua marca
O monitoramento dos emojis ajuda a entender como o consumidor reage às publicações da marca e compreender os emojis mais utilizados ajuda a criar oportunidades de interação criativa para marcas.
No Buzzmonitor Monitoramento é possível criar gráficos e dashboards com agrupamento de emojis mais usados pelo público da sua marca nos formatos nuvem (imagem abaixo), coluna, barra e pizza.