Como monitorar todas as menções à minha marca no Facebook e Instagram, inclusive as de influenciadores

Monitorar as menções dos internautas à sua marca é uma das principais estratégias das empresas para ficarem a par do que seus clientes estão falando sobre elas.

Mas como monitorar? Muitos de nossos clientes costumam ter dúvidas sobre monitoramento de menções à marca no Instagram e Facebook. As dúvidas mais frequentes são:

1. “Stories e Feed de Instagram + posts no Facebook que fomos marcados aparecem no relatório? E mídia também é entregue ou os Stories somem?”

É possível coletar os posts de perfis públicos e comerciais. Já em relação aos Stories, apenas os publicados pelos perfis de Instagram sincronizados ao Buzzmonitor são captad. Ainda não é possível monitorar menções em Stories, devido a uma limitação da API da rede social.

Porém, conseguimos coletar todos os posts com menções e marcações citando o perfil de Instagram sincronizado e aqui você confere o passo a passo completo para monitorar Instagram Stories.

Já em relação ao Facebook, todos os posts em modo público mencionando a página da marca são coletados.

Além disso, toda interação coletada permanece no Buzzmonitor, mesmo sendo Stories ou até mesmo uma interação postada e posteriormente excluída da rede social pelo usuário.

Veja abaixo como monitorar os posts em que sua empresa foi marcada no Instagram e no Facebook:

Instagram

Por conta das mudanças nas APIs do Facebook e Instagram, agora é necessário que o perfil de Instagram de sua marca esteja vinculado ao perfil do Facebook de sua empresa. Caso você ainda não tenha feito essa vinculação, este artigo do próprio Facebook pode te ajudar a adicionar uma conta do Instagram a uma página comercial do Facebook.

  • Vá até Configurações no menu no canto superior direito do Buzzmonitor para iniciar a sincronização. Selecione a aba CRM para encontrar as redes sociais e clique em + para adicionar uma nova conta de Facebook. Neste processo, automaticamente todas as páginas de Facebook e perfis de Instagram vinculados à sua conta serão sincronizados ao Buzzmonitor.

Caso você não queira que alguns deles estejam no monitoramento, basta clicar no botão Revogar embaixo de cada conta e pronto! Depois é só clicar em Salvar.

  • Após sincronizar sua conta de Instagram ao Buzzmonitor, uma nova pasta com o perfil da sua marca será criado. Clique em Criar novo relatório, na aba Filtros deixe ativado apenas o serviço Instagram e selecione o período que deseja monitorar. Então, role a página até Somente Instagram e deixe selecionada apenas as opções Marcação e Menção.

OBS: a marcação é feita na imagem e menção é quando o @ da marca é citado na publicação.

  • Por último, na aba Fontes, lembre-se de selecionar o perfil da sua marca na parte de Perfis de Instagram. Pronto! O relatório mostrará todos os posts de Instagram em que sua empresa foi marcada no período selecionado.

Facebook

  • Como o perfil de sua marca já estará sincronizado ao Buzzmonitor, clique em Criar novo relatório, na aba Filtros deixe ativado apenas o serviço Facebook e selecione o período que deseja monitorar. Então, role a página até Somente Facebook e filtre os posts apenas de Usuários. Quando um usuário menciona a marca em uma publicação, isso entra como post no Buzzmonitor.

  • Na aba Fontes, lembre-se de selecionar o perfil da sua marca na parte de Perfis de Facebook. Pronto! O relatório mostrará todos os posts de Facebook em que sua empresa foi marcada no período selecionado.

2. “Estamos convidando várias blogueiras e queremos monitorar o que elas estão postando. Como a maioria faz IG Stories, e nos marca, precisamos ter esses números.”

Nesse caso específico é necessário que os perfis dessas influenciadoras tenham previamente sido sincronizados com o Buzzmonitor, essa é a única maneira que conseguir monitorar os stories do influenciador de acordo com as regras da API.

Como é preciso monitorar as menções realizadas pelos influenciadores sobre a marca, sugerimos sincronizar ao Buzzmonitor o perfil de Facebook que tenha acesso ao gerenciador de negócios com o Instagram vinculado. Confira aqui todas as possibilidades que o monitoramento de campanhas com influenciadores no Instagram oferece.

Assim iremos coletar 100% das menções e marcações feitas pelas blogueiras nas publicações, desde que os perfis delas sejam comerciais + públicos. Porém, não será possível coletar nenhuma menção nos Stories, pois esta é uma limitação da própria API, como explicado acima.

Gostou? Inscreva-se para receber nossos conteúdos

Como monitorar todas as menções à minha marca no Facebook e Instagram, inclusive as de influenciadores
Rolar para o topo