Como monitorar as campanhas de seus concorrentes no Facebook


O monitoramento de concorrentes é fundamental para marcas que querem ser competitivas dentro da sua área de atuação. Com as redes sociais como parte importante da comunicação das empresas, acompanhar campanhas das marcas pode ser uma fonte de grande aprendizado para os analistas de social media.

Isso é importante porque as marcas concorrentes buscam engajar o mesmo público. Portanto, saber quais conteúdos fazem sucesso ou quais são ineficazes revela características valiosas sobre a audiência.

O monitoramento de dark posts de concorrentes no Facebook é um caminho para que os analistas aprendam com a experiência das outras marcas. Dark post é um tipo de post patrocinado que não aparece no perfil das marcas e é disparado como uma campanha segmentada.

Para descobrir dark posts de concorrentes, porém, esses posts precisam aparecer na sua timeline, para que seja possível identificar seu link.

 

Vantagens oferecidas pelo monitoramento de dark posts de concorrentes

Comparar campanhas permite às marcas ver quais conteúdos tiveram melhores métricas e desempenho. Veja o estudo que fizemos comparando as performances de C&A e Renner em uma campanha de dia dos Namorados.

Coletamos as URLs de campanhas feitas pelas duas marcas com o mesmo tema e objetivo. Comparamos o desempenho de interações dos dois posts e vimos que a campanha da Renner teve interações durante vários dias, enquanto a da C&A diminuiu rapidamente:

C&A


 

Renner

 

Já em relação ao engajamento, a campanha da Renner teve mais interações de seguidores. Confira o relatório que fizemos comparando a distribuição dos termos mais usados, separados por campanhas:


 

Monitorando os comentários dos internautas nos posts das campanhas de ambas as marcas, percebemos que a publicação da Renner, conforme citado anteriormente, teve mais comentários do que o post da C&A. Na maior parte dos termos mais citados, a marca tem mais de 80% de presença.

Além disso, é possível comparar as outras métricas das publicações, como curtidas, reações, compartilhamentos e visualizações (no caso de vídeos). Essas informações mostram para o analista os resultados das estratégias usadas por cada empresa, gerando insights para futuras campanhas.

 

Como monitorar dark posts?

Com o Buzzmonitor é possível monitorar o desempenho de dark posts de concorrentes. Para isso, basta descobrir qual é a URL do post e cadastrá-la em um projeto de monitoramento.

Para criar um projeto, vá em Monitoramento e clique em Gerenciar Projetos:

 

Na aba de Facebook, adicione a URL da campanha de concorrente que quer monitorar. Depois é clicar em Salvar projeto, criar um nome para o projeto e ele estará pronto!

Importante! É possível adicionar mais de uma URL para monitorar.

Agora basta abrir um relatório do projeto para acompanhar a performance da campanha do seu concorrente.

Dúvidas? Veja nosso tutorial para criar um projeto de monitoramento e acessar os relatórios.

 

Como criar dashboards em tempo real das campanhas dos concorrentes?

1. Monte o dashboard real-time com os relatórios sobre sua campanha

Clique na opção Dashboards na parte superior do Buzzmonitor e depois selecione o botão Novo Dashboard. Aqui você irá procurar pela pasta onde você colocou os relatórios sobre sua campanha. É possível também renomear o título do dashboard.

2. Selecione os relatórios que você quer ver no dashboard

Nessa mesma janela você pode selecionar apenas aqueles relatórios que são relevantes para o dashboard.

3. Clique no dashboard que foi criado e pronto!

Todos os seus relatórios da campanha aparecerão no dashboard.

 

Personalização

1. Personalize o logo

Você pode colocar o logo da sua marca no dashboard no lugar do logo do Buzzmonitor! Para isso, clique em Editar e depois selecione o arquivo direto do seu computador. É só salvar e pronto!

2. Personalize atualização da página e cores do fundo do cabeçalho

Nessa mesma janela, você pode definir de quanto em quanto tempo o dashboard real-time será atualizado. Além disso, você pode alterar as cores do cabeçalho de acordo com as cores da sua marca!

3. Alterne entre tema claro ou escuro

No canto superior do dashboard há um botão para que você mude o fundo do seu dashboard. Basta um clique e ele ganha uma nova personalidade.

O dashboard personalizado do dark post ou campanha está pronto!

 

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