Lançada em 2017 na Netflix, a elogiada série espanhola La Casa de Papel teve seu último episódio divulgado na sexta, 03/12. A trama original da Netflix chegou ao fim depois de 5 temporadas aclamadas pelo público e, claro, analisamos o boca a boca desse evento com o Social Listening do Buzzmonitor. Para esse monitoramento, focamos nas postagens do Twitter no final de semana da estreia.
De 03/12 a 05/12, 32.532 mil publicações foram feitas no Twitter com os termos “La Casa de Papel” ou “#LCDP5”. Esses tweets foram gerados por 24.916 usuários distintos.
Para entender a dimensão do buzz e sucesso da série, comparamos com outra produção que também chegou ao fim esse ano. No dia 09/09/21 foi ao ar a última temporada de Lúcifer e de acordo com o Buzzmonitor Trends 1.071 tweets sobre o tema foram publicados de 09 a 12/09/21.
Quais os personagens geraram mais conversas?
A gangue de criminosos que planejou e assaltou o Banco da Espanha rendeu ao público muitas emoções durante cinco temporadas. No entanto, na parte final, alguns tiveram destaque entre os tuiteiros.
Entre os 20 assuntos mais citados, os brasileiros citaram os seguintes personagens
- Alicia Sierra – 1.745 tweets (5.3% do volume)
- Tóquio – 1.339 tweets (4.1% do volume)
- Nairóbi – 1.133 tweets (3.4% do volume)
- Professor – 373 tweets (1.1% do volume)
- Estocolmo – 359 tweets (1.1% do volume)
Assuntos mais falados nos tweets com os termos “La Casa de Papel” ou “#LCDP5” – 03 a 05/12
Também entre os assuntos mais citados, alguns usuários citaram a retirada de algumas séries do catálogo da Netflix. 2.89% dos usuários (943 tweets) citaram Modern Family e 2.89% citaram Grey’s Anatomy (943 tweets).
De onde os usuários mais tuitaram sobre La Casa de Papel?
Brasília foi a cidade que mais engajou com o final da série no Twitter, seguida de Belo Horizonte e Recife.
Localização dos usuários que postaram com os termos “La Casa de Papel” ou “#LCDP5” -03 a 05/12
Já ao agruparmos as cidades que postaram por região, o Nordeste liderou o ranking, sendo responsável por 33,90% dos tweets.
Gênero dos usuários e horários de maior buzz
Com 657,7% dos tweets, as mulheres foram quem mais postaram sobre o final da série La Casa de Papel.
Gênero dos usuários que postaram com os termos “La Casa de Papel” ou “#LCDP5” -03 a 05/12
A Netflix liberou a parte final da série às 05h da manhã do dia 03/12, mas os o buzz sobre o tema só começou a evoluir a partir das 16h. No gráfico de comentários por hora, podemos perceber que o pico de tweets sobre a série aconteceu às 17h. Pelo fato da sexta ser um dia comercial, o volume de tweets revela que as pessoas assistiram ao episódio no período noturno/pós-expediente
Volume de tweets com os termos “La Casa de Papel” ou “#LCDP5” – 03/12
Já no sábado, as pessoas se jogaram na Netflix e o volume de tweets foi bem constante durante o dia. O sábado, aliás, foi o dia preferido dos usuários para postar sobre a série no período de 03 a 05/12.
03/12 – 5.157 publicações
04/12 – 14.481 publicações
05/12- 12.894 publicações
Volume de tweets com os termos “La Casa de Papel” ou “#LCDP5” – 04/12
No domingo, o volume de publicações (12.894) se aproximou bastante das do sábado (14.481). No entanto, a mesma atenção não se manteve em todos os horários, com grande queda no volume entre 03h e 08h da manhã.
Volume de tweets com os termos “La Casa de Papel” ou “#LCDP5” – 05/12
Hashtags mais populares sobre a série
No Brasil, o Twitter tem uma força muito grande para os temas de entretenimento. E no final da série não foi diferente. Os fãs usaram hashtags para postarem seus comentários sobre a série e as mais populares foram: #lcpp5, #lacasadepapel5 e #lcpd final.
Hashtags mais citadas no Twitter com os termos “La Casa de Papel” ou “#LCDP5” – 05/12
Viu quantos dados incríveis você pode descobrir com o monitoramento do Buzzmonitor? Se você ainda não é assinante, faça o teste grátis por 14 dias.