Imagine que você é o responsável por produzir os conteúdos para as redes sociais da sua marca, mas é necessário que as publicações sejam previamente aprovadas pelo seu chefe ou que a sua empresa deixe essa demanda nas mãos de uma agência. Normalmente isso é feito trocando arquivos de Word por e-mail, mas não há praticidade neste processo.
Esse fluxo de aprovação já faz parte da rotina do analista de social media, pois as publicações devem ser revisadas antes de irem para o ar, evitando erros nos posts.
Visando facilitar esse processo, o Buzzmonitor conta com os Fluxos de Publicação. Com essa funcionalidade é possível designar usuários específicos para a produção de texto e imagens dos posts, além de adicionar uma pessoa/cliente externo para a aprovação do conteúdo.
Confira os três passos simples para estruturar esse fluxo com sua equipe!
Primeiro passo: Crie novos usuários e atribua suas funções
*Neste passo você ira criar os usuários que participarão da equipe criadora das demandas*
1.O user master da conta do Buzzmonitor deverá criar um novo usuário e configurar quais funcionalidades poderão ser acessadas por ele. No menu do lado direito, clique em Gerenciar usuários e em seguida selecione Criar novo usuário.
2. Na nova janela que abrirá, escreva o nome do seu analista, o nome do usuário dele, e-mail, o time que ele fará parte, as coleções que ele poderá visualizar e o perfil.
Selecione a opção Analista Publicador e atribua as respectivas funções a ele.
Então é só clicar em Salvar e pronto! Em instantes, o analista receberá um e-mail do Buzzmonitor para que possa criar sua senha e utilizar a ferramenta.
Segundo passo: Crie um novo Fluxo de Publicação
A função Fluxos de Publicação está na aba Agendamento.
OBS: O antigo módulo Publicador passa a se chamar Buzzmonitor Agendamento
Para criar um novo fluxo, basta ir em Fluxos de Publicação, Novo Fluxo e definir o todos os parâmetros do seu fluxo:
- Título: Nome do fluxo, que servirá para identificá-lo no Agendamento;
- Briefing: Descrição da dinâmica de publicação que será feita no fluxo – e outros direcionamentos para a equipe;
- Contas: Perfis das redes sociais nas quais os conteúdos serão publicados;
- Equipe: Usuários responsáveis por texto, imagens e aprovação dos posts;
- Agendamento: Data em que o conteúdo será publicado. Caso a opção Agendamento Automático esteja ativada, o conteúdo será agendado automaticamente após a aprovação do conteúdo. Caso não esteja ativada, a data de agendamento será salva como uma sugestão e terá de ser confirmada posteriormente.
É possível definir um usuário responsável para o texto, outro para o vídeo e outro para a aprovação dos conteúdos.
Usuário externo
Se precisar aprovar os conteúdos com um usuário/cliente externo, basta apenas adicionar o nome e e-mail. Essa função é útil para empresas que aprovam seus conteúdos de redes sociais com pessoas que não utilizam a plataforma. O usuário externo irá receber e-mails para reprovar, sugerir alterações ou aprovar os posts.
Depois é só clicar em Salvar.
Terceiro passo: Crie seu post!
Ao visualizar o fluxo criado na aba Fluxos de Publicação, é possível verificar a descrição, canais, equipe, agendamento, texto, mídia, aprovação e publicação.
Ao passar o cursor sobre cada opção, é exibida uma mensagem com o responsável por aquela parte do processo. Apenas o usuário responsável por cada parte pode editá-la.
Para a criação dos conteúdos, o usuário responsável deve acessar o fluxo e clicar em Adicionar Texto ou Adicionar Mídia.
Será aberta uma nova página para a criação do conteúdo. Após o envio para aprovação, o campo de envio ficará verde e com o status “Feito”:
Para a aprovação dos posts, o usuário responsável poderá reprovar, aprovar ou pedir ajustes. Caso peça ajustes, uma janela aparecerá com a opções Texto e Imagem e com um espaço para a descrição das alterações.
Se houver sugestões de ajustes, os campos ficarão com a cor roxa e com o status “Ajustes”:
Após a criação do conteúdo, o usuário Master poderá visualizar o post no Histórico do Agendamento:
Com o texto e mídias aprovados, o usuário responsável pela aprovação poderá aprovar o conteúdo diretamente ou enviar para a aprovação de um usuário externo, se houver necessidade.
*Para enviar ao usuário externo é preciso clicar no ícone que destacamos na imagem:
Nesse caso, o usuário externo receberá um e-mail de notificação com um link de acesso para a aprovação do post:
Pronto! Após a aprovação, o post será agendado automaticamente – caso essa função esteja habilitado – ou ficará salvo e disponível para o agendamento manual.
A rotina da sua equipe de social media acaba de ficar mais prática!
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