Gerenciador de Negócios do Facebook: tudo o que você precisa saber para a gestão da sua marca!


Antes de iniciar a gestão da sua marca no Buzzmonitor é necessário que as configurações corretas sejam feitas no Gerenciador de Negócios (Facebook Business), um recurso do Facebook que facilita a administração de páginas comerciais e também a manutenção de anúncios da conta.

Dentre as diversas ferramentas oferecidas pelo Gerenciador de Negócios, estão:

  • Gerenciamento de pessoas associadas ao seu negócio
  • Administração de páginas comerciais
  • Gestão de contas de anúncios e criação de anúncios e campanhas
  • Gerenciamento de aplicativos
  • Compartilhamento da gestão das contas com todo o seu time

E muito mais! Além das diferentes funções para Facebook, o Gerenciador de Negócios também serve para administrar as campanhas do Instagram. Neste post explicamos o passo a passo para você ativar o módulo Ads de Instagram no Buzzmonitor, confira.

 

Gerenciador de Negócios e Gerenciador de Anúncios são duas ferramentas diferentes

Ambas as ferramentas são fundamentais para a otimização de publicações e campanhas de sua marca, mas há diferenças entre elas. O Gerenciador de Anúncios (Facebook Ads) é um recurso “dentro” do Gerenciador de Negócios e você pode acessá-lo pelo menu no lado esquerdo do Business.

Com ele é possível criar e veicular posts patrocinados para um público segmentado de acordo com diversas variáveis, como idade, localização e interesses, por exemplo. Isso torna as campanhas mais assertivas e retorno do investimento é mais eficaz.

 

O Gerenciador de Anúncios é voltado para a criação, veiculação e gestão de campanhas nas páginas que estão atreladas ao seu Gerenciador de Negócios. Já o Gerenciador de Negócios facilita a gestão de diversas contas e centraliza todos os processos em um só lugar, como a administração de páginas, contas de Instagram e pessoas do time vinculadas ao negócio.

E que faz a ponte entre o Gerenciador de Negócios e o Gerenciador de Anúncios é a Conta de Anúncios da sua marca. Assim que sua primeira campanha for ao ar, automaticamente essa conta será criada.

Ela deverá estar vinculada ao seu Gerenciador de Negócios para que também apareça vinculada ao Gerenciador de Anúncios. O Facebook tem um tutorial com as principais informações sobre as contas de anúncios e você pode acessá-lo aqui.

 

Como começar a usar o Gerenciador de Negócios?

O primeiro passo é criar uma conta neste link. Basta seguir o menu do próprio Facebook e preencher o formulário com as informações básicas da sua empresa e de quem administrará a conta.

Informe também como o Facebook será usado (você pode selecionar a opção “anunciante”, por exemplo), a quantidade de pessoas que trabalharão nesta conta e quais páginas serão gerenciadas a partir do Gerenciador de Negócios.

Estas são apenas as primeiras configurações básicas, mas a qualquer momento você poderá alterar a quantidade de páginas, pessoas, contas de Instagram e contas de anúncio, por exemplo, por meio das Configurações do Negócio.

1. Para adicionar mais pessoas ao seu negócio, basta clicar em Adicionar dentro do menu Pessoas e atribuir funções, páginas, contas de anúncios, catálogos, aplicativos e propriedades.

 

2. Para adicionar mais páginas ao seu negócio, basta clicar em Adicionar dentro do menu Páginas e escolher de você deseja adicionar uma página, solicitar acesso a uma página ou criar uma página nova.

 

3. Para criar uma nova conta de anúncios ou adicionar uma conta já existente ao seu negócio, basta clicar em Adicionar dentro do menu Contas de anúncios e escolher se você deseja adicionar uma conta de anúncios, solicitar acesso a uma conta de anúncios ou criar uma nova conta de anúncios.

 

4. E para vincular a conta de Instagram da sua empresa ao Gerenciador de Negócios, basta clicar em Adicionar dentro do menu Contas do Instagram e colocar o login e senha do Instagram da sua marca.

 

Essas são as configurações e integrações básicas que devem ser feitas no Gerenciador de Negócios para que você possa começar a usá-lo a favor da sua marca!

Na Central de Ajuda do Facebook para Empresas você encontra diversas informações sobre as dúvidas mais frequentes a respeito do Business.

 

Qual a relação do Gerenciador de Negócios com o Buzzmonitor?

Antes de começar a usar uma ferramenta de monitoramento e Analytics é preciso deixar sua marca organizada no Business.

É comum alguns clientes terem dificuldade para sincronizar os perfis de Facebook e Instagram ao Buzzmonitor, assim como nem sempre todas as funcionalidades da plataforma aparecem para os clientes porque as integrações no Gerenciador de Negócios não foram feitas da forma correta.

Por conta das mudanças nas APIs do Facebook e Instagram, é preciso que o Business da marca esteja organizado para que o monitoramento das suas páginas e perfis seja feito da forma correta no Buzzmonitor.

O módulo Ads do Analytics Pro do Buzzmonitor, por exemplo, apenas é ativado quando o Instagram está vinculado à página da marca no Facebook e também quando ambos estão integrados ao Business. Este passo a passo explica em detalhes como ativar o módulo Ads no Buzzmonitor fazendo a sincronização correta com o Gerenciador de Negócios.

Importante! O perfil de Facebook que será sincronizado ao Buzzmonitor para iniciar o monitoramento deve:

  • Ser administrador da página do Facebook da marca
  • Ter acesso ao login e senha do perfil de Instagram da marca
  • Ser administrador do Gerenciador de Negócios
  • Ter acesso à Conta de Anúncios e, por consequência, ao Gerenciador de Anúncios

O perfil atrelado ao Buzzmonitor deve atender a todas as especificações mencionadas acima. Caso contrário, algumas funcionalidades não serão ativadas na conta do usuário, como o módulo Ads do Instagram.

 

Lembrando que nenhuma informação pessoal do perfil de Facebook é coletada no momento da sincronização ao Buzzmonitor. A ferramenta tem acesso apenas às páginas administradas pelo perfil.

 

O monitoramento com o Buzzmonitor funciona com muito mais eficiência quando o Gerenciador de Negócios da sua marca está configurado da forma correta!

 

Gostou? Inscreva-se para receber nossos conteúdos

Gerenciador de Negócios do Facebook: tudo o que você precisa saber para a gestão da sua marca!
Rolar para o topo