Case CVC e Buzzmonitor: o desafio da comunicação das franquias em redes sociais

Acompanhar de perto posts, comentários e interações em mais 1.000 perfis de franquias no Facebook e mais 800 perfis no Instagram. Esse era o maior desafio da CVC Viagens  em sua atuação digital. 

A pandemia provocou impactos sem precedentes para diversos segmentos de negócios e o turismo foi um dos mais afetados. Segundo dados da Confederação Nacional de Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC) o setor perdeu R$214 bilhões (somente em 2021) devido à pandemia. Nesse cenário, marcas tiveram que se reinventar para se manterem presentes na mente do consumidor. Foi o caso da CVC Viagens  e suas franquias.

Nesse momento, a parceria com a Buzzmonitor foi fundamental para o time de trade marketing da CVC Viagens , responsável por acompanhar a rotina das franquias. 

 

Desafio – Acompanhar as redes sociais de mais de 1.000 franquias

Diante do cenário da pandemia, as franquias começaram a estabelecer a sua presença nas redes sociais. Por isso, era necessário para o time da CVC Viagens estruturar o acompanhamento dos resultados de engajamento, frequência e conteúdo das postagens. Internamente o maior desafio era a centralização de processos.

Além disso, os dados precisam ser compartilhados com os demais setores da empresa. De uma forma simples, intuitiva e que permitisse o fácil entendimento por parte das pessoas.

 

Processo – Os primeiros passos e as possibilidades da Buzzmonitor

Ao contratar a Buzzmonitor, o time da CVC Viagens  começou o onboarding para conhecer todas as possibilidades da plataforma e para isso contaram com a ajuda dos especialistas da Buzzmonitor. Thiago Souza, Head of Customer Success, e Taína Penna, Customer Success, foram fundamentais para propor soluções e indicadores possíveis na Buzzmonitor.

Devido ao grande volume de perfis a serem gerenciados através da Buzzmonitor, um grande desafio era separar os resultados por franqueado e identificar os conteúdos postados por usuários e pelas páginas dos franqueados. No setup do projeto, o time da Buzzmonitor criou triggers que diferenciam as postagens em dois tipos: cliente (publicadas por usuários) e página (publicadas pelas franquias da Viagens ). Além disso, foram criados trigger para cada um dos franqueados.

A partir do uso no dia a dia (quando começaram a por a “mão na massa”) o time entendeu como a Buzzmonitor seria estratégica na atuação da CVC Viagens  e suas franquias nas redes sociais.

 

Resultados – Mais eficiência na gestão digital das franquias

Atualmente, o time de trade marketing da CVC Viagens  centraliza todos os perfis das suas redes sociais (lojas próprias e franquias) na Buzzmonitor, tanto para o agendamento quanto para o Social Listening. Assim, é possível acompanhar se todas as lojas estão alinhadas ao padrão de serviço, tom de comunicação e entregas da marca.

Agendamento em um grande volume de canais

A Buzzmonitor trouxe mais agilidade na rotina do time do trade marketing. Na plataforma, a CVC Viagens tem 1000 páginas de Facebook e 800 perfis de Instagram cadastrados. Com a Buzzmonitor, foi possível programar conteúdos simultaneamente nas redes sociais e acessar de forma rápida o desempenho individual de cada perfil. No mais, os conteúdos orgânicos também ajudam no desempenho das campanhas pagas.

Somando todo o volume de 2022, a CVC Viagens analisou através da Buzzmonitor (posts Facebook e Instagram):

+ de 2.2 milhões de interações alcançadas de forma orgânica;

+ de 240.000 de posts publicados de forma orgânica;

+ de 564.000 de stories feitos de forma orgânica;

 

Monitoramento de campanhas das franquias

Frequentemente, a CVC Viagens realiza campanhas de incentivo que devem ser replicadas pelas franquias em suas próprias redes sociais. Através da Buzzmonitor Trends, a marca acompanha as lojas que têm melhor desempenho das campanhas de incentivo. Os top 10 posts são apresentados no relatório mensal de indicadores. 

Já nos dashboards de monitoramento (Social Listening), a CVC Viagens acompanha indicadores dos franqueados. 

  • Quantidade de postagens orgânicas no Facebook e Instagram
  • Comparativo semanal de postagens
  • Posts mais curtidos
  • Ofertas mais curtidas
  • Sentimento do público
  • Posts mais engajados
  • Horários de maior acesso
  • Volume de menções em cada rede

O volume de postagens é uma das métricas mais relevantes a serem analisadas, pois se relaciona com os resultados em vendas. Quem posta mais acaba tendo um resultado melhor em leads e seguidores conquistados nas redes sociais, o que impacta em mais vendas.

 

Gestão de crises com a Buzzmonitor

Em outubro de 2021, a CVC Viagens  sofreu um ataque Hacker e o comitê de crise foi responsável por acompanhar de perto os impactos desse evento. O Social Listening da Buzzmonitor e o Buzzmonitor Trends possibilitaram ao time ver o que estava sendo falado na imprensa sobre a CVC Viagens  em tempo real. Além disso, eles utilizaram a plataforma para mapear se as lojas franqueadas tinham uma comunicação alinhada à política da empresa. 

Os dados estratégicos eram compartilhados com a diretoria e o comitê de crise.

 

A parceria entre Buzzmonitor e CVC Viagens deu tão certo que os aprendizados serão levados para a nova frente de negócio da marca: a empresa de intercâmbios Experimento Cultural.

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