Batalha de Páginas Buzzmonitor | Quem ganha nas métricas do Facebook: Fiat ou Ford?

Durante 30 dias (18 de novembro e 18 de dezembro) monitoramos as páginas no Facebook das marcas Fiat Automóveis Brasil e Ford Brasil, ambas com forte presença no setor automobilístico.

Para o estudo, levamos em consideração apenas as páginas brasileiras das empresas.

Confira os resultados dessa batalha!

Fiat tem 4 milhões de fãs a mais do que Ford

Essa métrica mostra o crescimento de fãs novos por dia do período selecionado. Importante em períodos de lançamento de campanhas e produtos, para analisar se a campanha trouxe novos seguidores para a marca.

Com 7 milhões de fãs, Fiat dispara à frente da concorrente. Porém, a marca também teve maior mudança total de fãs no período, perdendo mais de 11K seguidores, enquanto a Ford teve uma perda de apenas 506 fãs.

Ford publicou mais, com uma média de 7 posts por dia

Essa métrica mostra ao analista de social media o número de publicações realizadas em cada dia do período selecionado.

Durante o período monitorado, a Ford fez mais de 200 publicações, enquanto a concorrente postou 163 vezes. Apesar de ter menos fãs, a Ford faz questão de ser notada e marcar presença na rede social.

Top Post da Fiat teve mais reactions, mas perdeu em comentários e compartilhamentos

Com essa métrica o analista vê em um só lugar a lista dos principais posts da marca no período. Eles são ordenados por ordem descendente de acordo com o número de interações.

Ambos os posts são sobre o Salão do Automóvel 2018, porém a publicação da Fiat é uma imagem e a da Ford é um vídeo.

O post da Fiat teve um total de 39K reactions, contra apenas 15K da concorrente. Por outro lado, o top post da Ford engajou mais, com 631 comentários e 3K compartilhamentos, contra 223 comentários e 350 compartilhamentos da Fiat.

Confira o Top Post da Fiat:

Clique na imagem para ver a publicação original

Confira o Top Post da Ford:

Clique na imagem para ver a publicação original

Engajamento da Ford teve mais oscilações, mas crescimento de engajamento da concorrente foi maior

Essa métrica é fundamental para o gestor da marca acompanhar o número de engajamento em todas as publicações em cada dia do período selecionado.

Ao longo dos 30 dias, a Ford teve diversos picos de engajamento, com o maior deles no dia 25 de novembro, mesmo dia em que foi publicado seu top post com o vídeo sobre o Salão do Automóvel.

Já o engajamento da Fiat foi mais estável, porém com evolução constante, crescendo 5x mais do que a concorrente.

Ford superou Fiat em todas as reactions, tanto positivas quanto negativas

Essa métrica ajuda o gestor da marca a acompanhar quais as reações mais usadas pelos consumidores nas publicações da marca.

O público da Ford é engajado com as publicações da marca. A reaction mais forte ainda é a curtida, seguida pelo “amei”. Porém, um alto volume de reações negativas não é um bom sinal. A Ford teve um total de 212 reações “triste” e 524 reactions “raiva”, enquanto a Fiat gerou apenas 124 reações de tristeza e 257 reações de raiva.

Conclusão

Pode-se dizer que esta batalha foi equilibrada. Enquanto a Fiat superou a concorrente em número de fãs, a Ford publicou mais no período. Por outro lado, a Fiat ganhou em crescimento de engajamento, mas a concorrente conquistou o público, refletindo no alto volume de reactions.

A lição para as marcas é: não basta apenas ter um grande número de fãs, é preciso estar presente nas redes sociais e despertar engajamento no seu público.

Como fazer uma batalha entre páginas do Facebook usando o Buzzmonitor

1. Em Gerenciar Projetos, cadastre as páginas das empresas que você deseja monitorar no projeto de cada um dos concorrentes, respectivamente.

2. Depois, vá até o Analytics Pro, clique no ícone do Facebook, selecione o primeiro perfil, clique em Comparar, selecione o segundo perfil e depois personalize o período.

3. Pronto! Agora todos os dados estarão à sua disposição no Analytics Pro! Fácil, não?

Gostou? Inscreva-se para receber nossos conteúdos

Última atualização: 19/12/2018

Batalha de Páginas Buzzmonitor | Quem ganha nas métricas do Facebook: Fiat ou Ford?
Rolar para o topo