Adeus, Excel!

Imagine a seguinte situação: você descobre que inventaram a internet banda larga. Com uma banda larga você terá uma conexão muito mais rápida e estável, você não precisará mais acessar a rede só depois da meia noite para não pagar tão caro e não correrá o risco de perder alguma ligação importante. Entretanto, apesar de admitir suas vantagens, você decide continuar usando uma internet discada; na sua visão é melhor continuar com algumas dificuldades do que mudar para algo que exigirá investimento financeiro e tempo.

Do outro lado da rua, o seu concorrente decide assinar um pacote de internet banda larga: ele deixa de ter as dificuldades que a internet discada trazia e ainda otimiza seu tempo; com uma conexão mais rápida, ele descobre um novo mundo na rede e com isso gera novas ideias, novos produtos e atrai novos clientes, surgem novas chances de negócio.

É desta maneira que a relação Planilhas em Excel vs. Buzzmonitor pode ser definida. O uso do Excel como ferramenta de monitoramento de redes sociais ainda é uma prática comum em agências que não possuem um orçamento grande para softwares caros. Mas mais do que isto, muitos profissionais ainda utilizam a plataforma da Microsoft porque preferem manter o status quo e fazem o serviço de extrator de dados em vez de analista.

Modelo de planilha no Excel.

Muito além da base de Fãs, Talking About e Engagement

Apesar de capturar um grande número de dados, o Excel se limita na quantidade de métricas que podem ser calculadas. No Buzzmonitor não há este problema. Mesmo se a sua demanda for grande, não existe limite para número de métricas ou marcas monitoradas.

Isso é possível porque o Buzzmonitor permite a customização de relatórios através do menu Edit Report, onde você pode alterar variáveis e filtros, cruzando diversos dados automaticamente sem se preocupar com exportações, planilhas e fórmulas.

3 exemplos de cruzamento de dados que hoje você perde tempo fazendo no Excel, mas pode deixar o Buzzmonitor calcular para você.

1) Comentários, Likes e Shares

No módulo Social CRM é possível visualizar todos os comentários que cada post da sua página recebeu, bem como a quantidade de like que o comment obteve, horário e ID do usuário.

2) Feminino x Masculino

No módulo Monitoring fica disponível o relatório de Gênero, onde o Buzzmonitor calcula a quantidade de fãs da sua página que se declararam como feminino ou masculino. Vale lembrar que esses dados são mensurados através da API do Facebook, ou seja, se o usuário não se identifica ele será classificado como desconhecido.

3) Usuários mais ativos

O relatório Top Users, também no módulo Monitoring, disponibiliza uma relação  dos usuários que mais interagem com a sua página, além de mostrar a quantidade de comentários por sentimento.

Conheça outros 37 relatórios úteis para monitoramento de redes sociais que você pode fazer através do menu Edit Report.

Exemplo de dashboard com relatórios customizados.

Gostou? Experimente a nossa versão freemium e comece o seu monitoramento longe do Excel.

Adeus, Excel!
Rolar para o topo