Você já parou para pensar em como é importante entender o engajamento que sua marca tem nas redes sociais? Essa métrica é o reflexo de como sua marca se relaciona com seu público e como suas mensagens são recebidas pelos internautas.
Para começar, mostraremos como duas métricas são calculadas:
Cálculo para Interações
- Facebook:
- Instagram:
- Youtube:
- Cálculo Geral para Engajamento:
Confira seis métricas para acompanhar o engajamento de sua marca nas redes sociais!
OBS: todas as métricas mostradas se referem ao período de 30 dias. Mas esse período pode ser personalizado de acordo com a necessidade de cada marca.
1. Média de Engajamento (Average of Engagement)
Qual a utilidade desta métrica? Essa métrica ajuda o gestor a analisar a média de engajamento da marca no período selecionado, para verificar se esta taxa está crescendo ou diminuindo, o que é um reflexo sobre a forma como os consumidores se engajam e interagem com a marca.
A métrica pode ser aplicada em:
- YouTube
Fórmula:
Como obter essa métrica no Buzzmonitor?
Vá até a aba Analytics Pro, selecione o ícone da uma das redes sociais, escolha a conta que você está monitorando para acompanhar a média de engajamento e depois selecione a aba de engajamento. Pronto!
2. Crescimento de Engajamento (Growth of Engagement)
Qual a utilidade desta métrica? Essa métrica permite ao analista comparar o engajamento atual ao engajamento do período passado, para assim extrair insights sobre a estratégia da marca nas redes sociais.
A métrica pode ser aplicada em:
- YouTube
Exemplo para o período de uma semana:
- Atual: média de engajamento da semana atual
- Passado: média de engajamento da semana passada
Fórmula:
Como obter essa métrica no Buzzmonitor?
Vá até a aba Analytics Pro, selecione o ícone da uma das redes sociais, escolha a conta que você está monitorando para acompanhar o crescimento de engajamento e depois selecione a aba de engajamento. Pronto!
3. Máximo de Engajamento em (data) (Max of Engagement on (day))
Qual a utilidade desta métrica? Essa métrica mostra ao gestor da marca o dia com o engajamento mais alto dentro do período selecionado. Assim ele pode entender quais conteúdos da marca estão despertando maior engajamento entre os consumidores.
A métrica pode ser aplicada em:
- YouTube
Como obter essa métrica no Buzzmonitor?
Vá até a aba Analytics Pro, selecione o ícone da uma das redes sociais, escolha a conta que você está monitorando para acompanhar o máximo de engajamento e depois selecione a aba de engajamento. Pronto!
4. Engajamento (Engagement)
Qual a utilidade desta métrica? Essa métrica é fundamental para o gestor da marca acompanhar o número de engajamento em todas as publicações em cada dia do período selecionado.
A métrica pode ser aplicada em:
- YouTube
Como obter essa métrica no Buzzmonitor?
Vá até a aba Analytics Pro, selecione o ícone da uma das redes sociais, escolha a conta que você está monitorando para acompanhar o engajamento e depois selecione a aba de engajamento. Pronto!
Nesse gráfico, basta passar o mouse por cima de cada dia para ver o engajamento por data.
5. Engajamento por Tipo de Publicação (Engagement by Post Type)
Qual a utilidade desta métrica? Com essa métrica o gestor da marca entende qual o tipo de publicação que gera maior engajamento: vídeos, imagens, links, GIFs, etc.
A métrica pode ser aplicada em:
Como obter essa métrica no Buzzmonitor?
Vá até a aba Analytics Pro, selecione o ícone da uma das redes sociais, escolha a conta que você está monitorando para acompanhar o engajamento por tipo de publicação e depois selecione a aba de engajamento. Pronto!
6. Engajamento por Tipo de Publicação e Data (Engagement by Post Type and Date)
Qual a utilidade desta métrica? Essa métrica mostra ao analista de social media o número de engajamento separado por tipo de publicação em cada dia do período selecionado. Importante para entender qual o tipo de conteúdo gera mais engajamento e em qual dia.
A métrica pode ser aplicada em:
Como obter essa métrica no Buzzmonitor?
Vá até a aba Analytics Pro, selecione o ícone da uma das redes sociais, escolha a conta que você está monitorando para acompanhar o engajamento por tipo de publicação e data e depois selecione a aba de engajamento. Pronto!
“É muito importante, ou podemos dizer que fundamental, acompanhar as métricas de engajamento para que se tenha uma boa estratégia de redes sociais. Sem a análise de dados e de métricas é literalmente trabalhar no achismo, no escuro. Precisamos analisar os dados para mensurar os resultados e realmente descobrir qual é a melhor estratégia para seu segmento ou marca nas redes sociais.”
Andréa Morrone, Executiva de Contas Buzzmonitor