5 dicas para vender em marketplaces na Black Friday 2021

Chegou a época do ano mais esperada pelo e-commerce brasileiro: o mês da Black Friday. Desde 2010, quando começou a ser realizado no país, o evento é responsável por gerar um grande volume de vendas em um curto período. 

Porém, esse resultado não acontece como um efeito de mágica. Os vendedores precisam estar preparados para atender a demanda dos consumidores de forma satisfatória e aproveitar as melhores oportunidades de venda.

Muitas dessas oportunidades acontecem dentro dos marketplaces. Esses canais de venda ganharam destaque com um crescimento histórico nos últimos anos.

Pensando nisso, preparamos este artigo em que vamos falar sobre as tendências dos marketplaces para a Black Friday. 

Também separamos 5 dicas que vão ajudar a melhorar as suas vendas através dessas plataformas. Afinal, você não vai perder o maior evento do e-commerce por falta de planejamento e estrutura, certo?

Venda por marketplaces é tendência no e-commerce brasileiro 

O conceito de marketplace ganhou um novo peso no Brasil com a popularização das compras pela internet nos últimos anos.

Em 2020, as vendas por essas plataformas tiveram um crescimento acima da média total do comércio eletrônico. 

A categoria acumulou R$73,2 bilhões de faturamento e cresceu 52% em relação ao ano anterior. No mesmo período, o e-commerce brasileiro teve uma expansão de 41%.

Os dados são do relatório Webshoppers, da empresa Ebit/Nielsen. A última versão do estudo, lançada no segundo semestre de 2021, mostrou que essa tendência de crescimento segue.

Uma análise realizada com o módulo monitoramento do Buzzmonitor sobre as intenções de compras na Black Friday confirma essa tendência.

Tomando como base os termos de busca “quero comprar”, “queria comprar” ou “querendo comprar” no Twitter, a análise evidenciou o interesse dos usuários em marketplaces como a Shopee.

O aplicativo de compras asiático chegou ao Brasil há pouco mais de 1 ano e rapidamente se tornou o app de e-commerce mais baixado no país. 

Tendências dos marketplaces para a Black Friday 2021

Analisar o comportamento dos usuários é uma das melhores maneiras de compreender e aproveitar as tendências do mercado.

Considerando os dados que mostramos acima, por exemplo, fica claro que vender em marketplaces como a Shopee representa uma grande oportunidade de alavancar as vendas pela internet.

Entretanto, o app não é a única opção com vendas aquecidas. Atualmente, existem dezenas de plataformas de venda online com oportunidades para os mais diferentes perfis de vendedores e negócios. 

As opções vão desde grandes marcas do segmento, como Mercado Livre e Magalu, até marketplaces de nicho. Qual é a melhor maneira de aproveitar essa tendência? Vender em diversos canais e ter uma operação sincronizada e segura.

Dicas para aproveitar as melhores oportunidades dos marketplaces na Black Friday 

Quer entender como aproveitar melhor os marketplaces para vender muito na Black Friday? Confere as dicas que preparamos com base nas tendências desses canais.

Foque na experiência do cliente

A expansão do e-commerce coloca o consumidor cada vez mais no centro da operação de vendas. Nos marketplaces isso não é diferente.

Para ter uma campanha de Black Friday eficiente você terá que focar na experiência do cliente. Aliás, esse deveria ser o foco principal de toda a sua operação comercial não só no momento da compra.

Esse direcionamento no foco no cliente deve passar por todas as etapas da jornada de compra. Ou seja, a experiência deve ser satisfatória desde o primeiro contato com o seu anúncio no marketplace até a entrega e o pós-venda.

Mas você não está só nessa missão! Com a ajuda do monitoramento é possível mapear as etapas da jornada de compra e obter insights sobre cada uma delas.

Analise e prepare o estoque para o evento

Em uma campanha de Black Friday o estoque é um dos protagonistas. Você precisa estar preparado para atender a alta demanda sem correr o risco de vender um produto que não está disponível.

Por isso, analise o estoque de cada canal de vendas e organize com antecedência as quantidades e variedades disponíveis para a data.

Não esqueça que a concorrência na Black Friday é grande. Ter uma grande quantidade de estoque disponível com preços competitivos pode fazer toda a diferença durante o evento e determinar os seus resultados.

Planeje ofertas que sejam realmente vantajosas

Falando em preços e resultados, não podemos esquecer que o grande objetivo do consumidor na Black é encontrar ofertas vantajosas.

Sendo assim, você precisa anunciar produtos com preços que sejam realmente atrativos. A precificação nos marketplaces deve ser planejada e configurada de forma sincronizada.

Faça uma pesquisa de mercado dentro de cada canal de vendas e avalie quais serão as promoções do marketplace. Use esses dois fatores a favor do seu negócio e garanta preços mais baixos para conquistar o cliente. 

Tenha uma estrutura adequada para lidar com grandes volumes de vendas

De que adianta planejar uma campanha Black Friday perfeita nos marketplaces e não ter a estrutura necessária para lidar com o grande volume de vendas do evento?

Para conseguir isso, você precisa contar com o apoio de plataformas que dão suporte às vendas, como um sistema de gestão ERP e um hub de integração com marketplaces.

Em datas sazonais a sua operação precisa, mais do que nunca, estar sincronizada e rodando sem falhas.

A centralização das vendas em um hub integrador é a melhor maneira de ter tudo sob controle e funcionando. Com essa categoria de plataforma você consegue ter uma operação simples, ágil e automatizada.

Aqui o ponto mais importante é escolher uma plataforma centralizadora com infraestrutura robusta. A Black é um daqueles eventos que requer segurança e estabilidade.

Aproveite as ações promocionais dos marketplaces

Uma das grandes vantagens de vender em marketplaces é a visibilidade dessas páginas. No caso da Black Friday, essa exposição é ainda maior porque o próprio canal de vendas realiza ações promocionais para impulsionar as vendas.

Aproveite as ferramentas oferecidas pelos canais nos quais está vendendo e avalie como essas ações podem beneficiar a sua estratégia.

Preços atrativos, descontos, cupons e frete grátis são algumas das ações que costumam ser oferecidas pelas plataformas. Justamente o que os consumidores mais procuram na data. 

Use tudo isso a seu favor e garanta uma campanha Black Friday de sucesso vendendo em marketplaces. 

 

Para te ajudar a gerir os seus canais digitais durante a Black Friday, conte com o Buzzmonitor. Nele, você faz em um só lugar o atendimento, monitoramento, dashboards, agendamento, analytics, além do mapeamento de tendências e influenciadores. 

 

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