O Instagram se consolidou como um dos canais sociais mais importantes para as marcas, sobretudo em categorias nas quais a imagem é essencial para a venda do produto ou serviço.
Porém a gestão do Instagram exige alguns cuidados.
Para ajudá-los, o Buzzmonitor bateu um papo com especialistas em marketing digital e influenciadores brasileiros no Instagram sobre como gerenciar o perfil da sua marca nesta rede social. André Damasceno, Rejane Toigo, Wanessa Castro e Rodrigo Maciel responderam nossas perguntas e nos ajudaram a compilar as dicas a seguir.
1 – Conheça o perfil do seu público
Antes de qualquer coisa o primeiro passo é de fato conhecer o público com quem você está conversando. As especialistas Rejane Toigo e Wanessa Castro acreditam que esse passo é primordial para estabelecer uma ótima gestão da sua conta.
“Um grande erro do produtores de conteúdo é desconhecer o perfil psicológico e comportamental da persona. A persona é o cliente ideal, aquele que vai consumir o conteúdo e posteriormente os produtos oferecidos”, afirma Rejane Toigo.
Ainda sobre essa dica, segundo o especialista André Damasceno, de “O Melhor do Marketing”, as métricas da rede social conseguem te ajudar a compreender qual conteúdo seu público procura, o que para ele também se encaixa em algo extremamente importante para criação dos conteúdos.
“Se você tem uma conta business, você consegue acessar o Instagram Insights e com isso ter acesso às informações sobre cada conteúdo postado, seja ele no feed ou nos stories”, diz André Damasceno.
Usando o Buzzmonitor você consegue ter essas métricas em tempo real através do Buzzmonitor Analytics e também comparar sua performance com os concorrentes, além de entender qual de suas publicações teve mais engajamento em diferentes períodos.
2 – Invista numa linguagem própria e importe-se de verdade
O que mais prejudica uma marca nas redes sociais é exatamente o posicionamento em determinadas situações. Para Wanessa Castro definir uma linguagem própria é muito importante para o gerenciamento da conta. Rejane Toigo também concorda que prestar atenção na linguagem e como a marca se posiciona é super importante e acrescenta:
“Importe-se verdadeiramente com as pessoas. Responder comentários, directs e menções é muito importante para gerar uma audiência engajada. Quem quer engajamento deve ser recíproco quando o engajamento acontece. As pessoas estão nas redes sociais para buscar relacionamento, informação e entretenimento. Relacione-se, informe, divirta e aumente as chances de sucesso.”
3 – Aprenda sobre o que postar e o que não postar
Desenvolver estrategicamente a linha editorial de conteúdo a seguir é outra dica muito importante. Definir seus conteúdos com base no calendário do ano vigente com certeza vai te ajudar com o engajamento e manter o timing certo das suas publicações.
Mas não é qualquer conteúdo que deve ser usado. Segundo Rejane Toigo, tão importante quanto delimitar o que será abordado com essa audiência é delimitar o que não será abordado. Linhas editoriais e conteúdos devem ser testados com sua audiência e descontinuados se não tiverem o desempenho satisfatório.
Já Rodrigo Maciel ressalta a importância de ter variedade de conteúdos dentro da sua linha editorial. Segundo o especialista, “a repetição de um formato pode fazer com que seu público se canse e como consequência consuma menos seus conteúdos. E o algoritmo do Instagram adora essas variações, afinal hoje a ferramenta conta com diversas possibilidades, como o Reels, Stories, IGTV e também a possibilidade de colocar um vídeo na sua timeline”.
4 – Seja humano
Assim como falamos sobre postura e posicionamento mais próximo, não podemos deixar de falar da importância que é o seu conteúdo conversar diretamente com o consumidor. Fazer com que a experiência seja sempre de pessoa para pessoa, e não de uma marca para seus consumidores.
Rodrigo classifica isso como muito necessário para ter uma gestão do Instagram de sucesso. E essa dica pode ser aplicada para todos os seus canais de comunicação, não somente para o Instagram.
“Encontre o elemento de conexão emocional com a audiência: humor, sarcasmo, polêmica, motivação, pertencimento, causas sociais são alguns dos elementos que podem criar vínculos com as emoções dos seguidores”, afirma Rejane Toigo
5 – Invista na frequência de publicações
Por último porém não menos importante que as demais, manter uma frequência de publicações é o segredo do sucesso.
“Quantos posts por dia são suficientes? Eu falo para os meus alunos e clientes de consultoria que no mínimo 1. Se você puder postar 2 será muito bom. Se for 3 melhor ainda.
Mas o mais importante é você acompanhar os resultados dessas postagens para saber qual é a resposta da sua audiência em relação ao conteúdo.
Isso quer dizer que: Não é para você sair postando sem parar. É pra você postar, acompanhar, postar, acompanhar. E sempre que for preciso ir fazendo os ajustes necessários na legenda, no conteúdo e na imagem/vídeo”. afirma André Damasceno
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