Monitore os emojis utilizados por quem fala da sua marca no Facebook e Twitter


 

 

A nova campanha da cerveja Corona Extra nos EUA, Raise Summer, pretende interagir com os usuários do Twitter de uma forma inusitada: o objetivo é fazer com que qualquer pessoa entenda sua mensagem independente do idioma. Para que a estratégia funcione serão utilizados emojis relacionados aos temas “verão” e “cerveja”.

A campanha funciona da seguinte forma: sempre que um usuário publicar um emoji junto com a hashtag #RaiseSummer, o perfil da Corona Extra (@coronaextrausa) envia uma resposta única com um GIF relacionado ao verão e à cerveja Corona.

Segundo os desenvolvedores da campanha, a principal métrica para medir os resultados do projeto será o total de views dos GIFs.

Enquanto ainda não temos os primeiros resultados da campanha da Corona, vamos te ensinar a criar um report focado em monitoramento de emojis.

 

Monitorando Emojis

Uma vez que muitos usuários comentam sem escrever nada, é preciso saber identificar o significado exato do emoji utilizado – principalmente durante o monitoramento, quando é feita a classificação por sentimento (positivo, negativo ou neutro).

Pensando nisso, monitoramos a página do Facebook da série Stranger Things, do Netflix, para mostrar como é possível realizar esse tipo de classificação.

Encontramos a publicação com maior número de curtidas e entre os comentários feitos no post, um vídeo onde a apresentadora Xuxa promove a série, identificamos os seguintes emojis:

Face with tear of joy: 412 usuários únicos;

Heart: 319 usuários únicos;

Smiling face with heart-shaped eyes: 39 usuários únicos.

Filtramos a publicação apenas por “usuários únicos”, pois dessa forma é possível saber exatamente quantas pessoas utilizaram o emoji – uma vez que um mesmo usuário pode comentar várias vezes.

 

COMO FAZER

Para monitorar emojis com o Buzzmonitor basta você copiar aquele que deseja monitorar e colar na barra de Search, no menu Edit Report.

 

Atenção! Se você quiser procurar um termo seguido por um emoji, deixe um espaço entre ambos.

Após clicar em Apply, você terá um report apenas com os usuários que utilizaram o emoji monitorado em seus comentários.

 

Dessa forma, você pode criar diversos reports:

 

Para visualizar todos os reports clique em “View as dashboard”.

 

O monitoramento de emojis pode ajudá-lo a entender como seu consumidor reage a suas publicações, compreender os emojis mais utilizados e ainda pode ajudar a criar oportunidades de interação criativa para marcas.

Acesse o site do Buzzmonitor, faça o Social Login e comece agora a monitorar sua fanpage.

Monitore os emojis utilizados por quem fala da sua marca no Facebook e Twitter
Rolar para o topo