Selecionamos as principais métricas do Instagram que auxiliam o profissional de Social Media a extrair relatórios e obter insights para uma marca.
Importante! Os relatórios mostrados têm como base 30 dias, mas o período pode ser personalizado de acordo com a necessidade do analista.
Confira!
- Qual o crescimento do meu número de seguidores? E dos meus concorrentes?
Mesmo que o aumento de seguidores não signifique aumento de audiência de um perfil no Instagram, monitorar o seu crescimento permite compreender se o seu concorrente investe em mídia ou se sua marca está crescendo organicamente. Esse número é importante para compreender a audiência potencial da conta. Você pode ter visões diferentes do número de seguidores:
1. Crescimento de Seguidores: aumento de seguidores da marca no período.
2. Total de Seguidores: total de seguidores daquela marca.
3. Crescimento de Contas Seguidas: quantidade de contas que a marca segue por dia e as oscilações ao longo do período. No exemplo abaixo, a marca começou com um pico no dia 10/09, caindo no dia 18/09 e depois se mantendo estável.
4. Total de Contas Seguidas: o total de contas seguidas pela marca ao final de cada dia, sem oscilações.
- Estou publicando muito ou pouco? O que engaja no Instagram?
Estas são perguntas que uma plataforma de mídias sociais pode te ajudar a responder de maneira mais rápida e precisa. O ideal é acompanhar quantas publicações foram feitas em determinado período, qual é o formato de post (foto ou vídeo) mais publicado pela sua marca ou perfil em comparação com seu benchmarking e os principais posts. Também é possível saber a quantidade diária e o número total de posts durante um período definido. É o fim da dúvida “minha página está publicando muito ou pouco?” Agora é possível ter uma visão de como está o mercado. Alguns relatórios essenciais para entender os posts que mais engajaram:
OBS: As informações para Instagram são separadas em patrocinadas e orgânicas para perfis sincronizados na plataforma.
5. Número de Publicações: importante para entender se há um equilíbrio de posts ao longo do período.
6. Distribuição de Tipos de Publicações de Perfil: qual o formato de conteúdo predominante e qual é mais predominante em cada dia.
7. Top Posts: os 12 melhores posts da marca, ordenados pela taxa de engajamento. O Top Post mostra as seguintes métricas: quantidade de interações, engajamento, engajamento de alcance, salvo em coleções, curtidas, comentários, alcance e impressões.
- Qual o meu Engajamento? E de meu concorrente?
Observar o engajamento no Instagram significa acompanhar a participação dos usuários em suas publicações por meio do total de likes e comentários em um post. Quanto maior a participação dos internautas em um post, maior o engajamento.
A taxa de engajamento por post, no Buzzmonitor Instagram Analytics, é calculada com base no número de seguidores da conta. Desta forma, o resultado sempre será relativizado de acordo com o tamanho do seu perfil e a quantidade de publicações. Para acompanhar sua performance, 9 relatórios são importantes:
8. Crescimento de Engajamento: a oscilação do engajamento no período selecionado, comparado ao mês anterior.
9. Média de Engajamento: a porcentagem da média do engajamento ao longo do período.
10.Engajamento: apresenta as taxas de engajamento por dia e os picos do período.
11. Engajamento por Tipo de Publicação e Data: qual tipo de publicação teve mais engajamento e em qual data qual tipo de publicação mais engajou.
No Instagram existem dois tipos de interação: comentário e curtida. Este número influencia a taxa de engajamento, como explicamos acima. No Buzzmonitor vemos as interações em alguns gráficos:
12. Número de Interações: a quantidade de interações por dia no período.
13. Distribuição de Interações e Distribuição de Interações por Dia: quantas interações foram likes ou comentários e esta distribuição ao longo dos dias.
14. Interações por Tipo de Publicação e Data: a quantidade de interações em fotos, em vídeos e sua distribuição ao longo do período.
15. Taxa de Resposta e Totais de Taxa de Resposta: quantos internautas foram respondidos ao longo dos dias e qual a taxa de respondidos e não respondidos.
Importante! A parte de não respondidos contabiliza as interações que não são passíveis de respostas.
Todas essas métricas ajudam o analista de Social Media a acompanhar o desenvolvimento de seu perfil no Instagram e já estão disponíveis no Analytics Pro do Buzzmonitor.
Comece a usar o Buzzmonitor e aproveite todos os benefícios que o Analytics Pro oferece