Campanha de Open Banking do Santander com Gil do Vigor alimenta debates nas redes sociais

Lançado em 23 de maio, a campanha do Santander com o ex-BBB Gilberto Nogueira acabou movimentando vários debates nas redes sociais em relação ao Open Banking, ferramenta que permite flexibilização de migração para bancos que oferecem melhores condições. No dia seguinte à exibição, o Buzzmonitor, módulo da plataforma de software-as-a-service para gestão de social media e atendimento multicanal do Elifegroup, registrou um pico de 2.899 menções nas redes sociais sobre o termo open banking.

A campanha gerou tanta repercussão que de 25/05 a 25/06 a hasthtag #Gildovigor foi mais utilizada, com 18 menções, do que #Bancocentral (13 menções), #Economia (12 menções) e até o próprio #Santander (12 menções).

O tema também foi bastante associado à tecnologia, como demonstrado pela presença das hashtags #Openbanking (151 menções), #Openfinance (37 menções), #Fintech (35 menções), #Inovacao (33 menções) e #Tecnologia (32 menções) entre as mais utilizadas. Como é possível conferir no gráfico abaixo:

 

Hashtags da campanha da santander

Hashtags mais utilizadas – número de menções

 

Em comparação às hashtags relacionadas ao termo “tecnologia”, destaca-se a discussão sobre dados e segurança da informação, com foco para #Dados (6 menções), #Segurancadainformacao, #Dadospessoais, #Database, #Leiusuario e #Lgpd, todas com 4 menções.

 

# mais usadas na campanha do santander com gil do vigor

Hashtags mais usadas em depoimentos que citam “tecnologia” – número de menções

 

Para poder fazer a comparação, a equipe do Buzzmonitor avaliou o cenário sobre o uso do termo “open banking” no período de 01 de fevereiro até 25 de junho de 2021 no Twitter, Instagram e Facebook e contabilizou um total de 19.964 menções. Como mostra o gráfico:

 

dados coletados com da campanha de Open Banking da Santander com Gil do Vigor

Evolução de publicações por dia em número de posts

 

O monitoramento do Buzzmonitor também revelou que São Paulo foi a cidade que mais mencionou o Open Banking nas redes sociais, somando 282 menções no período de 25/05 a 25/06. Também se destacaram Rio de Janeiro (45 menções), Porto Alegre (23 menções), Brasília (21 menções) e Curitiba (18 menções). 

 

localização das pessoas que mais interagiram com a campanha do santander com gil do vigor

Top locations – número de menções

 

Sobre o Buzzmonitor

Buzzmonitor é uma plataforma para gestão de social media e atendimento multicanal criada em 2012 pelo Elifegroup. Com mais de 350 clientes no Brasil, Espanha, Portugal e México, o Buzzmonitor é uma das plataformas mais flexíveis e práticas para a gestão de presença de marca e atendimento na internet.

Sobre o Elifegroup

O Elifegroup é uma consultoria global surgida em 2004, especializada em inteligência de mercado e gestão de relacionamento digital, presentes no Brasil, México, Espanha e Portugal com serviços e software.

Campanha de Open Banking do Santander com Gil do Vigor alimenta debates nas redes sociais
Rolar para o topo