O xadrez é um jogo de tabuleiro disputado a dois, em que seu objetivo é conquistar o “Rei” do oponente. Para alcançar esse objetivo, é necessário pensar e ter muita estratégia.
Assim como o xadrez, nas redes sociais a estratégia também é fundamental. Através do planejamento de cada conteúdo você consegue chegar mais perto do seu objetivo, que pode ser, por exemplo, alcançar mais engajamento.
Mas aí você deve estar se perguntando: e quais são as estratégias para decolar com os conteúdos nas redes sociais?
Por isso, preparamos esse post com 5 estratégias para aumentar o engajamento da sua marca nas redes sociais.
1- Conhecer o público é fundamental para criar os posts certos
Antes de criar qualquer conteúdo ou até mesmo estratégias, lembre-se porque o seu público está acompanhando suas publicações. Se, por exemplo, sua marca é relacionada a peças automotivas, as pessoas que te seguem querem ver conteúdos relacionados ao seu nicho e por aí vai.
É importante também saber qual é o tipo de público que segue sua marca. As redes sociais contam com recursos próprios que podem ajudar nesse conhecimento. Por exemplo, o Facebook e Instagram têm gráficos de insights que mostram qual faixa etária, de quais regiões, qual segmento e também quais gêneros estão mais presentes nas interações.
2 – Horários certos aumentam o engajamento
Criar posts para as redes sociais e fazer com que eles tenham uma boa repercussão não é tão fácil quanto parece.
Muitos usuários não estão conectados 100% do tempo nas redes sociais, então é preciso estudar os melhores horários para que seus posts alcancem o maior número de pessoas.
Quando tiver montado sua lista de conteúdo, comece a postar em horários e dias diferentes e analise as métricas para saber qual dia e qual horário mais engajou.
Nos relatórios do módulo Monitoramento do Buzzmonitor é possível, na aba Filtros, filtrar todas as interações da página e na aba Gráfico, deixar em “agrupar por Hora”.
Assim você visualiza em quais horários ocorreram as interações.
3 – Mantenha uma frequência e varie as mídias
Não adianta nada sua marca ter os melhores conteúdos se a presença nas redes sociais é pouca. Por isso, mantenha uma boa frequência de postagens para conquistar visibilidade.
Outra dica valiosa para que os conteúdos não se tornem cansativos é apostar em diferentes formatos. Assim, você torna a sua relação com os usuários mais dinâmica e pode surpreendê-los, sempre trazendo algo novo. Explore a sua linha editorial através de fotos, GIFS, vídeos, enquetes e esteja sempre de olho nas novidades de cada rede social, como por exemplo os formatos de vídeo do Instagram.
Para te ajudar a manter uma frequência de posts, você pode criar um fluxo de publicações no Buzzmonitor Agendamento e programar o conteúdo, horários e redes sociais que deseja postar. Assim, você ficará tranquilo para realizar outras tarefas.
Na hora de criar os conteúdos, recomendamos consultar o nosso blog post sobre as dimensões suportadas para cada rede social.
4 – Crie uma identidade visual para sua marca
Sabe quando você vê um post e fala “ah, esse post é da marca x” então, isso é consequência de uma identidade visual.
Parece simples mas não é, se você capricha nos seus posts e deixa eles com as informações bem claras (sem exagerar na quantidade de texto) a probabilidade das pessoas gostarem e engajarem é muito maior.
Para conseguir essa identidade padrão nos posts, defina uma paleta de cores e um tipo fixo de fonte para que seus posts tenham a mesma carinha, mas com cores e elementos diferentes.
Dica: Temos um blog post sobre o aplicativo editor Canva que permite criar diversos tipos de artes para cada rede social e muito mais. Acesse aqui!
5 – Use e abuse dos tutoriais e memes
Quem nunca saiu procurando algum tutorial na internet? Ou viu aquele meme e saiu compartilhando por aí
Esses tipos de publicação podem gerar bastante engajamento, mas lembre-se sempre de trabalhar temáticas que estejam relacionadas à sua marca.
Você também pode usar a criatividade e criar o seu próprio.
Se você quer estimular o número de salvamentos no seu post, os tutoriais podem ser uma boa ideia. Principalmente se a sua empresa oferecer diversos serviços. Postagens desse tipo facilitam a rotina do usuário e aumentam muito as chances dele salvar para consultar futuramente (ou mesmo enviar para um amigo).
Exemplo de tutorial criado pelo Buzzmonitor:
Exemplo de meme criado pelo Buzzmonitor:
Agora é só arrasar nos posts e com isso melhorar cada vez mais seu engajamento.
Para acompanhar seus resultados, conte com o módulo Buzzmonitor Analytics que disponibiliza relatórios com insights de cada rede social.
Até a próxima 😉