Festa Junina na quarentena: marcas, influenciadores e o buzz de uma das maiores festas populares brasileiras

 

O mês de junho traz consigo uma tradição brasileira muito gostosa, a famosa Festa Junina. Que devido a pandemia não será comemorada como de costume pelos brasileiros.

Analisamos 136.915 posts envolvendo festa junina do dia 25/05 até 23/06 para entender como os brasileiros estão lidando com o cancelamento desta festa popular.

Que a tradição é amada pelas pessoas não é nenhuma novidade. A linha crescente do dia 09 de junho até chegar no pico no dia 13 comprova um pouco disso com o número de 24.436 posts no pico.

A grande distância entre as redes sociais é enorme como podemos ver na imagem acima. O Twitter tem 94.23% dos posts analisados. Enquanto Facebook e Instagram dividem o restante:  3.12% no Facebook e 2.65% no Instagram.

O Twitter tem de fato muita força nos últimos tempos entre os brasileiros para qualquer assunto, e a pandemia ter acabado com a comemoração do meio do ano aparentemente não agradou muito, como pode ser visto pelo sentimento. Dos 136.915 posts coletados 62.83% deles tem o sentimento negativo de acordo com a nossa análise de sentimento automática.

Os sentimentos neutros e positivos tem uma diferença de apenas 1.59% entre eles, sendo positivo 19.38% e neutro 17.79%.

Ainda sobre o público analisado, 69.57% das pessoas eram do sexo feminino, e o sexo masculino ocupa os outros 30.43%.

Para não perder o clima de quarentena marcas, famosos e blogs mostram como não perder o clima de festa junina em casa, o que é o caso do post que mais engajou no nosso top 4 do Facebook. A publicação do Quebrando Tabu replicando uma festa junina feita em casa rendeu 46.597 interações e 19.524 curtidas.

A marca Perdigão também aparece no top 4 com uma receita da marca de creme de milho com linguiça calabresa. O post teve 13.866 interações e 12.181 curtidas na rede social.

As lives continuam a todo vapor e dessa vez algumas foram temáticas com festa junina.  O influenciador Hugo Gloss foi o que mais apareceu no nosso top 4 do Instagram falando das lives de cantores brasileiros. A publicação com mais interações foi a que falava da live da cantora Ivete Sangalo. O post teve 86.173 interações e 85.558 curtidas.

Outra influenciadora apareceu no nosso ranking, mas através da marca Riachuelo em uma ação com a ThaynaraOG divulgando roupas que são consideradas populares durante as festas juninas. A publicação teve 30.320 interações e 29.932 curtidas.

Sobre o Buzzmonitor Trends 

O Buzzmonitor Trends (trends.buzzmonitor.com.br) é uma ferramenta gratuita oferecida pela plataforma Buzzmonitor, de gestão de social media e CRM (www.buzzmonitor.com.br). O Buzzmonitor Trends permite consultas rápidas a históricos de até 30 dias sobre o buzz de qualquer tema.  Além do volume histórico, o Buzzmonitor Trends identifica quais os posts que mais engajaram (maior número de comentários, interações e curtidas), os  influenciadores sobre os temas pesquisados, gênero de quem publicou, sentimento e participação do buzz por cada rede.

 

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