O WhatsApp anunciou no último dia 15 de junho um novo recurso dentro do aplicativo, o WhatsApp Payments (Whatsapp Pagamentos).
De prontidão monitoramos nos últimos 4 dias (14/06 até 23/06) 171 menções no Buzzmonitor Trends para entender esse recurso chega ao Brasil.
O recurso no início do ano estava em testes na Índia e naquele mesmo momento o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, já havia dito que pretendia trazer essa função para testes em território brasileiro até o final de 2020.
O Whatsapp Pagamentos permite com que os usuários de contas pessoais ou comerciais, mandem ou recebam dinheiro através do Facebook Pay. Porém é necessário que o usuário tenha cadastrado um cartão de débito ou crédito na ferramenta. (Veja como funciona aqui)
Algumas empresas já anunciaram suas parcerias com o serviço, caso da Visa e da Cielo (empresa que vai fazer o processamento das transferências no Brasil).
O Twitter foi a rede mais movimentada com o anúncio tendo 75.44% seguido do Instagram com 20.47% e 4.09% do Facebook.
83.67% das pessoas que falaram sobre o WhatsApp Pagamentos foram do sexo masculino segundo nossos dados, enquanto apenas 16.33% eram mulheres.
O blog de tecnologia Techblog ocupa incrivelmente as três primeiras posições to top posts no Facebook sobre o assunto. O post mais engajado foi o de uma matéria falando que o Banco Central levanta a possibilidade de integrar o WhatsApp Pagamentos ao PIX (Sistema de pagamento instantâneo), mas teme a fragmentação do mercado.
A publicação tem 235 interações e 27 compartilhamentos.
Outro portal que aparece no top 4 é o Metrópole, que notícia na tarde do dia 15 de junho a chegada do serviço ao Brasil. A publicação teve 41 interações e 39 curtidas.
No Instagram a hashtags #whatsapppagamentos aparece em todos os posts com maior engajamento. O primeiro post é de uma usuária replicando a foto do portal InfoMoney falando da nova modalidade de pagamento via WhatsApp. A publicação teve 103 interações e curtidas no dois dias após o lançamento do recurso.
Outro usuário fez uma publicação usando a mesma hashtag, mas dessa vez fazendo uma comparação com um concorrente do WhatsApp a rede social Telegram e colocando os pontos positivos dela em relação ao próprio WhatsApp.
Sobre o Buzzmonitor Trends
O Buzzmonitor Trends (trends.buzzmonitor.com.br) é uma ferramenta gratuita oferecida pela plataforma Buzzmonitor, de gestão de social media e CRM (www.buzzmonitor.com.br). O Buzzmonitor Trends permite consultas rápidas a históricos de até 30 dias sobre o buzz de qualquer tema. Além do volume histórico, o Buzzmonitor Trends identifica quais os posts que mais engajaram (maior número de comentários, interações e curtidas), os influenciadores sobre os temas pesquisados, gênero de quem publicou, sentimento e participação do buzz por cada rede.