Monitoramento de posts do Instagram: como isso contribui para sua estratégia de conteúdo


Uma grande demanda no mercado de gestão de mídias sociais é o monitoramento de posts do Instagram, que pode ser utilizado por uma marca para ter insights de benchmarking e também acompanhar influenciadores.

Esse tipo de publicação pode chegar a ter altos índices de engajamento, e as informações e índices obtidos ao monitorar os posts certos servem como ponto de partida para identificar tendências do mercado e novos interesses dos públicos.

Neste artigo iremos tratar das duas maiores possibilidades dessa prática, o benchmarking e o monitoramento de influenciadores.

 

Benchmarking

Essa prática consiste em pesquisar e analisar referências para a sua empresa, com o objetivo de descobrir ideias e técnicas que podem ser benéficas quando incorporadas e adaptadas para a sua marca.

O benchmarking também é praticado no contexto das redes sociais, através da análise e monitoramento de perfis de concorrentes, e os posts de Instagram são parte importante dessa atividade. A análise da presença de uma marca nas redes se torna mais significativa quando comparada a outras empresas, dando ao analista bons pontos de referência para direcionar suas ações.

Confira algumas vantagens do monitoramento de publicações do Instagram para a sua marca:

  • Referências de conteúdo: Quais são os assuntos tratados nos posts de concorrentes? Eles usam informações de outros blogs e portais de notícias? Quais são? É importante saber quais assuntos estão sendo mais falados e qual é a origem dos conteúdos das outras marcas, a fim de conseguir boas fontes e referências para a sua.
  • Linguagem: Como é a linguagem nesses posts? Essa linguagem é bem recebida pelo público? A linguagem é parte fundamental da definição de uma estratégia de interação com os usuários e clientes.
  • Frequência: Qual é a frequência das publicações dos concorrentes? Isso parece estar sendo bem recebido pelos usuários? A análise desse fator pode gerar insights para as publicações da sua marca.
  • Interações com usuários: Nos posts que estão sendo monitorados, como é feita a interação com o usuário? A marca faz uso de calls-to-action para links externos ou mensagens inbox? Esse passo é importante para a reputação da empresa e para a conversão de interações em relacionamento com os usuários.

Conheça algumas métricas importantes para medir o sucesso das marcas no Instagram.

 

Influenciadores

A formação de parcerias com influenciadores é uma boa oportunidade para as marcas se aproximarem de um público-alvo específico de forma mais humanizada e pessoal. Esse tipo de estratégia de conteúdo tem a vantagem de alcançar usuários que não seriam atingidos por publicações dos perfis das próprias marcas. O uso de posts pagos por influenciadores é uma tendência crescente no Brasil, entenda como isso impacta sua marca.

Porém, uma vez definida essa estratégia, como saber quais foram os resultados? O monitoramento é importante para ter insights durante a campanha e os posts de Instagram não podem ficar de fora dessa análise.

Seguindo os mesmos parâmetros que listamos para o benchmarking, é possível usar o monitoramento de posts do Instagram para analisar sua estratégia de conteúdo, fazer interações, identificar tendências nas reações e monitorar o alcance de cada publicação.

Mesmo sem os posts pagos, é possível monitorar as publicações de influenciadores para conhecer melhor o público-alvo da sua marca e descobrir por quem e por quais assuntos é influenciado.

Veja o passo a passo de como monitorar Influenciadores em diferentes redes sociais.

 

Como monitorar posts de Instagram pelo Buzzmonitor?

No Buzzmonitor, é possível monitorar os posts de qualquer perfil que seja público e comercial. Não é permitido coletar os comentários dos posts nem os stories de perfis que não estejam sincronizados com o Buzzmonitor.

A coleta e monitoramento de stories e comentários em posts do Instagram pode ser feita apenas com os perfis que estão sincronizados na plataforma.

Para configurar o monitoramento de posts do Instagram pelo Buzzmonitor, basta habilitar a opção Monitoramento e informar o perfil da marca no setup da conta.

É possível coletar as métricas de Engajamento, Curtidas e Comentários.

 

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