Segundo a Opinion Box, 87% dos consumidores costumam fazer pesquisas online antes da decisão de compra de um produto ou serviço. Além dos buscadores, usados por 96% dos consumidores brasileiros antes da compra de produto ou serviço (Google), as redes sociais se tornam uma fonte de pesquisa cada vez mais relevante no processo de decisão de compra do consumidor.
As recomendações de páginas do Facebook, por exemplo, são vistas muitas vezes pelo consumidor como indicativos da reputação de uma marca, produto ou serviço.
As recomendações de páginas do Facebook são compostas por duas partes, uma classificação de 0 a 5 estrelas e recomendações por escrito; ambas aparecem na tela inicial de uma Página. A nota é gerada a partir das avaliações dos usuários. Apenas as páginas comerciais que permitem recomendações exibem uma classificação.
Para recomendar uma página, os clientes devem apenas responder com “Sim” ou “Não” se desejam recomendá-la. Essa opção aparece na tela do usuário ao marcar uma página comercial em uma foto ou publicação.
De acordo com a rede social, essa função tem como objetivo ajudar empresas a estabelecerem suas reputações e, assim, atrair mais clientes. Além disso, as recomendações também trazem mais visibilidade ao negócio, ajudando em sua propagação.
Também é possível adicionar texto ou fotos às recomendações, assim como selecionar marcações automáticas como “Ambiente aconchegante” ou “Ótimo atendimento”.
E, por fim, as avaliações feitas anteriormente por meio de estrelas serão automaticamente atualizadas para recomendações e continuarão aparecendo na página.
Recomendações em casos de crise
Avaliações ruins podem rapidamente viralizar e criar crises para as empresas. Por isso, é fundamental monitorar e responder rapidamente a avaliações problemáticas.
Um caso que teve grande repercussão foi o do Bar Quitandinha, na Vila Madalena, em São Paulo, Brasil. Uma cliente publicou depoimento sobre assédio sofrido no local e o post rapidamente teve grande alcance, chegando a mais de 40.000 compartilhamentos.
A página oficial do estabelecimento demorou para se posicionar e, quando o fez, questionou a história descrita pela consumidora. Isso logo gerou uma repercussão ruim para a marca, que chegou a ter nota 1 e mais de 25.000 avaliações negativas em sua página no Facebook em poucas horas.
Com esse exemplo, vemos que um único caso pode tomar grandes proporções se não for tratado corretamente nas redes sociais, e as recomendações no Facebook são parte importante desse processo.
Por isso é importante monitorar as avaliações na Página do Facebook da sua marca. Com essa funcionalidade é possível agir na hora certa, evitar crises, conhecer seus clientes e saber qual é a real reputação da sua empresa no mercado.
Como analisar e responder Recomendações no Buzzmonitor?
Antes de começar, é preciso que seu Facebook esteja sincronizado ao Buzzmonitor para que você consiga analisar e responder suas recomendações. Neste post você confere o passo a passo completo sobre como sincronizar cada rede social à plataforma.
1. Crie um novo relatório. Em Filtros, deixe ativo apenas o serviço Facebook, selecione o período e em Somente Facebook deixe selecionado apenas Avaliação em Tipo.
2. Em Gráfico faça a seguinte configuração:
- Agrupar por: Dia
- Dimensão: Número de Publicações
- Dividir: Sem divisão
3. Lembre-se de em Fontes deixar sua página selecionada em Marcas e também em Páginas do Facebook (a opção Wall Posts deve estar ativa). Clique em Aplicar.
Importante! Deixar marcado apenas função de Wall Post.
4. Pronto! O gráfico mostrará as avaliações que foram feitas no período.
5. Para responder as recomendações, role a página para baixo até encontrá-las abaixo do gráfico. Clique na seta para responder.
6. Uma nova janela abrirá. Você pode usar as respostas salvas, criar uma nova, fazer uma mensagem personalizada, adicionar GIFs, taguear a resposta, sentimentalizar a recomendação, criar um novo ticket para ela e também enviar um alerta por e-mail sobre a interação.
Comece a usar o Buzzmonitor hoje mesmo para analisar e responder suas Recomendações no Facebook