Esportes, economia e entretenimento foram as principais pautas de conversas dos pais na rede social X nos últimos dois anos. É o que revela o mapeamento da plataforma Buzzmonitor a partir da análise do perfis de 98 pais no X, antigo Twitter, de 10/08/21 a 10/08/23
O estudo utilizou a metodologia Consumer Centered Listening (CCL), que analisa depoimentos publicados por determinados perfis selecionados – no caso, os pais – de forma independente de termos de busca e permite compreender seus gostos, comportamentos e hábitos de consumo.
Abaixo, é possível ver com detalhes os assuntos que destacaram-se nos posts dos pais na rede social X:
Futebol: Palmeiras lidera citações dos pais na rede social X
Os campeonatos nacionais dividiram a atenção dos pais no X. Os times da região sudeste foram os campeões em menções pelos pais e no top 3 destacam-se: Palmeiras (34,6%), Flamengo (30,6%) e Vasco (23,4%).
Também entraram em campo demais equipes nacionais:
- Corinthians: 20,4%
- Botafogo: 17,3%
- Grêmio: 14,2%
- Galo: (10,2%),uma referência ao Atlético Mineiro.
Na temática, ainda temos menções dos pais a: Jogo (68,3%), Futebol (58,1%), Copa (41,8%), Estádio (28,5%) e Campeonato (28,5%).
Ao isolarmos apenas o termo jogo, vemos que as partidas mais comentadas são a do Palmeiras (20,8% dos pais que citam jogo), Brasil (16,4% dos pais que citam jogo) e Flamengo (11,9% dos pais que citam jogo).
Os posts dos pais na rede social X ainda revelaram como o futebol também influencia as suas preferências de vestuário. Dos pais que falaram sobre camisas em seus posts (38,8% do total), 7,4% mencionaram a camisa do Flamengo, 7,4% a camisa do Vasco e 2,9% a camisa amarela (do Brasil)
Questões de economia também figuram entre as preocupações dos pais
O estudo da Buzzmonitor também revelou a relação dos pais com o dinheiro, que vai desde as menções ao Pix (61,2% dos pais) até preocupações com a variação dos juros (25,5% dos pais).
Ampliando o olhar sobre a economia, ainda aparecem os termos:
- Cartão: 33,6%
- Preço: 33,6%
- Imposto: 25,5%
- Dólar: 21,4%
- Salário Mínimo: 14,2%
Filmes, Globo e o podcaster Monark aparecem entre as temáticas de Mídia e TV
Os posts sobre veículos de mídia (sejam eles grandes canais ou veículos independentes) aparecem nos temas discutidos. Como é o caso da Globo, citada por 53,0% dos pais e Monark, mencionado por 18,3%.
Já no campo das mídias como entretenimento, 68,3% citam jogo, 43,8% falam sobre filmes e 41,8% mencionam séries (associando o termo a séries de TV/streaming ou séries de campeonatos de futebol) e 16,3% utilizam o termo cinema.
Os filmes, ou gêneros, que aparecem no ranking das menções do pais são:
- Barbie: 18,6% dos pais que citam filme
- Sound of Freedom: 9,3% dos pais que citam filme
- Flash: 9,3% dos pais que citam filme
- Batman: 9,3% dos pais que citam filme
- Horror: 4,6% dos pais que citam filmes
Continuando o mapeamento por mídias e entretenimento, as redes sociais, plataformas e mensageiros também aparecem na rotina dos pais e das notícias que eles compartilham.
- Twitter: 53,0%
- YouTube: 27,5%
- Instagram: 23,4%
- WhatsApp ou Zap: 22,4%
- Facebook: 12,2%
- TikTok: 11,2%
Eleições geraram discussões no fim do ano passado
Embora este pareça um tema já distante, a transição presidencial e eleições ganharam evidência nas postagens dos pais. No topo dos rankings, estão os nomes dos principais candidatos nas eleições presidenciais de 2022: Lula foi mencionado por 79,5% dos pais (associado a Brasil, Bolsonaro e Posse) e Bolsonaro foi por 77,5% dos pais (associado a Lula, Brasil e Pix).
Outros termos relacionados ao âmbito político que também tiveram forte presença entre os pais, em ordem decrescente, são:
- STF: 59,1%
- Congresso: 48,9%
- Moro: 44,8%
- Eleições: 40,8%
- TSE: 39,7%
Também aparece na lista: Haddad (36,7%), Marielle (30,6%), Ministros (30,6%), Dilma (28,5%), Lava Jato (25,5%), Impeachment (24,4%), Deltan (24,4%), Petrobras (22,4%), Carla Zambelli (19,3%) e Barroso (14,2%).
Entender as preferências e hábitos dos consumidores é um aspecto importante para marcas que desejam estabelecer conversas autênticas e criar conexões emocionais com seus clientes, criar perfis mais assertivos para produtos e serviços ou mesmo alinhar o seu tom de voz. A análise dos perfis dos pais exemplifica esse cenário e permite estreitar as conversas com este público de consumidores tão importantes.