Educação: a percepção do público sobre as Faculdades do Sudeste nas Redes Sociais

O que você levaria em consideração ao escolher uma faculdade? A pontuação do MEC? A opinião de ex-alunos? A história da instituição? As experiências dos alunos? A reputação da faculdade? Tudo isso são fatores que influenciam na percepção da marca e no processo de decisão de novos alunos. 

E para entender a percepção do público sobre algumas dessas instituições, monitoramos as 10 melhores faculdades privadas do sudeste, segundo ranking do Pra Valer, durante o período de um mês. Entre 25/04 e 25/05, monitoramos o que o público falou no Twitter e Instagram sobre as seguintes instituições:

  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)
  • Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)
  • Centro Universitário de Itajuba (FEPI)
  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG)
  • Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (FEBASP)
  • Centro Universitário Álvares Penteado (FECAP)
  • Centro Universitário Ibmec (IBMEC)
  • Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

O estudo foi feito utilizando o módulo de monitoramento da Buzzmonitor. Foram monitorados os perfis do Instagram e do Twitter das faculdades, bem como os nomes oficiais das instituições de ensino e suas variações. Consideramos apenas os posts em português e as publicações feitas pelas próprias instituições foram excluídas do monitoramento. 

*PUC-RJ não possui Instagram oficial da Instituição e PUC-MG não possui Twitter.

Confira abaixo os resultados do estudo:

 

Mackenzie, Belas Artes e PUC-MG lideram as menções dos usuários

Entre 25/04 e 25/05 foram coletadas 12.680 publicações com menções a essas instituições de ensino. A Mackenzie foi a faculdade mais mencionada pelos usuários no Twitter e Instagram, com 3.381 posts, referente a 26,5% do total.

Em seguida, a Faculdade Belas Artes se destacou, com 2.959 posts (23,2%). E em terceiro ficou a PUC-MG, com 2.574 publicações, 20.2% do total.

A ESPM teve 11,4%; a PUC-SP 5,1%; a FMU 3,9%; a PUC-RJ 3,3%; a IBMEC 3%; a FECAP 2,6%; e a FEPI 0,8%. 

Veja abaixo o gráfico de volume de menções por faculdade:

PUC-MG, Belas Artes e FEPI são as mais bem avaliadas; FMU, FECAP e Mackenzie geram piores resultados

Quando se fala no sentimento dos usuários em relação às instituições, a PUC-MG conquistou a maior aprovação percentual, com 91% do sentimento positivo nas menções dos usuários, 6% negativo e 3% neutro. 

A Belas Artes, que se destacou em número de menções, também teve um alto percentual de aprovação, com 84% positivo e 16% negativo, sendo a segunda melhor avaliada. 

A FEPI, apesar de ter recebido o menor número de menções entre as 10 faculdades no período estudado, conquistou a 3ª maior aprovação em percentual, com 73% positivo, 22% negativo e 5% neutro.

A IBMEC teve 69% de posts positivos; a PUC-RJ 56%; a PUC-SP 54%. A ESPM teve 47% positivo, 26% negativo e 27% neutro.

A Mackenzie, apesar de ter sido líder de menções, obteve 53% dos posts positivos, 33% negativos e 14% neutros. Ela foi a terceira com maior reprovação dos usuários.

Já a FECAP teve 47% positivo, 33% negativo e 20% neutro. E foi a segunda com maior percentual negativo.

A faculdade com menor aprovação e maior reprovação foi a FMU, com 43% dos posts positivos, 40% negativos e 17% neutros.

Veja abaixo o gráfico de sentimento por faculdade:

Vídeo de aluno da PUC-MG viralizou no Twitter após debate com embaixador da Venezuela

A média de publicações durante esse período variou de 175 a 493 posts por dia, com exceção dos dias 25/04 e 18/05, que alcançaram picos de interações, sobretudo no Twitter, como vemos no gráfico abaixo:

O dia com maior número de posts em menções às faculdades estudadas foi 24/05. Neste dia, 85.3% das publicações fizeram menção à PUC-MG, após a grande repercussão de um vídeo em que um aluno do mestrado da universidade rebate o embaixador da Venezuela durante uma palestra. 

Vários usuários fizeram esta mesma publicação, com a mesma legenda e vídeo, além de retweets e quotes. Veja abaixo uma das publicações em questão:

A alta repercussão deste post também aparece refletida no relatório de termos mais citados. Palavras como “Venezuela”, “Doutrinação”, “Mestrado”, “Direita” e “Enfrenta” aparecem entre as mais recorrentes dentre todas as publicações monitoradas das 10 faculdades. 

Veja abaixo o gráfico nuvem de termos:

O perfil dos usuários que falaram sobre as faculdades nas redes sociais

Para entender melhor o perfil dos usuários que falaram sobre as faculdades estudadas nas redes sociais, analisamos também mais alguns gráficos.

Quanto ao gênero, 53.7% das publicações foram feitas por homens, enquanto 46.3% foram feitas por mulheres. Levando em consideração as localizações disponíveis no Twitter, a maioria dos usuários são de São Paulo e Belo Horizonte. Veja os gráficos abaixo:

Usando o gráfico de categorias, mapeamos também temas de interesses dos usuários, com base nos posts coletados e na BIO dos usuários, através da Inteligência Artificial da Buzzmonitor. 

Assim, os temas de maior interesse são “Ciência e Educação”, “Governo/Política”, “Artes Visuais”, “Esportes”, “Comunicação e Marketing” e “Livros e Literatura”. 

Veja o gráfico completo abaixo:

Além disso, as hashtags mais utilizadas por esse público foram #Ibmec, #fmu #todasasflores #centrouniversitario, #fepi e #Itajuba. Confira no gráfico abaixo:

Monitoramento de Redes Sociais para Educação

O Social Listening é uma ferramenta com enorme potencial para instituições de ensino. Monitorar as redes sociais da sua empresa e dos seus concorrentes pode te ajudar a entender qual a percepção que o seu público tem sobre as empresas, pontos fortes e fracos e identificar melhorias importantes para a sua audiência. 

Além disso, permite que você mapeie o seu público e tenha dados concretos sobre as preferências deles, tudo em tempo real. 

Também é possível identificar tendências e oportunidades de negócios através do monitoramento; acompanhar os temas em alta e ter ideias de conteúdo que falem diretamente com o seu público; e antecipar-se a crises de imagem de marca.

Conheça o módulo de monitoramento da Buzzmonitor e tenha insights estratégicos para a sua instituição de ensino se destacar. Ou fale com um de nossos especialistas e agende uma consultoria gratuita

 

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