5 erros de quem usa apenas planilhas para o monitoramento de redes sociais

Analistas de social media podem discordar em muitos pontos, como a melhor ferramenta para monitoramento, melhor ferramenta para Social CRM, melhor horário para publicação de posts, entre outros, mas uma coisa é unanimidade: 9 em cada 10 analistas utilizam o Excel.

O Excel, principalmente para usuários avançados, é uma ferramenta muito útil para análise de dados. No entanto, uma rápida olhada no mercado de social media nos fez perceber que, apesar da sua flexibilidade, a famosa planilha já foi ultrapassada por processos e plataformas mais avançadas de BI, analytics e monitoramento. Neste artigo destacamos 5 erros mais comuns cometidos quando o Excel é usado da maneira errada.


1. Fazer todos os cruzamentos de dados no Excel e usar ferramenta de monitoramento apenas para coletar dados.

Muitos analistas usam a ferramenta de monitoramento de redes sociais apenas para coletar os dados e depois os cruzam no Excel, inclusive análise de sentimento, tagueamento e outras tarefas do dia a dia são feitas na planilha.

A sua ferramenta de monitoramento não deveria servir apenas para coleta de dados, mas também para tagueá-los (classificando-os), analisar sentimento, descobrir públicos (buscando as bios do Twitter, por exemplo) e localizações. Com alguns relatórios prontos é possível deixá-los ainda mais personalizados. Exemplo: além das top bios dos seus consumidores, é possível saber as top bios ou as top locations por gênero (masculino ou feminino), entre outros cruzamentos específicos, como qual é o sistema operacional mobile mais utilizado pelos advogados que falam de Coca-Cola para tuitar? Ao realizar todos estes relatórios diretamente em ferramentas como o Buzzmonitor, você poderá produzir o relatório seguinte a partir deste modelo inicial, economizando muito tempo.

2. Criar todo o template do seu projeto no Excel e ter que atualizá-lo a cada nova entrega.

Alguns analistas mantêm todos os seus relatórios numa planilha dinâmica, atualizando os dados de um mês para o outro e transpondo os gráficos para outro documento, gerando um investimento de tempo desnecessário na criação de gráficos, legendas e rótulos de dados.

Em vez disso, alinhe com o cliente um modelo de relatório antes de iniciar o projeto. O Buzzmonitor disponibiliza mais de um modelo de relatório pré-configurado. Você pode ver alguns exemplos no ebook 37 relatórios. Crie seus modelos diários, semanais, mensais ou de crise dentro de uma pasta. Ao criar os relatórios diretamente no Buzzmonitor podemos usar a ferramenta não apenas para coletar os dados, mas para criar um template que pode ser clonado e customizado com outro período de tempo ou com outra fonte de dados muito rapidamente. O Buzzmonitor pode clonar uma pasta inteira, com todos os seus reports. É possível, inclusive, escolher tipos e cores de gráficos, além de tamanho das legendas. Ou seja, você não precisa depender do Excel para ter um template e atualizá-lo.

3. Gastar 80% do seu tempo limpando e classificando dados e apenas 20% buscando insights para o cliente.

Um dos maiores problemas do analista de social media é o tempo investido para fazer uma boa análise de dados. Cruzamento de dados, atualização de filtros e limpeza de lixo ocupam cerca de 80% do tempo de um analista, enquanto a busca de insights fica com 20%.

Mesmo sabendo que a busca de insights é trabalho árduo e que depende da limpeza de dados, é possível dedicar menos tempo com planilhas. Graças ao menu Edit Report do Buzzmonitor é possível não apenas cruzar diferentes tipos de dados (que geralmente é feito com planilhas), mas também escolher diferentes tipos de gráficos. A possibilidade de criar relatórios com cruzamentos avançados é uma das principais vantagens do Buzzmonitor. Exemplo: qual é o horário de consumo de Coca-Cola das consumidoras que são mães?  Ou qual é o número de jornalistas que comentaram uma determinada crise?

4. Não construir séries históricas ou depender do Excel para isto.

Se você tem um cliente que faz monitoramento em redes sociais é provável que ele queira uma série histórica, ou seja, comparar métricas entregues de um período B com um período A anterior. Manter uma série histórica de buzz utilizando o Excel é mais complicado. É preciso criar tabelas dinâmicas para que no final do ano você tenha muitos arquivos no seu computador.

Ao usar um software de monitoramento, e não o Excel, seus dados são automaticamente salvos e com eles é possível criar séries históricas com muito mais facilidade.

5. Atualizar um relatório com outro.

Quem constrói uma planilha ou um relatório no Excel precisará atualizá-lo constantemente e sempre gerar um novo relatório para o cliente. Agora imagine você, analista de social media, que está monitorando uma crise: é muito provável que o relatório de crise precise ser atualizado várias vezes ao dia, o que torna o uso do Excel bem desgastante.

Com o Buzzmonitor você pode criar uma pasta com todos os seus reports de crise: Volume, Volume por Usuários Únicos, Top Usuários, Top Terms, entre outros. A partir daí, apenas apertando um botão, é possível criar um dashboard e compartilhar estes dados em tempo real com seu cliente. Se houver necessidade de filtrar os dados e limpar o lixo, você poderá fazê-lo diretamente no Buzzmonitor e seu trabalho é refletido diretamente no seu dashboard, que está sendo acompanhado pelo cliente.

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