Social Media na prática: Deep Profiling


 

Estávamos em 2013 quando decidimos avançar com um estudo um pouco diferente do que fazíamos habitualmente: coletamos cerca de 6 milhões de tweets do Reino Unido em torno do termo “assistir a”, para conseguirmos extrair o máximo de dados sobre o que estava sendo assistido na televisão neste país.

Futebol, reality shows, debate, Simpsons e Family Guy surgiram.

Os dados eram interessantes, mas ainda muito básicos e por isso partimos em busca de uma nova abordagem que nos destacasse nesta hype da Social TV.

Até que no dia 30 de abril de 2013 enviei este e-mail para a minha equipe:

 

ALGORITMO DEEP PROFILING

Traduzindo a imagem acima, vemos um esboço de um algoritmo muito simples para calcular marcas e programas de televisão que um determinado usuário único menciona na sua timeline do Twiter.

Vamos imaginar que a Maria escreve um tweet que diz: “Estou assistindo a um novo programa no SyFy”. No dia dia seguinte escreve outro no qual diz: “Acabei de voltar do supermercado WholeFoods e comprei sementes de chia”.

Então, de acordo com o algoritmo acima, no Deep Profile da Maria surgem os seguintes temas: “SyFy, WholeFoods”. E se usarmos com um poderoso motor de análise semântica podemos até mesmo adicionar “Chia” aos temas!

 

 

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