Todos nós já ouvimos isto antes: Eles vão dominar o mundo! Google, Amazon e Facebook (as plataformas GAF) têm acesso a centenas de milhões de consumidores no mundo e podem fazer de qualquer produto um sucesso da noite para o dia através de seus potentes canais de distribuição online: redes de anúncios, dispositivos móveis, lojas de aplicativos, entre outros.
Fomos deixados para trás? Não tão rápido, Larry! Empresas de qualquer tamanho podem e devem trabalhar em uma estratégia para imitar o sucesso das plataformas GAF. Isso não é tão difícil quanto parece e a única exigência é que você deve iniciá-la assim que terminar de ler este artigo. Não há um molho secreto ou habilidades especiais para copiá-los, basta entender os fundamentos da estratégia destas plataformas: Identidade, Inteligência e Interação.
Vamos começar por Identidade: Cada vez que alguém se registra em um ponto de contato das plataformas GAF – pode ser o Gmail, qualquer app store, Kindle e, claro, o Facebook -, essas plataformas começam um ciclo contínuo de comunicação, que é exclusivo e personalizado para cada pessoa. O Google exibe anúncios com base na sua navegação e dados demográficos; o Facebook processa os seus likes e interesses, juntamente com a sua idade e localização, para fazer o mesmo; o famoso sistema de recomendação da Amazon dispara um email sobre Mad Men assim que você pesquisa sobre House of Cards.
Identidade é um dos princípios fundamentais para uma comunicação relevante e eficaz porque supera o maior problema da mídia de massa, que é falar com todas as pessoas ou com somente um grupo mais ou menos definido com base somente em dados demográficos, não levando em consideração, por exemplo, que há uma grande diferença entre fãs de Star Wars e Mad Men.
Como começar a reunir tais identidades? Certifique-se que todos os seus pontos de contato (apps, landing pages, sites etc) tenham um procedimento de registro simples. Usar o Facebook Login é a nossa recomendação, pois permite que você solicite uma lista de likes e interesses do seu consumidor que irão contribuir com o próximo fundamento.
Inteligência é um termo amplo, então seremos mais específicos usando o nosso exemplo favorito: a Amazon. A empresa captura informações do consumidor toda vez que ele compra um item ou simplesmente navega no seu site ou abre um email. Ao longo dos anos, a Amazon construiu uma das melhores infra-estruturas de aprendizagem de máquina, processando milhões de transações diariamente para descobrir quando e o que os consumidores querem comprar. Eles foram tão bem sucedidos na construção desses sistemas que agora eles são vendidos para qualquer empresa através da sua plataforma de serviços na nuvem.
Como começar com um projeto Inteligência de dados na nuvem? Contrate uma pessoa para análise de dados ou uma boa empresa de consultoria para reutilizar o que a Amazon passou 20 anos aperfeiçoando. Você se surpreenderá com o que irá aprender sobre os seus consumidores a partir dos dados que recolheu. Amazonifique a sua marca!
Finalmente chegamos na Interação, o terceiro fundamento que é, na verdade, muito mais simples depois que você tem suas plataformas de gestão de Identidades e Inteligência configuradas. Uma Interação inteligente com os usuários é, por exemplo, quando o Google Now mostra quanto tempo leva para chegar até o aeroporto para você pegar o seu voo para o Rio de Janeiro ou quando o Facebook exibe um anúncio sobre o novo restaurante japonês na sua cidade, baseado no histórico dos seus likes. Tudo o que você tem que fazer para começar a interagir melhor é usar esses recursos para a sua própria comunicação. Em termos práticos, a exibição de anúncios baseados em identidades está agora disponível no Google, Facebook e Twitter. Então, se você segmentar o seu público-alvo em fãs de Star Wars e Mad Men, você pode direcionar um novo PlayStation para o primeiro e um restaurante vegano para o segundo. O velho e bom email marketing também está retornando. E-commerces de todos os tamanhos e outras indústrias estão redescobrindo e reinventando este meio, enviando mensagens relevantes baseadas em identidades para vender mais produtos, fortalecer a marca ou apenas para manter contato com o consumidor.
Identidade, Inteligência e Interação são fundamentais para qualquer estratégia de marketing que queira otimizar o ROI (Taxa de Retorno), ou seja, fazer mais pagando menos. Isto só pode começar a ser realizado se forem deixadas de lado as velhas práticas dos meios de comunicação e se você abraçar este admirável mundo novo da comunicação relevante.
Boa sorte!